A Gestão do Conhecimento (GC) é reconhecida como um dos pilares da Inovação. Há muitas ofertas de cursos relacionados com Inovação atualmente no mercado, poucos se propõem a apresentar conteúdos relacionados a GC, tema que possui apelo para muitas áreas organizacionais, dentre eles Recursos Humanos, Desenvolvimento de Produto, Marketing, Engenharia, Gestão de Projetos.

Há algumas organizações que têm sinalizado interesse em desenvolver projetos e iniciativas voltadas para a disseminação e compartilhamento dos conhecimentos, que hoje estão nas cabeças dos profissionais mais experientes, junto aqueles que possuem poucos anos no mercado de trabalho. A GC é um dos temas que mais se adequa a esta demanda.

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Local: Paulista

Entender como a Gestão do Conhecimento pode escalar os resultados das empresas potencializando e incrementando a inovação, a partir da estruturação e implantação de iniciativas que potencializam a construção, registro, compartilhamento do bem mais valioso na era da informação: O conhecimento.  

ETAPA 1  –   A Gestão do Conhecimento construindo a Inovação

      • Cenário / O Valor Real das Empresas versus o Valor Contábil
      • A Relevância do Conhecimento no Mercado
      • Tipos de Conhecimento
      • A fortaleza do Conhecimento Tácito e sua abrangência
      • Conhecimento & Inovação: Uma relação de causa efeito
      • Fugindo do Conhecimento Raso
      • Qualificação dos Conhecimentos
      • Conhecimentos Críticos, Estratégicos e Gerais
  • CASE: Apresentação de Caso Real
  • PROJETO (HANDS ON): Etapa #1 – Levantamento e Qualificação de Conhecimentos

 

ETAPA 2 –  Mapeamento e Análise Crítica para Lições Aprendidas

      • Conhecimento e Poder / Principais Barreiras
      • Mapeamento de Conhecimentos
      • Pontos Críticos para o Mapeamento
      • As Dificuldades em Compartilhar
      • Métodos: Disseminação e Compartilhamento
      • Iniciativas para Socialização do Conhecimento
      • Compartilhamento dos Acertos e dos Erros
      • Processo de Lições Aprendidas                                                                                           
  • CASE: Apresentação de Caso Real – Análise de Redes Sociais
  • PROJETO (HANDS ON): Etapa #2 – Estruturação de Iniciativas para Compartilhamento e Lições Aprendidas

 

ETAPA 3 –  A Inserção e perpetuação da GC e da Inovação no dia a dia

    • GC como meio para Gestão da Inovação
    • Desafios para a área de Recursos Humanos
    • A multidisciplinaridade da Inovação
    • Construção do Conhecimento Inovador
    • Potencializando a Geração das ideias
    • Estruturando Projetos de Inovação
    • A Construção de um Portfólio de Projetos de Inovação                                                          
  • CASE: Apresentação de Caso Real
  • PROJETO (HANDS ON): Etapa #3: Desenvolvimento de Ações e Iniciativas em prol da Inovação

 

ETAPA 4 –  Potencializando Resultados reais através do Conhecimento e da Inovação

    • Políticas de Incentivo e Motivação
    • Os Ativos Intangíveis e sua medição
    • Mensuração da Gestão do Conhecimento
    • Dimensões Econômicas e Estratégicas
    • Modelos de Mensuração
    • Contribuição nos Resultados Organizacionais
    • Os Benefícios aos Colaboradores
    • O Perfil do Trabalhador do Conhecimento                                                                                
  • CASE: Apresentação de Caso Real
  • PROJETO (HANDS ON): Etapa #4- Definição de Indicadores de Mensuração dos Resultados proporcionados pela GC e Inovação

O curso trará pleno alinhamento entre conceitos e cases reais em organizações que atuam no mercado brasileiro.

– Aulas Expositivas:

Discussão de Conceitos

Compartilhamento de Iniciativas Práticas

Identificação de Pontos Críticos

Ciclo PDCA

– Estruturação de Projeto de GC:

Ao longo das aulas e das discussões haverá alinhamento com demanda organizacional

Desenvolvimento de Estratégias para Implantação de GC

Avaliação do Curso acontecerá através de apresentação de Projeto desenvolvido durante o curso

Discussão sobre Próximo Passos a serem adotados na organização.

– Análise de Redes Sociais (Aprendizagem)

Desenvolvimento de ARS

Desdobramento Metodológico

Análise dos Resultados

Aprendizagem da Metodologia

– Cases Práticos

Apresentação e Discussão de Casos Reais

Pontos Críticos

Oportunidades de Melhoria

Lições Aprendidas

Profissional das áreas de Gestão de Projetos, Gestão de Pessoas, Áreas Técnicas e Desenvolvimento de Produtos ou de diversos níveis de formação que atuam com o conhecimento organizacional.

O corpo docente é formado por professores do Departamento de Engenharia de Produção e de outras unidades da USP e por especialistas e profissionais associados à Fundação Vanzolini, com notório saber nesta área.

DOCENTE

José Renato Sátiro Santiago Junior

Doutor e Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo com pós-graduação em Marketing pela ESPM e em Engenharia de Qualidade pela USP e graduação em Engenharia Elétrica pela FEI. Consultor nas áreas de Gestão da Inovação, Gestão do Conhecimento, Capital Intelectual, Gestão de Pessoas, Gestão de Projetos e Lições Aprendidas. Professor de MBA e Pós-graduação em várias universidades e instituições educacionais dentre elas a Fundação Vanzolini, a Fundação Instituto de Administração (FIA), IEL, IPOG e PUC. Palestrantes de temas relacionados com Gestão da Inovação, Empreendedorismo, Gestão do Conhecimento, Gestão de Projetos, Lean Manufacturing e Gestão de Pessoas. Autor de centenas de artigos e livros corporativos, dentre os quais se destacam “Superando os Maiores Desafios Corporativos”, “Gestão do Conhecimento – A Chave para o Sucesso Empresarial”, “Capital Intelectual – O Grande Desafio das Organizações” e “Buscando o Equilíbrio”. Administrador do site www.jrsantiago.com.br onde publica e discute temas, artigos e conceitos relacionados a Gestão da Inovação, Gestão de Projetos, Gestão de Pessoas e Gestão do Conhecimento.

COORDENADOR

Prof. João Amato Neto

Livre-docente pela POLI-USP, Pós-doutor em Economia e Administração de Empresas pela Università Ca Foscari di Venezia (Itália), Doutor em Engenharia (Engenharia de Produção) pela POLI-USP, Mestre em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (EAESP-FGV) e Bacharel em Engenharia de Produção pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP). Presidente da Diretoria Executiva da Fundação Vanzolini.

 

Curso de Atualização, certificado emitido pela Fundação Vanzolini.

R$ 800,00.

1x no boleto ou até 6x no cartão de crédito.

 

Turma 01 – 23 e 25/04 – 07 e 09/05/2019  (4 encontros de 4 horas).