Aprenda como estruturar programas de engajamento com startups e alavancar resultados.

As corporações estão cada vez mais abertas ao trabalho junto com as startups. O engajamento de startups vem se mostrando como uma grande ferramenta para gestores e equipes para finalidades tão diversas como captar talento externo, refrescar a cultura, buscar soluções inovadoras ou mesmo gerar novos negócios. Os resultados alcançados por algumas organizações são notáveis e, em muitos casos incorrem em uma grande geração de valor, beneficiando a todos os envolvidos.

A maior parte das empresas, no entanto, ainda erram em suas iniciativas nesse sentido. Por não alinhar o desenho de seus programas às expectativas da liderança e à estratégia corporativa, muitas vezes falham em entregar o valor esperado.

Este curso discutirá conceitos de inovação, apresentará aos alunos como funciona uma startup, analisará diversas formas de relacionamento, discutindo boas práticas e fracassos, e mostrará maneiras que a empresa pode potencializar seus aprendizados através desse contato.

 Baixe o Programa do Curso         

DATA

17, 19, 24, 26 de setembro, 01 e 03 de outubro de 2019
Terças e quintas – 19h às 22h30


INVESTIMENTO

6x de R$ 250,00 (cartão de crédito)
Investimento total à vista: R$ 1.500,00


PRA QUEM O CURSO É INDICADO

Profissional de inovação e/ou novos negócios e/ou estratégia que trabalha ou que pretende desempenhar soluções inovadoras em programas de engajamento entre corporações e startups.


O QUE VOCÊ VAI APRENDER

#1 Formas de como Startups e Empresas podem trabalhar juntas

  • Entender de que forma uma empresa pode se beneficiar do contato com startup
  • Entender como potencializar o aprendizado mútuo nesse relacionamento
  • Conhecer formas de engajamento e os resultados que se pode esperar, em termos de transformação cultural, captação de talentos, inovação e desenvolvimento de novos negócios.
  • Conhecer e discutir as melhores práticas e os grandes fracassos.

#2 Como desenvolver e implementar um programa de engajamento com Startups

  • Estar mais apto a desenvolver seu networking direcionado ao engajamento de startups na corporação, inovação corporativa e ambiente empreendedor
  • Definir o melhor formato de programa de inovação a ser implementado, de acordo com a estratégia e ambientes cultural e competitivo da empresa
  • Desenvolver e implementar uma variedade de programas de engajamento de startups
  • Estar disposto a implementar iniciativas de aproximação entre a corporação e a startup
  • Desenvolver seu próprio empreendedorismo corporativo

#3 Como inovar como uma Startup

  • Entender as principais metodologias usadas
  • Entender o Mindset de inovação das startups
  • Praticar algumas ferramentas e metodologias usadas por muitas startups

PROGRAMA

DIA 1 – Inovação na corporação e na startup
(17/09 Terça-feira | Local: Fundação Vanzolini)

  • Conceitos de inovação, relevância do tema
  • Por que inovar na corporação
  • Inovação Disruptiva – Clayton Christensen
  • Open Innovation – Henry Chesbrough
  • Classificações e tipologias
  • Portfólio de inovação na organização
  • Organização para a inovação

DIA 2 – A startup
(19/09 Quinta-feira | Local: Fundação Vanzolini)

  • O que é a Startup?
  • Histórico recente do empreendedorismo no mundo e no Brasil
  • A inovação e as startups
  • Como funciona o desenvolvimento de produtos nas startups
  • Startups no Brasil – particularidades
  • PAPO COM ESPECIALISTA: (a confirmar)

DIA 3 – Engajamento de startups
(24/09 Terça-feira |  Local: INOVABRA HABITAT – hub de inovação)

  • Iniciativas de Engajamento de Startups
  • Objetivos para o engajamento de startups
  • Mecanismos para o engajamento de startups
  • Eventos de engajamento
  • Programas de Corporate Startup Engagement

DIA 4 – Corporate Venture Capital
(26/09 Quinta-feira | Local: Fundação Vanzolini)

  • Modelo de Venture Capital
  • Histórico do Venture Capital
  • VC nas corporações (CVC)
  • Modelos de atuação
  • Estratégias atuais, casos de sucesso
  • PAPO COM ESPECIALISTA

DIA 5 – Ambientes de relacionamento
( 01/10 Terça-feira |  Local: Visita hub de inovação – a confirmar)

  • Hubs de Empreendedorismo no Brasil e no Mundo
  • Plataformas abertas e fechadas, modelos de engajamento
  • Incentivo à inovação, fomento público e privado
  • A visão do investidor: papel do Venture Capital
  • PAPO COM ESPECIALISTA

DIA 6 – Inovar como uma startup
( 03/10 Quinta-feira |  Local: Fundação Vanzolini)

  • Design Thinking
  • Business Model Generation
  • Lean Startup / The Startup Way
  • Agile, Scrum
  • ATIVIDADE PRÁTICA: Fazendo P&D como uma startup

PROFESSORES


RICARDO KAHN (PROFESSOR)
Responsável por Estratégia e Inovação na ISA CTEEP. Tem mais de 15 anos de experiência em Inovação e Desenvolvimento de Negócios em energia, telecom, autopeças e consultoria. Participou da fundação de três startups de base tecnológica e desenvolveu diversos projetos que resultaram em novos produtos e serviços, unidades de negócio ou spin-off companies. Foi responsável pela implementação iniciativas de aceleração no Brasil, como o Wayra, da Telefônica, e a Aceleração de Projetos da AES. Leciona e apresenta palestras sobre disciplinas relacionadas à inovação. É Mestre em Administração de Empresas pela FGV-EAESP e Engenheiro de Produção pela POLI-USP.

 


 

Precisa de Ajuda? Deixe seu Contato!

Local: Fundação Vanzolini - Avenida Paulista, 967 - 3ºandar