Aprenda como estruturar programas de engajamento com startups e alavancar resultados.
As corporações estão cada vez mais abertas ao trabalho junto com as startups. O engajamento de startups vem se mostrando como uma grande ferramenta para gestores e equipes para finalidades tão diversas como captar talento externo, refrescar a cultura, buscar soluções inovadoras ou mesmo gerar novos negócios. Os resultados alcançados por algumas organizações são notáveis e, em muitos casos incorrem em uma grande geração de valor, beneficiando a todos os envolvidos.
A maior parte das empresas, no entanto, ainda erram em suas iniciativas nesse sentido. Por não alinhar o desenho de seus programas às expectativas da liderança e à estratégia corporativa, muitas vezes falham em entregar o valor esperado.
Este curso discutirá conceitos de inovação, apresentará aos alunos como funciona uma startup, analisará diversas formas de relacionamento, discutindo boas práticas e fracassos, e mostrará maneiras que a empresa pode potencializar seus aprendizados através desse contato.
DATA*
Turma 03 – 02 ,04, 09, 11, 16 e 18 de março de 2020
Segundas e Quartas – das 19h às 22h30
*As datas estão sujeitas a alterações com prévio aviso.

VAGAS LIMITADAS
A Fundação Vanzolini acredita na “Aprendizagem centrada no aluno” e para que sua experiência seja incrível com dinâmicas em grupo, atividades práticas, atenção para tirar dúvidas com o professor e conteúdos personalizados para sua realidade, nossas turmas tem um número de alunos limitado buscando o conforto de todos.
INVESTIMENTO
6x de R$ 258,33 (cartão de crédito)
Investimento total à vista: R$ 1.550,00
PRA QUEM O CURSO É INDICADO
Profissional de inovação e/ou novos negócios e/ou estratégia que trabalha ou que pretende desempenhar soluções inovadoras em programas de engajamento entre corporações e startups.
O QUE VOCÊ VAI APRENDER
#1 Formas de como Startups e Empresas podem trabalhar juntas
- Entender de que forma uma empresa pode se beneficiar do contato com startup
- Entender como potencializar o aprendizado mútuo nesse relacionamento
- Conhecer formas de engajamento e os resultados que se pode esperar, em termos de transformação cultural, captação de talentos, inovação e desenvolvimento de novos negócios.
- Conhecer e discutir as melhores práticas e os grandes fracassos.
#2 Como desenvolver e implementar um programa de engajamento com Startups
- Estar mais apto a desenvolver seu networking direcionado ao engajamento de startups na corporação, inovação corporativa e ambiente empreendedor
- Definir o melhor formato de programa de inovação a ser implementado, de acordo com a estratégia e ambientes cultural e competitivo da empresa
- Desenvolver e implementar uma variedade de programas de engajamento de startups
- Estar disposto a implementar iniciativas de aproximação entre a corporação e a startup
- Desenvolver seu próprio empreendedorismo corporativo
#3 Como inovar como uma Startup
- Entender as principais metodologias usadas
- Entender o Mindset de inovação das startups
- Praticar algumas ferramentas e metodologias usadas por muitas startups
PROGRAMA
DIA 1 – Inovação na corporação e na startup
- Conceitos de inovação, relevância do tema
- Por que inovar na corporação
- Inovação Disruptiva – Clayton Christensen
- Open Innovation – Henry Chesbrough
- Classificações e tipologias
- Portfólio de inovação na organização
- Organização para a inovação
DIA 2 – A startup
- O que é a Startup?
- Histórico recente do empreendedorismo no mundo e no Brasil
- A inovação e as startups
- Como funciona o desenvolvimento de produtos nas startups
- Startups no Brasil – particularidades
- PAPO COM ESPECIALISTA: (a confirmar)
DIA 3 – Engajamento de startups
- Iniciativas de Engajamento de Startups
- Objetivos para o engajamento de startups
- Mecanismos para o engajamento de startups
- Eventos de engajamento
- Programas de Corporate Startup Engagement
DIA 4 – Corporate Venture Capital
- Modelo de Venture Capital
- Histórico do Venture Capital
- VC nas corporações (CVC)
- Modelos de atuação
- Estratégias atuais, casos de sucesso
- PAPO COM ESPECIALISTA
DIA 5 – Ambientes de relacionamento
- Hubs de Empreendedorismo no Brasil e no Mundo
- Plataformas abertas e fechadas, modelos de engajamento
- Incentivo à inovação, fomento público e privado
- A visão do investidor: papel do Venture Capital
- PAPO COM ESPECIALISTA
DIA 6 – Inovar como uma startup
- Design Thinking
- Business Model Generation
- Lean Startup / The Startup Way
- Agile, Scrum
- ATIVIDADE PRÁTICA: Fazendo P&D como uma startup
PROFESSORES

RICARDO KAHN (PROFESSOR)
Responsável por Estratégia e Inovação na ISA CTEEP. Tem mais de 15 anos de experiência em Inovação e Desenvolvimento de Negócios em energia, telecom, autopeças e consultoria. Participou da fundação de três startups de base tecnológica e desenvolveu diversos projetos que resultaram em novos produtos e serviços, unidades de negócio ou spin-off companies. Foi responsável pela implementação iniciativas de aceleração no Brasil, como o Wayra, da Telefônica, e a Aceleração de Projetos da AES. Leciona e apresenta palestras sobre disciplinas relacionadas à inovação. É Mestre em Administração de Empresas pela FGV-EAESP e Engenheiro de Produção pela POLI-USP.
FREQUÊNCIA
Para obtenção do certificado, o(a) participante deverá atender o critério de frequência mínima, que é equivalente a 75% da carga horária total do curso.
Local: Av. Paulista, 967 – 3º andar