Local: USP

Modelos de negócios com foco em sustentabilidade tem se tornado uma nova via no contexto da economia circular. É possível dizer que o conceito está ganhando impulso ao oferecer um ângulo de ataque claro para ajudar a resolver problemas ambientais, corroborando com os objetivos do desenvolvimento sustentável.

Diversos autores considerados referência na área avaliam a inovação em modelos de negócios uma ferramenta essencial para a introdução de mudanças nas organizações, em direção a sistemas mais sustentáveis. Entretanto, há muito a se esclarecer sobre esses temas, ainda tão pouco explorados na formação de profissionais desde a graduação até mestrado e doutorado. Além disso, vários profissionais de diversas áreas ainda desconhecem os princípios básicos relacionados a sustentabilidade, economia circular e modelo de negócios.

Disseminar os conceitos de sustentabilidade e os 17 objetivos do desenvolvimento sustentável. Disseminar práticas de economia circular; entender as responsabilidades das empresas e o papel do consumidor no ciclo de vida do produto, até seu descarte adequado.

Ao final do curso, o participante estará apto a desenvolver um modelo de negócio sustentável ou circular, utilizando como base o modelo CANVAS. O Business Model Canvas é uma ferramenta que resume os pontos chave de um plano de negócio. Dessa forma, o profissional que fizer o curso, será capaz de elaborar um modelo de negócio (Canvas), com foco em modelos para a sustentabilidade e/ou circulares (entretanto o modelo também pode ser feito sem incluir estes pontos).

– Sustentabilidade: conceitos e abordagens;

– O que é Economia Circular: conceitos, princípios, ciclos técnicos e biológicos, eco-parks, simbiose industrial;

– Diferenças e semelhanças entre economia circular e sustentabilidade;

– Modelos de negócios: o que é, foco no modelo Canvas;

– Modelos de negócios sustentáveis: diretrizes, exemplos;

– Modelos de negócios circulares: diretrizes, exemplos;

– Estudos de Casos e atividades práticas.

Profissionais, estudantes de graduação e pós-graduação de quaisquer áreas do conhecimento e que tenham interesse em se atualizar com esses temas ou tenham a intenção de empreender e precisam estruturar modelos de negócio.

O corpo docente é formado por professores do Departamento de Engenharia de Produção e de outras unidades da USP e por especialistas e profissionais associados à Fundação Vanzolini, com notório saber nesta área.

Coordenadora: Profa. Dra. Marly Monteiro de Carvalho

Livre docente da Escola Politécnica da USP, atuando na graduação e pós-graduação do Departamento de Engenharia de Produção, desde 1992. Coordena o grupo de pesquisa Qualidade e Engenharia do Produto (QEP). É editora da Revista Produção e membro do conselho editorial (editorial advisoryboard) do Journalof Manufacturing Technology Management. Autora de diversos artigos e livros publicados no Brasil e nos Estados Unidos. Possui pós-doutoramento em Engenharia Gestional pelo Politécnico de Milão (Itália), graduação em Engenharia de Produção Mecânica pela Escola de Engenharia de São Carlos da USP (1987), mestrado e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, em 1991 e 1997, respectivamente. Foi membro da diretoria da Associação Brasileira de Engenharia de Produção (Abepro), por duas gestões consecutivas, ocupando o cargo de Diretora Técnica e de 2ª Vice-Presidência. Foi pesquisadora do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo de 1992 a 2000.

Certificado USP.

Não haverá avaliação.

Trabalharemos com aulas expositivas e análises de estudos de casos.

Os alunos poderão receber conceito final aprovado ou reprovado, nota 7 e frequência mínima deve ser de 100% (cem por cento).

R$ 370,00 à vista.