Neste novo mundo cibernético, junto com as facilidades que ele nos proporciona, também vieram novos riscos que precisam ser conhecidos, entendidos e mitigados.

Acrescidos a eles, entra a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados com novos riscos de não conformidade e com pesadas multas.

Este curso trará atualização, conhecimento dos novos riscos, as suas formas de mitigação e de transferência.




DATA*

Turma 01 –  11, 13, 18, 20, 25 e 27 de maio 2021
Terças e Quintas-feiras – 19h às 23h

*As datas estão sujeitas a alterações com prévio aviso.


 INVESTIMENTO

Investimento total: R$ 2.475,00 

Boleto bancário: à vista

Cartão  de crédito: à vista ou parcelado até 6 vezes.


  PLATAFORMAS UTILIZADAS

  • Zoom


PARA QUEM O CURSO É INDICADO

  • Executivos de empresas das áreas: Jurídicas, Compliance, Operação, Recursos Humanos, Finanças, Gestor de Riscos, Tecnologia da Informação e de Processos;

  • Consultores

  • Corretoras/Corretores de seguros

  • Profissionais de todos os setores envolvidos direta ou indiretamente com a segurança de dados, privacidade de dados, obrigações regulatórias (Nacionais e Internacionais) incluindo LGPD e GPDR, e que tem interesse no processo de gestão de riscos cibernéticos, incluindo seu financiamento através da transferência por seguros.


O QUE VOCÊ VAI APRENDER

O curso abordará os fundamentos dessa nova legislação, e sobre como lidar com as informações pessoais de maneira que elas sejam utilizadas somente para os fins autorizados.
Também será apresentado o processo de gestão de riscos de maneira estruturada para tratamento das exposições às ameaças cibernéticas, decidindo quais riscos, incluindo os gerados pela LGPD, precisam ser tratados baseando-se na sua frequência e potencial severidade, analisando a conveniência de sua transferência através do seguro de riscos cibernéticos.


PROGRAMA

  • AULA 1 – Leis sobre o mundo digital e seus impactos nas empresas

Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD (foco)

Reflexos ao Direito Digital do Novo Código de Processo Civil

Lei Nº 12.737/2012 (conhecida como Lei Carolina Dieckmann)

Decreto Nº 7.962/2013 – Código de Defesa do Consumidor

Lei Nº 12.965/2014 (Marco Civil da Internet)

Profissionais:  Professores especialistas da VANZOLINI

  • AULA 2 – Aplicabilidade das leis, riscos e providências para mitigações

Aplicabilidade da LGPD

Tratamento de dados

Segurança jurídica

Sanções e Providências

Diretrizes imprescindíveis na área jurídica

Mapeamento dos riscos jurídicos

Relatório de Impacto de Proteção de Dados

Profissionais:  Professores especialistas da VANZOLINI

  • AULA 3 – Riscos e segurança cibernética

Conceitos e princípios da segurança da cibernética;

Incidentes de segurança cibernética e ataques cibernéticos;

Segurança nas redes de computadores;

Segurança em dispositivos móveis;

Segurança na nuvem;

Mecanismos e ferramentas de defesa cibernética;

Investigação cibernética e computação forense;

Profissionais:  Professores especialistas da VANZOLINI

  • AULA 4 – Gestão da segurança da informação

Noções de Governança e Gestão de Segurança da Informação

Papéis e responsabilidades na proteção dos dados

Tecnologias para a garantir a privacidade e a confidencialidade

Análise de vulnerabilidades e métricas de segurança da informação

Padrões internacionais de proteção de dados

Engajamento da alta gestão da empresa

Papel e responsabilidades do encarregado pela proteção dos dados

Gestão de crises

Profissionais:  Professores especialistas da VANZOLINI

  • AULA 5 – Riscos e Gestão de Riscos

Conceitos de vulnerabilidade, ameaça, risco, evento e incidente

Definição de Risco e de Gerenciamento de Riscos

Análise de Riscos

Estruturação e interpretação da Matriz de Vulnerabilidades

Elaboração de Planos de Ação de Mitigação de Riscos

Noções de Gestão de Riscos e seus impactos

Resposta a Incidentes

Elaboração de relatório de riscos e de impacto

Profissionais:  Professores especialistas da ENS

  • AULA 6 – Transferência de riscos e seguros

Quantificação e mitigação de riscos

Provisão para riscos aceitáveis e seguros de riscos cibernéticos

Razões da contratação do seguro cibernético

Coberturas disponíveis no mercado de seguros

Pontos da LGPD cobertos em uma apólice de seguro

Exclusões das apólices e direitos e Obrigações do Segurado

Serviços prestados ou indenizados pelas apólices

Regulação de sinistro

Determinação do valor segurado e custo da apólice

Profissionais:  Professores especialistas da ENS


FREQUÊNCIA

Para obtenção do certificado, o(a) participante deverá atender o critério de frequência mínima, que é equivalente a 75% da carga horária total do curso.


PROFESSOR


Jacira Jacinto da Silva
Graduada em ciências biológicas, matemática e direito. Mestre em Direito Processual. Juíza de direito aposentada. Advogada. Especialista em direito empresarial, particularmente em segurança de dados. Autora do livro Criminalidade: Educar ou punir (Edições CPDoc). Autora de artigos sobre as relações entre filosofia, direito e cidadania. Concedeu entrevistas a jornais, rádio e TV, relacionadas à justiça, à criminalidade e à humanização de unidades prisionais. Recebeu os seguintes títulos: “Cidadã Biriguiense” em 2002, Juíza “Destaque do ano” de 2004, pela SAP – Secretaria de Administração Penitenciária – Governo do Estado de São Paulo, “Autoridade destaque”, pela Câmara Municipal de Bragança Paulista em 2009, Prêmio Excelência Mulher em 2018, pela CIESP.



Carlos Alberto Iglesia Bernardo
Empresário e Consultor de Tecnologia da Informação, com formação em engenharia e vivência na gestão de áreas técnicas e de grandes projetos. Especialista em Infraestrutura e Segurança da Informação. Conhecimentos e experiência no desenvolvimento e implantação de soluções de hardware, software, sistemas distribuídos, infraestrutura de TI, ambiente internet, segurança da informação, gerenciamento de riscos tecnológicos, computação forense e marketing digital.



Rafael Batista 
Sócio-Diretor da IT Secure, gerente de Infraestrutura e Segurança da Informação na U-NEAR, head de Segurança da Informação na San Antonio Internacional – responsável pela implantação da área na empresa,  gerente de Segurança de Rede do Banco Santander. Mais de 12 anos de experiência no desenvolvimento de projetos globais de infraestrutura e segurança da informação no Banco ABN ARMO Real, incluindo a criação da infraestrutura de segurança do Real INTERNET BANKING.


Flávia Piovesan
Advogada sênior e consultora, pós-graduada em Direito da Saúde pelo Instituto Sírio Libanes/IDISA. Pós-graduada pela Universidade de Coimbra em Direito Médico. Foi consultora jurídica da Diretoria Administrativa na Secretaria Municipal de Saúde de São Bernardo. Foi assessora jurídica na Fundação do Abc, em processos de licitação e processos de controladoria perante os órgãos do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, Tribunal de Contas da União, Controladoria Geral da União, Ministério Público Estadual e Ministério Público Federal.
Foi presidente da Comissão de Direito da Saúde na OAB/SP 100 Subseção.
É a atual Diretora Administrativa da Fundação Porta Aberta, também já exerceu os cargos de Diretora Financeira e Diretora Presidente na Instituição.
Founder Manager do escritório de advocacia Jacinto & Piovesan, atuando como advogada desde 2005.



Alfredo Chaia (ENS)
Oficial de Marinha (Eng Mecânica). MBA Gestão Empresarial (USP). International Business na Columbia University (NY, USA). International Risk Manager, ALARYS (USA). Enterprise Risk Management and HPR (Highly Protected Risk) pela Clemson University (USA). Auditor certificado TAPA (USA). Cybersecurity Practitioner Instructor (IBM).
Especialista em Gestão de Riscos Empresariais (ERM). Ex-Diretor Executivo da AIG Consultoria. Atualmente, Executivo Titular da International Risk Veritas Consultoria. Nos últimos 20 anos liderou desenvolvimento e implantação de projetos de Gestão de Riscos para grandes corporações nacionais e internacionais.
Sócio fundador e atual VP do Clube Internacional de Seguros de Transportes, Membro Catedrático na Academia Nacional de Seguros e Previdência, Membro do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Gerenciamento de Riscos, coautor do livro “Análise de Risco Parametrizada – Manual Prático de Gestão de Riscos e Seguros”, e diversos artigos sobre Gestão de Riscos Empresarial no Brasil e no exterior.​


Claudio Macedo Pinto (ENS)
Atua no mercado de seguros desde 1987, com passagens em grandes Corretoras e Seguradoras no Brasil e no Exterior. É fundador da Clamapi Seguros Cibernéticos, primeira corretora do Brasil especializada e focada exclusivamente em seguros e riscos cibernéticos
É formado em Administração de Empresas pelas Faculdades Oswaldo Cruz, Pós-Graduado em Comércio Exterior pela FAAP, MBA em Gestão de Empresas pela FGV Management e ISCTE Business School de Lisboa. Desde 2010 possui a certificação AIRM (Associação Latino Americana de Gerenciamento de Riscos e Seguros). É diretor da APTS (Associação Paulista dos Técnicos de Seguros) e membro do Comitê de Seguro de Responsabilidade Civil do Sincor/SP. Palestrante e Professor de Seguro Cibernético na ENS (Escola de Negócios e Seguros), na Fundação Vanzolini, na Ventura Cyber Academy, ISQ Portugal, entre outras instituições.
É coautor do livro Data Protection Officer – Teoria e Prática de acordo com a LGPD e GDPR, coordenado por Renato Opice Blum, Rony Vainzof e Henrique Fabretti Moraes.
É membro do Comitê Público da ANPPD: Associação Nacional dos Profissionais de Privacidade de Dados



Marcelo Pessôa (COORDENADOR)
Professor Livre docente do departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da USP, e membro do Conselho Curador da Fundação Vanzolini. É engenheiro eletricista, mestre e doutor pela Escola Politécnica da USP. Tem 40 anos de experiência nas áreas de computação, automação e telecomunicações e trabalhou em empresas como Cosipa, Siderbrás e Centro de Pesquisas da Telebrás.
Nos últimos 10 anos tem se dedicado às pesquisas na área de qualidade de software, tendo orientado diversas dissertações e teses sobre esse tema. Participa da implantação do CMMI em empresas industriais e bancárias, inclusive avaliação de processos baseada no CMM. Auditor líder da ISO 9000, tem participado da implantação da ISO e do CMMI, conjugadamente, em empresas de software.
Membro efetivo da Comissão de Estudos de Gerência do Ciclo de Vida de Software da ABNT, participando da elaboração de normas nacionais e internacionais da área de software tendo representado o Brasil em reuniões internacionais. Desde 2007 tem ministrado disciplinas e palestras sobre análise de negócios e processos de software. É conselheiro do Capítulo São Paulo do International Institute of Business Analysis (IIBA).

Local: Curso Online