Local: USP

Em mercados cada vez mais competitivos, a inovação parece estar se tornando mais um imperativo do que uma opção estratégica. As escolhas em termos de desenvolvimento de produtos e adoção de tecnologias produtivas têm um impacto na competitividade e no desempenho das organizações tanto no médio como no longo prazo. Mapas de rotas tecnológicas são uma ferramenta que auxiliam as escolhas e o desenvolvimento de um plano estratégico de inovação e desenvolvimento.

O Curso tem como objetivo capacitar os participantes nas técnicas para elaboração de Mapas Tecnológicos, como ferramenta para a elaboração de planos estratégicos de tecnologia eficazes.

– Introdução: Apresentação, expectativas e motivações;

– Conceitos e teoria para Mapeamento de Tecnologia: Estratégia Tecnológica; Plano Tecnológico: O que é / Como /Quando / Por que; Processos e metodologias para elaboração de Mapas Tecnológicos; Importância, barreiras e fatores de sucesso; Tipos e exemplos de aplicação; Benefícios e resultados; Aplicações e exemplos.

– Demonstração e três estudos de caso para as metodologias desenvolvidas:

– Mapa Tecnológico como ferramenta para realizar o planejar o futuro Case Cervejeira (T-Plan)

– Mapa Analítico para melhorar o desempenho do Produto– Caso Amortecedor (A-Plan)

– Mapa Prospectivo Tecnológico para monitorar a evolução tecnológica do produto (F-Plan)

– Oficina: Exercício prático – Construção do mapa de rotas tecnológicas aplicando a metodologia T-Plan.

O público alvo do curso é formado principalmente por profissionais que atuam em diversas áreas na indústria, serviços públicos e privados, em níveis hierárquicos diversos, desde níveis técnicos operacionais, passando pela média gerência até a alta administração.

O corpo docente é formado por professores do Departamento de Engenharia de Produção e de outras unidades da USP e por especialistas e profissionais associados à Fundação Vanzolini, com notório saber nesta área.

COORDENADOR

Prof. Dr. Renato de Oliveira Moraes

Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (1988) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (2004). Possui 16 anos de experiência no ensino superior, é professor do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade de São Paulo onde participa do grupo de Gestão da Tecnologia da Informação. Seus interesses de pesquisa incluem Gestão da TI, Gestão da Inovação, Gestão de Projetos e Análise Multivariada de Dados.

DOCENTES

Luiz Antonio Bloem da Silveira Junior

Engenheiro Metalurgista (POLI USP). Doutor e Mestre em Administração pela FEA USP. Possui MBA em Conhecimento, Tecnologia e Inovação pela FIA e cursou o CEAI com ênfase em qualidade e produtividade pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini. Atuou por 31 anos como engenheiro e gerente nas áreas de inovação, engenharia de produto e qualidade em empresas como COSIPA, GM e MAGNETI MARELLI COFAP. Consultor, professor e palestrante em cursos de graduação e pós graduação.

Lilian Regis Laraia

Engenheira Química, Mestre em Ciências pelo IPEN USP. Possui pós-graduação em Administração da Produção e Operações Competitivas pela FGV/EASP , MBA em Gestão de Negócios e Tecnologia (IPT/USP) e MBA em Gestão Empresarial (FEA/FIA-USP). É Innovation Master Black Belt. Foi Gerente de Engenharia na SABÓ, Diretora na Consultoria PIERACCIANI e atualmente é empreendedora no CIETEC /IPEN/USP, com sua Start Up desenvolvendo uma plataforma e metodologia para a realização de Mapas Prospectivos Tecnológicos.

Curso de Atualização (USP)
Certificado emitido pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo POLI-USP.

hotsite_4_201166113246-300x229[1]

Matrícula: R$ 950,00