A Inteligência Artificial é a nova eletricidade. Essa afirmação feita em 2016 por uma das maiores autoridades no tema, o professor Andrew Ng da Universidade de Stanford, ilustra a magnitude dos impactos ​​nas empresas e na sociedade que são esperados nos próximos anos. Surpreendentemente, ao contrário do que muitos imaginam, a sociedade já tem se beneficiado dos avanços da Inteligência Artificial avanços por décadas. No entanto, recentes conquistas no campo tem atraído uma maior atenção por criarem novas possibilidades de automação de atividades que são altamente dependentes da cognição humana e, que até então, eram realizadas exclusivamente por pessoas qualificadas, como por exemplo operações e produção.

Tais aplicações abrem espaço para novas formas de produzir e conduzir as operações, bem como criar valor, reduzir custos, e, tornar o atendimento de demandas específicas que antes eram inviáveis, por exemplo. Nesse novo cenário, há oportunidades e ameaças para empresas estabelecidas. Já as empresas entrantes encontram menores barreiras de entrada, o que intensifica a competição. Nesse contexto, além de uma mudança no panorama competitivo, os profissionais de operações e produção enfrentarão uma mudança na natureza de suas funções.

PREENCHA OS DADOS ABAIXO E RECEBA O PROGRAMA COMPLETO DO CURSO.


DATA*

Turma 01 –03, 05, 10, 12, 17, 19, 24 e 26 de novembro de 2020
Terça e Quinta-feira – 19h às 21h30

*As datas estão sujeitas a alterações com prévio aviso.


 INVESTIMENTO

Investimento total: R$ 2.300,00
Boleto bancário: à vista
Cartão de crédito: à vista ou parcelado até 6 vezes.


  PLATAFORMAS UTILIZADAS

  • Zoom


PARA QUEM O CURSO É INDICADO

  • Profissionais da área de operações e produção de empresas que desejam se preparar para o futuro através de conhecimento sobre como a Inteligência Artificial está transformando operações e produção, quais são as oportunidades existentes, e quais as técnicas e como são aplicadas


O QUE VOCÊ VAI APRENDER

O curso apresentará um breve histórico e contextualização do tema Inteligência Artificial aplicado à gestão de operações, bem como os principais conceitos e técnicas relacionados ao tema. Os alunos também conhecerão como algumas técnicas funcionam, as novas possibilidades em termos de aplicações e os principais impactos nas áreas de operações e produção.


PROGRAMA

  • Módulo 1 – Introdução
    Nesse módulo serão apresentados os principais conceitos relacionados à Inteligência Artificial. Os alunos conhecerão as principais definições e os objetivos do campo. Além disso, serão apresentadas as principais sub áreas da Inteligência Artificial e seus objetivos e exemplos de como são utilizadas. Os alunos conhecerão também a história do campo. Serão apresentadas cronologicamente as principais realizações e conquistas da Inteligência Artificial, desde sua criação até o presente.

  • Módulo 2 – Agenda ONU Sustentabilidade 2030 e os Impactos em Operações
    A agenda com 17 metas de sustentabilidade proposta pela ONU para 2030 implica na redefinição e inovação na utilização e a transformação de recursos naturais e geração de riquezas em busca de um mundo mais sustentável. A área de operações sofrerá grande pressão por mudanças decorrentes da criação de políticas e regulações resultantes do compromisso de governos com tal agenda. Neste contexto, a busca por inovações para garantia da sustentabilidade faz parte da agenda da área de operações. Nesse módulo, será apresentado como a Inteligência Artificial está se tornando uma ferramenta importante para operações sustentáveis, bem como será mostrada uma mudança de paradigma que pode ser esperada. Um estudo de caso será apresentado.

  • Módulo 3 – A Inteligência Artificial em Gestão de Operações
    No terceiro módulo, os alunos conhecerão um histórico das aplicações de Inteligência Artificial em Gestão de Operações. Além disso, serão apresentados os progressos recentes juntamente com diversos exemplos e resultados de aplicações.

  • Módulo 4 – Técnicas de Inteligência Artificial para Previsões em Gestão de Operações
    O módulo apresenta algumas técnicas para a resolução de problemas de previsão em Gestão de Operações, como a previsão de demanda, por exemplo. Exemplos serão apresentados, bem como um exercícios serão executados pelos alunos.

  • Módulo 5 – Técnicas de Inteligência Artificial para Classificação em Gestão de Operações
    O módulo apresenta algumas técnicas para a resolução de problemas de classificação em Gestão de Operações, como a classificação em tipos de defeitos, por exemplo. Exemplos serão apresentados, bem como um exercícios serão executados pelos alunos.

  • Módulo 6 – Técnicas de Inteligência Artificial para Agrupamento em Gestão de Operações
    O módulo apresenta algumas técnicas para a resolução de segmentação ou agrupamento em Gestão de Operações. Exemplos serão apresentados, bem como um exercícios serão executados pelos alunos.

  • Módulo 7 – Técnicas de Inteligência Artificial para Otimização em Gestão de Operações
    O módulo apresenta algumas técnicas para a resolução de otimização em Gestão de Operações, como otimização para redução de desperdícios, por exemplo. Exemplos serão apresentados, bem como um exercícios serão executados pelos alunos.

  • Módulo 8 – Introdução às Redes Neurais e Deep Learning
    O módulo apresenta uma introdução aos neurônios artificiais e às redes neurais artificiais. Os alunos verão exemplos e farão exercícios. Além disso, será dada uma introdução às redes de aprendizado profundo (deep learning).

  • Módulo 9 – Visão Geral de outras Técnicas e o Futuro
    No último módulo, será apresentada uma visão geral de outras técnicas. Por fim, os alunos conhecerão os progressos que são esperados em Inteligência Artificial e suas aplicações em gestão de operações, bem como quais impactos e mudanças são esperados.


PROFESSOR

Alexandre Moreira Nascimento
Visionário e empreendedor em série no Brasil e no Vale do Silício, onde reside atualmente. Mais de 20 anos de experiência no desenvolvimento de produtos e plataformas inovadoras de alta tecnologia. Desenvolveu a primeira mídia social móvel em 2000. Forte e eclética formação acadêmica em negócios, inteligência artificial, engenharia e comportamento humano nas mais prestigiadas universidades do Brasil (USP, FGV, UNIFESP) e do mundo (MIT, Harvard, Stanford University e Universidade de Massachusetts), incluindo mais de 10 certificados e mais de 20 honras e prêmios. Pesquisador na Universidade de Stanford e Faculty da Singularity University. Publicou mais de 25 artigos científicos e 6 livros (primeiro livro aos 13 anos). Membro do conselho consultivo de start-ups de alta tecnologia. Apaixonado por projetar, construir e testar soluções não convencionais para problemas complexos e criar negócios lucrativos ao seu redor. Além de construir robôs como hobby, possui uma vasta coleção de computadores retrô.

 


Local: Curso On line