Desenvolva conhecimentos para uma postura assertiva na liderança, no relacionamento com a equipe e demais relações profissionais, utilizando uma comunicação focada em resultados, na ética e no respeito aos seus direitos e aos direitos dos seus interlocutores e que possibilite estabelecer um clima de parceria.

Local: Centro de Treinamentos - Av. Paulista

Poder e Influência do líder

  • Obtenção do respeito e credibilidade da equipe
  • Convencimento e persuasão
  • Bases da influência
  • Fatores motivacionais para a influência

O processo de percepção humana

  • Como as crenças/valores afetam nossos julgamentos no ato da comunicação com a equipe
  • Escada de Inferência e consequências na comunicação

Os comportamentos defensivos do líder

  • Por que não somos assertivos: Os vilões da assertividade
  • Sentimentos positivos e negativos: como são criadas as defesas
  • Sentimentos positivos e negativos e suas influências na qualidade de vida.
  • Comportamentos defensivos: agressivo, passivo e manipulador

Os impactos dos comportamentos defensivos do líder

  • No comportamento da equipe
  • Na saúde mental, emocional e física do líder e da equipe
  • Nos resultados da empresa
  • Motivos que levam uma pessoa a adotar os comportamentos defensivos

O comportamento assertivo do líder

  • Conceito de assertividade x Conceito de escolha
  • Escolhas conscientes e inconscientes
  • Características do perfil assertivo do líder
  • Benefícios do comportamento assertivo para: líder, equipe e empresa
  • Matriz da assertividade e a influência das estruturas sociais
  • Direitos e Compromissos da pessoa assertiva
  • Como é o processo de comunicação entre líder e equipe em cada estilo
  • Auto-estima, autoconfiança e auto-imagem: A influência na comunicação Mapeamento dos estilos de comportamentos de interação e flexibilidade
  • Auto e hétero avaliação dos estilos de comportamentos de interação
  • Perfil individual e grau de flexibilidade na interação humana
  • Excessos e faltas nos comportamentos: Caminho do conflito
  • Comportamentos de convencimento: Afirmação e Argumentação
  • Comportamentos de Persuasão: Empatia e Envolvimento
  • Auto-estima e autoconfiança

Destinado a profissionais em funções de gestão e que necessitam incorporar comportamentos de interação eficazes para influenciar positivamente o ambiente organizacional e as pessoas do seu convívio direto, convencendo-os e persuadindo-os de forma assertiva.

O corpo docente é formado por professores do Departamento de Engenharia de Produção e de outras unidades da USP e por especialistas e profissionais associados à Fundação Vanzolini, com notório saber nesta área.

COORDENADOR

Prof. João Amato Neto

Livre-docente pela POLI-USP, Pós-doutor em Economia e Administração de Empresas pela Università Ca Foscari di Venezia (Itália), Doutor em Engenharia (Engenharia de Produção) pela POLI-USP, Mestre em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (EAESP-FGV) e Bacharel em Engenharia de Produção pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP). Presidente da Diretoria Executiva da Fundação Vanzolini.

DOCENTE

Vera Martins

Mestre em Comunicação e Mercado, pedagoga e especialista em Medicina Comportamental.

Autora dos livros “Seja Assertivo!” e “O Emocional Inteligente”, publicados pela Alta books. Professora da Fundação Vanzolini nos cursos de Liderança Assertiva e Emocional Inteligente: como usar a razão para equilibrar a emoção e, consultora especialista no desenvolvimento de competências socio-emocionais destacando-se em assertividade e inteligência emocional. Atua como coach, palestrante e facilitadora em seminários e workshops sobre: Gestão Emocional do Time, Liderança Assertiva, Negociação Eficaz, Gestão de Conflitos, Efetividade e produtividade pessoal, Teambuilding.

R$ 1.365,00.

Boleto à vista ou parcelamento no cartão de crédito em até 06 vezes.

Incluso material didático, coffee break e certificado.

Confira a opinião de quem já participou deste treinamento:

Turma 90 – 18 e 19/02/2019

Turma 91 – 11 e 12/04/2019