Local: Paulista

O curso tem como objetivo capacitar profissionais de diversas áreas da indústria a participar de iniciativas de Indústria 4.0, fornecendo os conceitos e terminologias das múltiplas disciplinas envolvidas, necessárias para a avaliação de oportunidades de adoção tecnológica e condução de projetos.

O conteúdo cobre os principais conceitos e tecnologias da Indústria 4.0, usando apresentação de casos práticos e demonstração de tecnologias de mercado como ferramentas.

São abordados os seguintes temas:

• Movimentos industriais nacionais;

• Framework para avaliação de projetos de Indústria 4.0;

• Gestão de operações;

• Tecnologias de TI aplicadas à indústria;

• Sistemas de automação e MES;

• Desenvolvimento de produto e PLM;

• Gestão de logística e ERP;

• Machine learning;

• IoT e Cloud Computing.

Direcionado principalmente aos profissionais que trabalham no setor industrial, com funções relacionadas à tecnologia, como departamentos de TI e automação industrial, e também à gestores, coordenadores, diretores, analistas, engenheiros e tecnólogos industriais das áreas financeira, operacional, logística, manutenção, qualidade e processo.

Previamente à inscrição, haverá uma entrevista presencial ou por telefone com a coordenação do curso para alinhamento de expectativas.

O corpo docente é formado por professores do Departamento de Engenharia de Produção e de outras unidades da USP e por especialistas e profissionais associados à Fundação Vanzolini, com notório saber nesta área.

COORDENADOR

Prof. João Amato Neto

Livre-docente pela POLI-USP, Pós-doutor em Economia e Administração de Empresas pela Università Ca Foscari di Venezia (Itália), Doutor em Engenharia (Engenharia de Produção) pela POLI-USP, Mestre em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (EAESP-FGV) e Bacharel em Engenharia de Produção pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP). Presidente da Diretoria Executiva da Fundação Vanzolini.

DOCENTES

Carlos Eduardo Gurgel Paiola Carlos

É mestre em engenharia de automação e controle e graduado em engenharia elétrica pela Poli/USP – Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Tem experiência em projetos de integração de sistemas e atua com softwares líderes de mercado para automação e gestão industrial. É autor de artigos sobre gestão de operações, supervisão e controle e normas ISA (The International Society of Automation) em revistas e congressos técnicos e científicos. É sócio e diretor da área comercial da Aquarius Software. É também diretor da ISA São Paulo Section e fundador da seção estudantil Poli/USP.

Ricardo Caruso Vieira Ricardo

É mestre em gestão de operações pela FEA/USP – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo – e engenheiro de automação e controle pela Poli/USP – Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Trabalha com sistemas de otimização e gestão industrial há 12 anos em aplicações de diversos segmentos industriais. É autor de artigos sobre gestão de operações, inteligência artificial e manufatura avançada em revistas e congressos técnicos e científicos. É sócio e diretor da área técnica da Aquarius Software.

Curso de Atualização com certificado emitido pela Fundação Vanzolini.

R$1.900,00.

À vista no boleto ou em até 4 vezes no cartão de crédito.