A excelência didática quebrando paradigmas, repensando práticas de ensino e criando Professores de alta Performance. 

Todos nós já tivemos vários professores que davam aulas ruins, chatas e maçantes, apesar de serem profundos conhecedores dos seus temas e experts na sua especialidade.

Para uma aula ser boa é necessário um professor showman? Com certeza não, basta cumprir os objetivos de aprendizagem previamente definidos. Então, o que é uma aula boa? Simplificadamente, uma aula boa é aquela que o aluno aprendeu o que tinha sido planejado, lembrando que só existe ensino quando há aprendizado.

Para que a aula não seja uma perda de tempo, aluno e professor precisam estar preparados. O aluno precisa ter motivação intrínseca e os pré-requisitos exigidos. O professor precisa saber que a forma é tão importante quanto o conteúdo.

A forma pode ser entendida como a didática do professor, a sua forma de se comunicar, o apoio visual bem feito, as atividades e dinâmicas que prepara e facilita em sala em prol da aprendizagem, em prol do aluno.

Para tudo isso, o professor precisa ser continuamente desenvolvido para manter a sua Excelência Didática e continuar a sua nobre missão de impactar positivamente os seus alunos e a sociedade.

Baixe o Programa do Curso


DATA*

Turma 01 – 02, 04, 09, 11, 16, 18, 23 e 25 de março de 2020
Segundas e Quartas – das 19h às 22h

Turma 02 – 11, 13, 18, 20, 25 e 27 de maio, 01 e 03 de junho de 2020
Segundas e Quartas – das 19h às 22h

*As datas estão sujeitas a alterações com prévio aviso.


INVESTIMENTO

6x de R$ 258,33 (cartão de crédito)
Investimento total: R$ 1.550,00


PARA QUEM O CURSO É INDICADO

  • Professor de adultos (graduação, pós-graduação, treinamentos in company e/ou cursos livres) buscando melhorar seu desempenho em sala de aula

  • Executivo sênior de mercado, se preparando para futura carreira acadêmica

  • Coordenador acadêmico ou responsável por ensino e aprendizagem presencial

O QUE VOCÊ VAI APRENDER

Ao final do curso, o professor participante será capaz de criar uma aula dinâmica, interessante e que prenda a atenção do aluno do início ao fim. Para tal, aprenderá a planejar uma aula, definir objetivos de aprendizagem, organizar o seu vasto conteúdo, elaborar atividades práticas, ministrar estudos de caso, tudo com expressividade verbal e não-verbal, centrando o foco no aluno.


PROGRAMA

DIA 1

  • Apresentação

    • Apresentação dos instrutores e dos alunos

  • Objetivos de aprendizagem

    • Taxonomia de Bloom

  • Backward design

  • How Learning Works

DIA 2

  • Framework de uma aula dinâmica

  • Abertura

  • Organização concatenada do conteúdo

  • Fechamento

DIA 3

  • O aluno e suas motivações

  • Processo de aprendizado: mecanismos do pensar

  • Construção do espaço pedagógico

  • Como ajudar o aluno a aprender

  • Organização da preparação da aula: uso de protocolos

  • O olhar do aluno: previsibilidade e surpresa

DIA 4

  • A importância da metáfora

  • Dinâmicas ativadoras

  • Dinâmicas de grupo significativas

  • Criatividade: seja ousado em suas dinâmicas

  • Dinâmicas de grupo ao ar livre

  • Avaliação como processo de aprendizagem

  • Processamento das dinâmicas – Debriefing

  • Histórias cantadas, contadas e assistidas.

DIA 5

  • Como ministrar estudos de caso (Case method)

  • Princípio do apoio visual eficaz

  • Think time

  • Turmas heterogêneas

DIA 6

  • Processo de comunicação e seus ruídos

  • Professor como um comunicador: características essenciais

  • Falar com naturalidade e segurança

  • Equilíbrio entre comunicação verbal e não verbal

  • Entonação, dicção, vocabulário e gramática

DIA 7

  • O olho no olho para assimilar feedback

  • Expressão facial e a linguagem dos gestos

  • Técnicas de respiração

  • Cuidados com a leitura em público

  • Técnica do rapport para aproximação com o aluno

  • Importância de adaptar-se aos diferentes receptores

DIA 8

  • Percepção de segurança e domínio

  • Uso eficaz do palco

  • Apresentações finais e feedback


FREQUÊNCIA

Para obtenção do certificado, o(a) participante deverá atender o critério de frequência mínima, que é equivalente a 75% da carga horária total do curso.


PROFESSOR

Liao Yu Chieh, CFP®
Liao Yu Chieh (PROFESSOR)
– Professor no Insper reconhecido por prêmios anuais de melhor professor da pós-graduação em 2008, 2010, 2013, 2014, 2015 e 2016;
– Educador financeiro com certificação CFP®;
– Professor de professores;
– Executivo com 16 anos de experiência no mercado financeiro (Tesouraria, Private Banking, Corporate Banking, Educação).


Ricardo Buonanni (PROFESSOR)
Administrador, Jornalista, Professor dos Cursos de Especialização em Gestão de Projetos, Administração Industrial, Gestão de Processos e Serviços, Gestão da Tecnologia da Informação, na Fundação Vanzolini-USP. Professor do MBA da Escola Politécnica do PECE-USP. Professor do MBA da FIA. Sócio e consultor do INDEPE – Instituto de Desenvolvimento de Excelência Organizacional e Pessoal. Carreira técnica no METRÔ de São Paulo, Chefe de Assessoria Técnica da Secretaria de Vias Públicas na gestão Erundina, Diretor de Recursos Humanos da CMTC, Secretário Nacional de Recursos Humanos (convidado) no Ministério da Administração do Governo Federal na gestão Itamar Franco. Atuação nos últimos 23 anos como Consultor em treinamento e desenvolvimento organizacional e pessoal. Especializado nos temas Liderança, Planejamento Estratégico, Negociação, Administração do Tempo, Motivação, Criatividade e Mudança. Treinamentos ministrados para os funcionários em cargos de gestão e operação do Metrô de SP, CPTM, CEAGESP, Secretaria de Transportes de São Bernardo do Campo.

Ilíada de Castro
Ilíada de Castro (PROFESSORª)
Doutora pela Escola de Comunicações e Artes da USP, Profa. de Soft Skills na Pós-graduação da FIA, Profa. de Administração de Conflitos no PECE-USP, Profa. do Núcleo de Apoio de Gestão à Inovação – Poli-USP e Professora na Fundação Vanzolini onde ganhou prêmio Professor Nota 10 de 2015 a 2019 no Curso de especialização em Gestão de Projetos.



 CAMPANHA – ALUNO VANZOLINI

Este curso faz parte da “Campanha Aluno Vanzolini”! Se você já fez ou está fazendo algum curso na Fundação Vanzolini faz parte da nossa comunidade e por isso tem 20% DE DESCONTO para cursos rápidos que fazem parte da campanha!


CAMPANHA – INDIQUE UM AMIGO E GANHE DESCONTOS

Agora ficou fácil estudar de graça! A cada amigo indicado você recebe 10% DE DESCONTO ACUMULATIVO, podendo receber até 100% de desconto nos cursos que possuem este aviso.

Local: Av. Paulista, 967 – 3º andar