Aprenda como estruturar programas de engajamento com startups e alavancar resultados.

As corporações estão cada vez mais abertas ao trabalho junto com as startups. O engajamento de startups vem se mostrando como uma grande ferramenta para gestores e equipes para finalidades tão diversas como captar talento externo, refrescar a cultura, buscar soluções inovadoras ou mesmo gerar novos negócios. Os resultados alcançados por algumas organizações são notáveis e, em muitos casos incorrem em uma grande geração de valor, beneficiando a todos os envolvidos.

A maior parte das empresas, no entanto, ainda erram em suas iniciativas nesse sentido. Por não alinhar o desenho de seus programas às expectativas da liderança e à estratégia corporativa, muitas vezes falham em entregar o valor esperado.

Este curso discutirá conceitos de inovação, apresentará aos alunos como funciona uma startup, analisará diversas formas de relacionamento, discutindo boas práticas e fracassos, e mostrará maneiras que a empresa pode potencializar seus aprendizados através desse contato.

Baixe o Programa do Curso


DATA

De 8 a 22 de Abril de 2019 (dias 08, 10, 15, 17 e 22)
Segundas e Quartas – 19h às 23h


INVESTIMENTO

6x de R$ 200,00 (cartão de crédito)
Investimento total à vista: R$ 1200,00


PRA QUEM O CURSO É INDICADO

Profissional de inovação e/ou novos negócios e/ou estratégia que trabalha ou que pretende desempenhar soluções inovadoras em programas de engajamento entre corporações e startups.


O QUE VOCÊ VAI APRENDER

#1 Formas de como Startups e Empresas podem trabalhar juntas

  • Entender de que forma uma empresa pode se beneficiar do contato com startup
  • Entender como potencializar o aprendizado mútuo nesse relacionamento
  • Conhecer formas de engajamento e os resultados que se pode esperar, em termos de transformação cultural, captação de talentos, inovação e desenvolvimento de novos negócios.
  • Conhecer e discutir as melhores práticas e os grandes fracassos.

#2 Como desenvolver e implementar um programa de engajamento com Startups

  • Estar mais apto a desenvolver seu networking direcionado ao engajamento de startups na corporação, inovação corporativa e ambiente empreendedor
  • Definir o melhor formato de programa de inovação a ser implementado, de acordo com a estratégia e ambientes cultural e competitivo da empresa
  • Desenvolver e implementar uma variedade de programas de engajamento de startups
  • Estar disposto a implementar iniciativas de aproximação entre a corporação e a startup
  • Desenvolver seu próprio empreendedorismo corporativo

#3 Como inovar como uma Startup

  • Entender as principais metodologias usadas
  • Entender o Mindset de inovação das startups
  • Praticar algumas ferramentas e metodologias usadas por muitas startups

PROGRAMA

DIA 1  – INOVAÇÃO NA CORPORAÇÃO E NA STARTUP
(08/04 – Local: Vanzolini)

  • Conceitos de inovação, relevância do tema
  • Por que inovar na corporação
  • Inovação Disruptiva – Clayton Christensen
  • Open Innovation – Henry Chesbrough
  • Classificações e tipologias
  • Portfólio de inovação na organização
  • Organização para a inovação
  • DESAFIO PRÁTICO #1: Estudo de Caso – inovação na corporação

DIA 2  – INICIATIVAS DE ENGAJAMENTO DE STARTUPS
(10/04 – Local: Vanzolini)

  • Objetivos para o engajamento de startups
  • Mecanismos para o engajamento de startups
  • Eventos de engajamento
  • Programas de CSE
  • DESAFIO PRÁTICO #2: Estudo de caso – engajamento de startups
  • PALESTRA COM ESPECIALISTA: Rodrigo Murta – Looqbox

DIA 3  – CORPORATE VENTURE CAPITAL
(15/04 – Local: Vanzolini)

  • Modelo de Venture Capital
  •  Histórico do Venture Capital
  • VC nas corporações (CVC)
  • Modelos de atuação
  • Estratégias atuais, casos de sucesso
  • PALESTRA COM ESPECIALISTA: Flavio Pripas – Corporate Venture Officer – Redpoint eVentures

DIA 4  – AMBIENTES DE RELACIONAMENTO EMPRESA + STARTUP
(17/04 – Local: Cubo – Itaú)

  • Hubs de Empreendedorismo no Brasil e no Mundo
  • Plataformas abertas e fechadas, modelos de engajamento
  • Incentivo à inovação, fomento público e privado
  • A visão do investidor: papel do Venture Capital
  • VISITA – ESPAÇO CUBO (ITAÚ)
  • PALESTRA COM ESPECIALISTA: Rodolfo Zhouri – Cubo

DIA 5  – APRENDENDO A INOVAR COM AS STARTUPS
(22/04 – Local: Vanzolini)

  • Design Thinking
  • Business Model Generation
  • Lean Startup / The Startup Way
  • Agile, Scrum
  • DESAFIO PRÁTICO #3: Fazendo P&D como uma startup

PROFESSORES


RICARDO KAHN (PROFESSOR)
Responsável por Estratégia e Inovação na ISA CTEEP. Tem mais de 15 anos de experiência em Inovação e Desenvolvimento de Negócios em energia, telecom, autopeças e consultoria. Participou da fundação de três startups de base tecnológica e desenvolveu diversos projetos que resultaram em novos produtos e serviços, unidades de negócio ou spin-off companies. Foi responsável pela implementação iniciativas de aceleração no Brasil, como o Wayra, da Telefônica, e a Aceleração de Projetos da AES. Leciona e apresenta palestras sobre disciplinas relacionadas à inovação. É Mestre em Administração de Empresas pela FGV-EAESP e Engenheiro de Produção pela POLI-USP.

JOÃO AMATO NETO (COORDENADOR)
Livre-docente pela POLI-USP, Pós-doutor em Economia e Administração de Empresas pela Università Ca Foscari di Venezia (Itália), Doutor em Engenharia (Engenharia de Produção) pela POLI-USP, Mestre em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (EAESP-FGV) e Bacharel em Engenharia de Produção pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP). Presidente da Diretoria Executiva da Fundação Vanzolini.

Local: Fundação Vanzolini - Avenida Paulista, 967 - 3ºandar | Dia 17: CUBO (Itaú) - Alameda Vicente Pinzon, n° 54 - Vila Olímpia