As inovações deixaram de ser restritas a grandes empresas. Segundo a última pesquisa divulgada pela PINTEC, mais de 1/3 das empresas brasileiras desenvolvem atividades de inovação. Com o boom das startups e de novas tecnologias, empresas em todos os setores recorrem a inovações para obter uma vantagem competitiva sustentável. Porém, as empresas ainda enfrentam desafios que incluem fatores de natureza econômica, rigidez organizacional, falta de pessoal capacitado, assimetria de informações sobre tecnologia e sobre mercados. Deste modo, a demanda por cursos práticos para capacitar gestores e empreendedores tem aumentando consideravelmente.

O objetivo é capacitar e orientar gestores e colaboradores de empresas que precisam gerar competitividade por meio de práticas inovadoras de forma sistemática e recorrente. Conduzindo o aluno num ambiente que simula um ecossistema de inovação, desafiando-o a testar estratégias, conceitos e formas para a elaboração completa de um plano de gestão da inovação.

O aluno também vivenciará a experiência dos dilemas de inovação por meio de simulações e dinâmicas aplicadas ao longo do curso. Uma série de cases serão discutidos, tanto a partir da vivência profissional dos professores, quanto dos clássicos históricos de empresas inovadoras em âmbito global, dos mais diversos setores.

 

Baixe o Programa do Curso

 DATA*

26 e 28 de novembro, 03, 05, 10 e 12 de dezembro de 2019
Terças e Quintas – 19h às 22h30

*As datas estão sujeitas a alterações com prévio aviso.

INVESTIMENTO

6x de R$ 300,00 (cartão de crédito)
Investimento total: R$ 1800,00


PRA QUEM O CURSO É INDICADO

Profissionais que trabalham ou que pretendem desempenhar atividades relacionadas à inovação em uma determinada organização.

O QUE VOCÊ VAI APRENDER

#1 Conhecer métodos e ferramentas para gerenciar o processo de inovação

#2 Conhecer sobre melhores práticas e cases de sucesso

#3 Pensar em inovação sistematicamente e holisticamente

#4 Estruturar práticas e processos para estímulo da cultura de inovação

#5 Experimentar os desafios/dilemas da inovação em atividades práticas em classe.

PROGRAMA

Aula 1 – A inovação na corporação

– Apresentação do curso e da turma

– O que é inovação

– Por que inovar

– Evolução do conceito

– Classificações

 

Aula 2 – Organização e processos para a inovação 

– Inovação, Incertezas e Riscos

– Causação e Efetuação

– Explore e Exploit

– Ambidestria organizacional

– Diferentes desenhos da área de inovação na empresa

 

Aula 3 – Cultura de Inovação

– O que é uma cultura de inovação

– Desafios de cultura em uma grande empresa

– Preparando a empresa para a inovação sem abrir mão do dia-a-dia

– Políticas de gestão de pessoas / recursos humanos

– EXERCÍCIO PRÁTICO: Criando uma cultura de inovação

 

Aula 4 – Inovação dentro do core

– Ferramentas de ideação e prospecção

– Design Thinking

– Gestão do funil de inovação, gestão do portfólio

– Stage-gates

 

Aula 5 – Novos negócios adjacentes e transformacionais

– Grupos diagonais e incubadoras corporativas

– Venture Building

– Corporate Venture Capital

 

Aula 6 – Engajamento de startups

– O que é uma startup?

– Ecossistema de inovação

– Engajamento de startups e inovação

– Ambientes de relacionamento

– Revisão geral e finalização

PROFESSORES


Ricardo Kahn (PROFESSOR)
Ricardo Kahn tem mais de 15 anos de experiência em Inovação e Desenvolvimento de Negócios em energia, telecom, autopeças e consultoria. Participou da fundação de três startups de base tecnológica e desenvolveu diversos projetos que resultaram em novos produtos e serviços, unidades de negócio ou spin-off companies.
Foi responsável pela implementação iniciativas de aceleração no Brasil, como o Wayra, da Telefônica, e a Aceleração de Projetos da AES. Leciona e apresenta palestras sobre disciplinas relacionadas à inovação. É Mestre em Administração de Empresas pela FGV-EAESP e Engenheiro de Produção pela POLI-USP.

 

Local: Avenida Paulista, 967 - 3ºandar