Aprenda como criar um programa de Gestão do conhecimento completo!
A Gestão do Conhecimento (GC) é reconhecida como um dos pilares da Inovação. Há muitas ofertas de cursos relacionados com Inovação atualmente no mercado, poucos se propõem a apresentar conteúdos relacionados a GC, tema que possui apelo para muitas áreas organizacionais, dentre eles Recursos Humanos, Desenvolvimento de Produto, Marketing, Engenharia, Gestão de Projetos.
Há algumas organizações que têm sinalizado interesse em desenvolver projetos e iniciativas voltadas para a disseminação e compartilhamento dos conhecimentos, que hoje estão nas cabeças dos profissionais mais experientes, junto aqueles que possuem poucos anos no mercado de trabalho. A GC é um dos temas que mais se adequa a esta demanda.
PREENCHA OS DADOS ABAIXO E RECEBA O PROGRAMA COMPLETO DO CURSO.
DATA*
Turma 03– 03, 05, 07, 10 e 12 de maio de 2021
Segunda, Quarta e Sexta-feira – 19h às 22h
*As datas estão sujeitas a alterações com prévio aviso.

INVESTIMENTO
Investimento total: R$ 1.000,00
Boleto bancário: à vista
Cartão de crédito: à vista ou parcelado até 6 vezes.
PLATAFORMAS UTILIZADAS
PRA QUEM O CURSO É INDICADO
-
Profissional que atua diretamente com pessoas seja como gestor ou como participante de equipes de trabalho. Precisa desenvolver a competência para se comunicar de forma eficiente com pessoas.
-
Resolver problemas relacionados a perda de conhecimentos e expertise presentes em colaboradores que saem da empresa; dificuldades em compartilhar conhecimentos junto aos colaboradores com menos tempo de casa e/ou de trabalho; Problemas em manter equipes integradas e dispostas a compartilhar conhecimentos e trocar experiências.
-
Profissional que atua em gerenciamento de projetos e que precisa estruturar processos cada vez mais eficientes, a serem desenvolvidos em menor tempo, com maior qualidade e com potencial redução de custo.
-
Garantir que as boas práticas desenvolvidas em projetos anteriores sejam repetidas e que aquelas não tão boas sejam evitadas (processo de lições aprendidas). Potencializar que as equipes insiram suas experiências junto aos projetos que desenvolvem, e diminuir (eliminar) as resistências quanto ao compartilhamento de conhecimento entre elas no desenvolvimento das ações.
-
Profissional que busca desenvolver novos requisitos geradores de riqueza em produtos e processos (inovação). Profissional que necessita reduzir o tempo de ciclo de seus processos.
-
Potencializar a geração de ideias, iniciativas e projetos que fomentem a inovação e sua inserção, natural, no dia a dia. Desmistificar a inovação como um meio efetivo gerador de resultados. Reduzir o tempo de ciclo de projetos e processos, dentro de um ambiente voltado para melhoria contínua e inserção de novas características, insumos e metas.
O QUE VOCÊ VAI APRENDER
Entenda como a Gestão do Conhecimento pode escalar os resultados das empresas potencializando e incrementando a inovação, a partir da estruturação e implantação de iniciativas que potencializam a construção, registro, compartilhamento do bem mais valioso na era da informação: O Conhecimento.
PROGRAMA
DIA 1
A Gestão do Conhecimento construindo a inovação
-
Cenário / O Valor Real das Empresas versus o Valor Contábil
-
A Relevância do Conhecimento no Mercado
-
Tipos de Conhecimento
-
A fortaleza do Conhecimento Tácito e sua abrangência
-
Conhecimento & Inovação: Uma relação de causa efeito
-
Fugindo do Conhecimento Raso
-
Qualificação dos Conhecimentos
-
Conhecimentos Críticos, Estratégicos e Gerais
-
CASE: Apresentação de Caso Real
-
PROJETO (HANDS ON): Etapa #1 – Levantamento de Conhecimentos
DIA 2
Mapeamento e Análise Crítica para Lições Aprendidas
-
Conhecimento e Poder
-
Principais Barreiras
-
Mapeamento de Conhecimentos
-
Pontos Críticos para o Mapeamento
-
As Dificuldades em Compartilhar
-
Métodos: Disseminação e Compartilhamento
-
CASE: Apresentação de Caso Real – Análise de Redes Sociais
-
PROJETO (HANDS ON): Etapa #2 – Estruturação de Iniciativas para Compartilhamento e Lições Aprendidas
DIA 3
A Inserção e perpetuação da Gestão do Conhecimento e da Inovação no dia a dia
-
Iniciativas para Socialização do Conhecimento
-
Compartilhamento dos Acertos e dos Erros
-
Processo de Lições Aprendidas Gestão do Conhecimento como meio para Gestão da Inovação
-
Desafios para a área de Recursos Humanos
-
A multidisciplinaridade da Inovação
-
Construção do Conhecimento Inovador
-
CASE: Apresentação de Caso Real
-
PROJETO (HANDS ON): Etapa #3 – Desenvolvimento de Ações e Iniciativas em prol da Inovação
DIA 4
Portfólio de Projetos de Inovação
-
Potencializando a geração das ideias
-
Estruturando Projetos de Inovação
-
A Construção de um Portfólio de Projetos de Inovação
-
Os Benefícios aos Colaboradores
-
O Perfil do Trabalhador do Conhecimento
-
Políticas de Incentivo e Motivação
-
CASE: Apresentação de Caso Real
-
PROJETO (HANDS ON): Etapa #4: Definição de Indicadores de Mensuração dos Resultados proporcionados pela GC e Inovação
DIA 5
Potencializando Resultados reais através do Conhecimento e da Inovação
-
Os Ativos Intangíveis e sua medição
-
Mensuração da Gestão do Conhecimento
-
Dimensões Econômicas e Estratégicas
-
Modelos de Mensuração
-
Contribuição nos Resultados Organizacionais
-
Os Benefícios aos Colaboradores
-
O Perfil do Trabalhador do Conhecimento
-
CASE: Apresentação de Caso Real
-
PROJETO (HANDS ON): Etapa #5 – Apresentação dos Projetos (desenvolvidos durante as aulas)
CERTIFICAÇÃO
Curso de Atualização, certificado emitido pela Fundação Vanzolini.
PROFESSOR

José Renato Sátiro Santiago Junior
Doutor e Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo com pós-graduação em Marketing pela ESPM e em Engenharia de Qualidade pela USP e graduação em Engenharia Elétrica pela FEI. Consultor nas áreas de Gestão da Inovação, Gestão do Conhecimento, Capital Intelectual, Gestão de Pessoas, Gestão de Projetos e Lições Aprendidas. Professor de MBA e Pós-graduação em várias universidades e instituições educacionais dentre elas a Fundação Vanzolini, a Fundação Instituto de Administração (FIA), IEL, IPOG e PUC. Palestrantes de temas relacionados com Gestão da Inovação, Empreendedorismo, Gestão do Conhecimento, Gestão de Projetos, Lean Manufacturing e Gestão de Pessoas. Autor de centenas de artigos e livros corporativos, dentre os quais se destacam “Superando os Maiores Desafios Corporativos”, “Gestão do Conhecimento – A Chave para o Sucesso Empresarial”, “Capital Intelectual – O Grande Desafio das Organizações” e “Buscando o Equilíbrio”. Administrador do site www.jrsantiago.com.br onde publica e discute temas, artigos e conceitos relacionados a Gestão da Inovação, Gestão de Projetos, Gestão de Pessoas e Gestão do Conhecimento.

João Amato Neto (Coordenador)
Professor Sênior pela POLI-USP, Pós-doutor em Economia e Administração de Empresas pela Università Ca Foscari di Venezia (Itália), Doutor em Engenharia (Engenharia de Produção) pela POLI-USP, Mestre em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (EAESP-FGV) e Bacharel em Engenharia de Produção pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP). Presidente da Diretoria Executiva da Fundação Vanzolini.
Local: Curso online