O Curso de Especialização em Qualidade e Produtividade tem como objetivo capacitar o participante a compreender as modernas metodologias da área visando aumentar a competitividade das empresas no mercado. Por meio destas metodologias apresentadas é possível empregá-las de forma integrada, visando otimizar o benefício para a organização e seus clientes.
Estatística
Objetivos: Apresentar as ferramentas básicas da estatística (probabilidade e inferência estatística) que tenham aplicações nas áreas de qualidade e de produtividade.
Conteúdo: Cálculo de probabilidades; variáveis aleatórias; distribuições de probabilidades; estatística descritiva; distribuições por amostragem; estimação de parâmetros: por ponto e por intervalo; testes de hipóteses; regressão e correlação.
Garantia da Qualidade
Objetivos: Estudo dos sistemas formais da Qualidade é feito nesta disciplina. São discutidos os assuntos de normalização, normas da qualidade, auditorias internas e processo de certificação.
Conteúdo: Teoria de Sistemas; normalização na empresa e Sistema Brasileiro de Normalização; normas série ISO-9000; normas série ISO 14.000; normas da qualidade para setores específicos; documentação e estratégias de implantação; auditorias da qualidade; processo de certificação; Sistemas Integrados da Qualidade (SIQ).
Gestão de Custos em Sistemas de Operações
Objetivos: Apresentar conceitos de Análise Econômica avançada voltada à tomada de decisões, construção de Modelos Econômicos com base no Custeio Direto, aplicações do Método de Custeio por Atividades (Activity-Based Costing – ABC) e da Gestão baseada em Atividades (Activity-Based Management – ABM).
Conteúdo: Análise de margens, resultados, terceirizações e limitações na produção/operações; indicadores de posição (custo–volume–lucro); margens para negociação e formação de preços; análise de investimentos; custeio tradicional e custeio por atividades; melhoria de processos, reduções de custos e medidas de desempenho; custos da qualidade; adequação e dificuldades na implantação do custeio por atividades.
Gestão para Qualidade e Produtividade
Objetivos: Expansão da fronteira adotada na disciplina Qualidade e Produtividade no Processo, para se ter, adicionalmente, Qualidade e Produtividade Organizacionais. São vistas ferramentas que complementam aquelas da disciplina Qualidade e Produtividade no Processo.
Conteúdo: Programa 5S’s (house keeping); gerenciamento da rotina; gerenciamento inter-funcional (process management); desdobramento de políticas; gestão à vista; aperfeiçoamento contínuo (Kaizen); benchmarking; indicadores de qualidade e produtividade; análise de riscos.
Metodologias para Melhoria da Produtividade
Objetivos: Apresentar e discutir as principais metodologias para a melhoria da produtividade. Serão enfocadas a aplicabilidade das metodologias e a relação das mesmas com os aspectos de qualidade, de custos, de tempo, de flexibilidade e de inovação.
Conteúdo: Engenharia e Análise do Valor (EAV); análise funcional; Teoria das Restrições (TOC); estudo de métodos; métodos de registro, programação e controle de operações; balanceamento de linhas e sequenciamento; CPM e PERT; controle de projetos.
Motivação para Qualidade e Produtividade
Objetivos: Enfocado o principal recurso da empresa para se atingir objetivos de qualidade e de produtividade – o recurso humano. São estudadas as formas de motivar as pessoas e as maneiras de se obter resultados por meio da motivação.
Conteúdo: Motivação para a qualidade e para a produtividade; organização do trabalho produtivo; participação e liderança; gestão de recursos humanos; trabalho em equipe; integração organizacional; futuro do trabalho; qualidade em serviços.
Qualidade e Produtividade no Processo
Objetivos: Focalizando o processo produtivo (ou uma parcela do mesmo), esta apresenta um conjunto de ferramentas que têm como finalidade obter um processo estável, capaz e produtivo.
Conteúdo: Ferramentas básicas da qualidade; Metodologia de Solução de Problemas (MASP); Controle Estatístico do Processo (CEP); capacidade do processo; ferramentas gerenciais da qualidade; Troca Rápida de Ferramenta (SMED); Mapa de Fluxo do Valor (VSM); Poka Yoke; Kanban.
Qualidade e Produtividade no Projeto
Objetivos: Estudo de metodologias para se conseguir Qualidade e Produtividade no Projeto tem início nesta disciplina e a sua finalidade é a obtenção de um projeto do produto e do processo que focalize o cliente final e a competição, bem como satisfaça as restrições impostas pelo sistema de produção existente.
Conteúdo: Análise do Modo e dos Efeitos de Falha/Análise da Árvore de Falhas (FMEA/FTA); Desdobramento da Função Qualidade (QFD); Gestão de Projetos.
Qualidade Total
Objetivos: Proporcionar uma visão geral da Qualidade Total, enfatizando os principais conceitos da Qualidade, a relação entre Qualidade e Produtividade e os diferentes enfoques dados.
Conteúdo: Histórico e conceitos básicos; dimensões e definições de Qualidade; Qualidade do produto, do processo e da organização; clientes internos e externos; estratégia da empresa e a Qualidade Total; Qualidade e Produtividade; nova missão da administração; expoentes da Qualidade (Deming, Juran, Ishikawa, etc.); visões japonesa, americana, européia e brasileira da Qualidade; prêmios da Qualidade.
Desenvolvimento de Projeto Prático
Objetivos: Enraizar as metodologias estudadas no curso através de elaboração de trabalhos práticos individuais.
Conteúdo: Definição de temas; planejamento do trabalho; coleta de dados; levantamento de alternativas; seleção de uma alternativa; especificação da solução.
Gestão da Inovação
Objetivos: Compreender o que significa a inovação em bens e serviços como estratégia competitiva da organizacão. Analisar de que forma uma organização que compete em Qualidade e Produtividade pode evoluir para competir através da Inovacão. Tratar de técnicas relacionadas à inovação e à sua gestão.
Conteúdo: Conceitos relativos à Inovação ; A Estratégia da Inovação ; Cultura Organizacional para a Inovação; Aplicação do Ciclo PDCA à Inovação; Processos e Indicadores de Inovação; Gestão do Risco; Abordagens de Implantação e Gestão da Mudança.
O corpo docente é formado por professores do Departamento de Engenharia de Produção e de outras unidades da USP e por especialistas e profissionais associados à Fundação Vanzolini, com notório saber nesta área.
Coordenador: Prof. Dr. Alberto Wunderler Ramos
Graduado em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (1980), possui os títulos de Mestre em Engenharia e de Doutor em Engenharia (Engenharia de Produção), ambos pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor-doutor da Universidade de São Paulo e professor da Fundação Carlos Alberto Vanzolini. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Qualidade e Produtividade, atuando principalmente nos seguintes temas: controle estatistico de processo, lean seis sigma, delineamento de experimentos, estudos de capacidade e estratégia para melhoria de operações. Desenvolve diversos trabalhos como consultor em empresas de manufatura e de serviços. É Diretor da PRODUCTIVA Engenharia.
Vice Coordenadora: Profa. Dra. Débora Pretti Ronconi
Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Espírito Santo (1990), mestrado e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professora livre docente na Engenharia de Produção da Universidade de São Paulo. Tem pesquisado na área de otimização combinatoria com ênfase no desenvolvimento de métodos heurísticos e exatos para programação de tarefas (scheduling).
No curso, são abordadas questões da qualidade e produtividade como: normas série ISO-9000; engenharia e análise do valor (EAV); benchmarking; inspeção na fonte e sistema à prova de falhas (Poka Yoke); programa 5S’s (house keeping); aperfeiçoamento contínuo (Kaizen); ferramentas gerenciais da qualidade e metodologia Seis Sigma.
Este curso de pós-graduação (lato sensu), operacionalizado pela Fundação Vanzolini, é oferecido mediante convênio com a Universidade de São Paulo (USP).
O curso é voltado para profissionais de nível superior que atuem em organizações nas áreas de qualidade e produtividade.
Pós-Graduação – Lato Sensu
Certificado emitido pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI-USP)
412 horas, contando com 11 disciplinas e mais o desenvolvimento de projeto prático.
Provas e Trabalhos
- Média mínima de aprovação 7,0
- Frequência mínima 75%
- Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
A avaliação do TCC é feito perante uma banca examinadora composta por três professores indicados pela Coordenação de cada curso de Pós Graduação Lato Sensu.
Mensalidade = 24 x R$ 1.200,00.
O valor total do curso é de R$ 28.800,00.
Desconto de 5% para pagamento à vista.
(*) valores sujeitos a alterações.
O processo seletivo é composto por:
- Preenchimento da ficha de inscrição;
- Análise Curricular.
A Fundação Vanzolini busca desenvolver e disseminar conhecimentos científicos e tecnológicos essenciais à Engenharia de Produção, à Administração Industrial, à Gestão de Operações e às demais atividades relacionadas que realiza com total caráter inovador. E é com este objetivo que a Fundação Vanzolini oferece o Programa de Bolsas de Estudo para os cursos de Pós-graduação e MBA.
Durante cada processo seletivo, é aberto o processo para o Programa de Bolsas de Estudo. Os candidatos deverão se inscrever, realizar prova e atender aos critérios socioeconômicos.
O candidato selecionado por avaliação de professores doutores, terá 01 (uma) bolsa de 100% durante o período do curso.
Para saber mais sobre o Programa de Bolsas de Estudo, acesse o edital do processo seletivo vigente:
Processo Seletivo para Bolsa de Estudo Encerrado