A cidade inteligente visa obter esse resultado através de um bom planejamento urbano combinado com disposições
técnicas, tecnológicas e de projeto que visam a melhoria e a supervisão do funcionamento e operação dos sistemas
que a compõem.

O grupo de pesquisa CONECTICIDADE e a Fundação Vanzolini promovem mais uma palestra que busca debater iniciativas e soluções inovadoras para o dia a dia das cidades.

Local: Centro de Treinamento - Av. Paulista

Trazer ao público e debater os resultados dos estudos e das investigações transdisciplinares do grupo de pesquisa CONECTICIDADE, da POLI-USP, no período 2017 e 2018, sobre os Modelos Sistêmicos para Cidades Inteligentes.

Conceitos envolvidos na modelagem sistêmica para formulação, construção e gestão de cidades inteligentes e também a sua aplicação.

Arquitetos e Urbanistas, Engenheiros, profissionais e empresas atuantes e interessados na área de Cidades Inteligentes (Smart Cities), incluindo os campos de planejamento urbano, tecnologias para gestão e operação das cidades, sustentabilidade no meio urbano, IoT e Big Data, softwares e hardwares aplicados, administração e gestão das cidades.

PALESTRANTES

Saide Kahtouni

Arquiteta Urbanista, FAUUSP, 1986. Consultora NUTAU-USP para projetos ambientais desde 2015. Diretora técnica da LPK desde 1994. Pós-doutorado pelo Prourb – Programa de pós-graduação em Urbanismo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010-2011). Doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo na área de concentração História e Fundamentos da Arquitetura e Urbanismo (2003) com tese sobre a história da paisagem urbana e processos da urbanização paulistana, especialmente relacionados às águas e implantação de obras hidráulicas, que resultou no livro “Cidade das águas”, publicado pela editora Rima, de São Carlos, em 2004.

Com mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo, em Estruturas Ambientais Urbanas, concluído em 1993. Curso de especialização em Gestão e Tecnologias Ambientais, pela Escola Politécnica da USP (1998). Faz parte dos seguintes Grupos de Pesquisa: Grupo de Pesquisa Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Paisagem, do Prourb, coordenado pela profa. Dra. Lucia Costa, Grupo CONECTICIDADE, Poli-USP, Eng.de Produção, coordenado pelo prof. Titular Marcelo Pessoa. É também colaboradora no IEA-USP.

Tem experiência de mais de 25 anos de prática e docência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: história da urbanização, paisagem urbana, seus fundamentos e história, relações entre a infraestrutura e os sistemas de engenharia e o desenho urbano e de paisagem, equipamentos urbanos, e em consultoria ambiental. Foi Presidente Nacional da ABAP- Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (2009-2011) e delegada Internacional da IFLA- International Federation of Landscape Architects. Tem atuado da ABNT desde 2014.

Marcelo Schneck de Paula Pessôa

Vice-chefe do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da USP e Presidente do Conselho Curador da Fundação Vanzolini. É Engenheiro Eletrônico, Mestre, Doutor e Livre Docente pela Escola Politécnica da USP. Possui mais de 40 anos de experiência nas áreas de computação, automação e telecomunicações e trabalhou em empresas como Cosipa, Siderbrás e Centro de Pesquisas da Telebrás.

Tem se dedicado a pesquisas na área de qualidade de software, tendo orientado mais de trinta dissertações e teses sobre esse tema. Atualmente é membro do grupo Conecticidade que pesquisa a aplicação prática de conceitos envolvendo planejamento urbano e tecnologias visando a melhoria dos serviços urbanos e suas possíveis aplicações nas cidades.

Palestra gratuita