Lean, ou mentalidade enxuta, é uma metodologia amplamente aplicada na indústria e reconhecida pela redução dos desperdícios e por incorporar aos processos os atributos valorizados pelo cliente final. Porém, sua aplicação no setor de Saúde ainda é um desafio e requer uma adaptação, considerando as características específicas dos serviços e a importância de manter o paciente no centro do cuidado. Estes temas serão abordados por uma especialista em Lean com aplicação para a área de saúde.


DATA*

Turma 01 – 08 de fevereiro de 2021
Segunda-feira – 19 horas

*As datas estão sujeitas a alterações com prévio aviso.


INVESTIMENTO

Curso gratuito


  PLATAFORMA UTILIZADA

  • Meeting


PRA QUEM O CURSO É INDICADO

O curso é indicado para profissionais direta ou indiretamente responsáveis pela resolução de problemas complexos relacionados à gestão dos serviços de saúde.


O QUE VOCÊ VAI APRENDER

Este treinamento fornece uma visão básica das ferramentas que os profissionais da área de Saúde precisam para aprender a mapear o fluxo de valor, identificar as oportunidades de agregar valor e eliminar os desperdícios, a partir da mentalidade enxuta.
A metodologia, as técnicas e todos os exemplos que serão apresentados estão adaptados para o setor de Saúde.


PROGRAMA

  • Origem e princípios do pensamento Lean.

  • Lean no setor de Saúde – histórico e adaptações

  • Mapeamento do fluxo de valor atual

  • Desenho da jornada do paciente para melhorar a sua experiência.

  • Ferramentas para atingir o estado futuro 

  • Envolvimento dos pacientes e familiares 

  • Preparando a instituição para mudança

  • Melhoria contínua


CERTIFICAÇÃO

Curso de Atualização com certificado emitido pela Fundação Vanzolini

 


PROFESSORES

Ana Maria Saut

Tem 18 anos de experiência profissional na indústria, com experiência em gestão da qualidade e gestão de projetos (1995-2013). Atualmente, é doutoranda em Engenharia de Produção (POLI/USP) e seu projeto de pesquisa é sobre gestão da qualidade na área de Saúde.

Mestre em Engenharia de Produção (POLI/USP), possui graduação em Engenharia de Alimentos (UFSC), especialização em Processos da Indústria de Alimentos (UFSC) e em Gestão Empresarial (UNICAMP). Tem trabalhos publicados em periódicos nacionais e internacionais reconhecidos na área de Qualidade em Saúde. Participa há seis anos do Grupo de Pesquisa de Qualidade e Avaliação dos Serviços de Saúde, na Escola de Enfermagem da USP.


Local: Curso online