Domínio completo do desenvolvimento e da gestão de projetos

Temos como intuito prover um portfólio completo de serviços de treinamento em Gestão de Projetos para nossos clientes, parceiros e colaboradores, com o objetivo de criar competências quando, onde e com o formato adequado para desenvolver projetos em âmbitos corporativos nacional e internacional contribuindo para a manutenção do capital intelectual e com a lucratividade de nossos clientes.

Baixe o Programa do Curso

 

Local: Cidade Universitária - POLI USP

O Curso de Especialização em Gestão de Projetos tem como objetivo discutir os múltiplos aspectos da gestão de projetos, o que é fundamental para que as empresas encontrem técnicas capazes de acelerar o lançamento de produtos, reduzir os custos e melhorar os controles, independente do valor investido ou do porte do projeto.

 

Análise de Risco Aplicada à Projetos

Objetivo: Apresentar os conceitos básicos da gestão do risco em projetos.

Conteúdo: Conceito moderno de risco; análise x gestão de risco; os seis processos da gestão do risco; planejamento da gestão, identificação, avaliação, quantificação, planejamento da resposta, monitoração e controle do risco; implementação da gestão do risco: aplicações em diferentes tipos de projetos e ferramentas da qualidade aplicadas a riscos: Fmea, Hazop, Árvore de Falhas.

Engenharia Econômica e Custos Aplicados à Projetos

Objetivo: Apresentar os conceitos e técnicas de controle de custos aplicados à gestão de projetos.

Conteúdo: A estrutura analítica como organizadora de custos; custos diretos e indiretos, fixo e variável; formas de apropriação de custo; orçamentos e alocação de custos por atividades; estimativas; cronograma financeiro; curva S; valor agregado; fluxo de caixa; juros simples e compostos; valor temporal do dinheiro; valor atual, valor futuro, benefício anual equivalente; inflação; depreciação e imposto de renda; viabilidade econômica: certeza e incerteza e comparação de alternativas.

Estatística Aplicada à Projetos

Objetivo: Apresentar os conceitos e técnicas estatísticas aplicáveis a projetos.

Conteúdo: Distribuições de probabilidades (discretas e contínuas); média e variância; inferência estatística; delineamento de experimentos; séries temporais; regressão e aplicação (em rede PERT, em análise de custos, na avaliação de alternativas).

Gestão da Qualidade em Projetos

Objetivo: Apresentar os conceitos e técnicas de gestão da qualidade aplicada a projetos.

Conteúdo: Indicadores de qualidade em projetos; a ISO 10.006 comparada com a ISO 9000; cultura da qualidade; planejamento da qualidade; QFD – Quality Function Deployment e auditorias.

Gestão de Recursos Humanos em Projetos

Objetivo: Apresentar os conceitos e técnicas de gestão de pessoas no ambiente de projetos.

Conteúdo: Planejamento organizacional; estratégias de aquisição de recursos em projetos; formação e times de projetos; introdução a teorias comportamentais e gestão de conflito e negociação em ambiente de projetos.

Gestão de Suprimentos e Logística em Projetos

Objetivo: Apresentar os conceitos e técnicas de gestão de suprimentos e logística aplicada a projetos.

Conteúdo: Seleção de fornecedores; análise de propostas; controle de recebimentos; modalidades de contratação; a legislação; análise crítica de contratos; subcontratações e a logística dos recursos do projeto.

Introdução a Gestão Projetos

Objetivo: Introduzir os conceitos de gestão de projetos.

Conteúdo: Introdução ao projeto de engenharia; metodologia da execução; planejamento do projeto; viabilidade técnica e econômica; projeto básico e otimização; projeto executivo e certificação; implantação e capacitação da manufatura e aplicação do método a um projeto em grupo.

Métodos e Técnicas Aplicados ao TCC

Objetivo: Apresentação, Descrição e Discussão dos Resultados. Elaboração das conclusões e formatação do TCC.

Conteúdo: Estruturação Geral do TCC; Formulação do Problema e Definição dos Objetivos; Fundamentação Teórica do Trabalho; Delineamento dos Métodos e Técnicas de Pesquisa; Técnicas para a Coleta e Análise de Dados.

Planejamento, Programação e Controle em Projetos

Objetivo: Apresentar os conceitos e técnicas de planejamento, programação e controle em projetos.

Conteúdo: O Processo de planejamento; definição de escopo; a estrutura analítica; redes de precedência; alocação de recursos; controle de atividades e recursos; a dinâmica de um projeto e softwares disponíveis.

Sistemas de Comunicações em Projetos

Objetivo: Apresentar sistemas de comunicação aplicáveis a projetos e como geri-los.

Conteúdo: Técnicas de comunicação aplicáveis em projetos; instrumentação apropriada para comunicação em projetos; informações necessárias a cada projeto em Particular; relatórios gerenciais em projetos; o uso de softwares para gestão de projetos; comunicação interpessoal; a comunicação e o controle de projetos.

Gestão Ágil e Enxuta (Lean) de Projetos

Objetivo: Apresentar modelos organizacionais de empresas que são gerenciadas por projetos.

Conteúdo: Gestão Ágil de Projetos; Artefatos da Gestão Ágil de Projetos; Eventos da Gestão Ágil de Projetos; Equipe da Gestão Ágil de Projetos; Técnicas de Estimação em Gestão Ágil de Projetos; Gestão Enxuta (Lean) de Projetos.

Metodologia de Pesquisa

Objetivo: Apresentar as várias abordagens metodológicas de pesquisa em Engenharia; Questões e Hipóteses em pesquisa prática e aplicada; Alinhamento entre Objetivos e métodos de pesquisa; Pesquisa quantitativa: Modelagem, experimentação, simulação e survey; Pesquisa qualitativa: estudo de caso e pesquisa-ação.

O curso é voltado para profissionais de nível superior que tenham interesse na especialização em gestão de projetos, suas implicações e necessidades sob os pontos de vista: organizacional, recursos humanos, instrumentação, qualidade e produtividade.

O corpo docente é formado por professores do Departamento de Engenharia de Produção e de outras unidades da USP e por especialistas e profissionais associados à Fundação Vanzolini, com notório saber nesta área.

Coordenadora: Profa. Dra. Marly Monteiro de Carvalho

É professora titular da Escola Politécnica da USP, atuando na graduação e pós-graduação do Departamento de Engenharia de Produção, desde 1992. Coordena o Laboratório de Gestão de Projetos (LGP) (www.pro.poli.usp.br/lgp). Coordena o grupo de pesquisa Qualidade e Engenharia do Produto (QEP), onde desenvolve projetos de pesquisa, com apoio de órgãos de fomento, tais como CAPES, CNPq, FAPESP entre outros. Coordena o curso de Especialização em Gestão de Projetos da USP e Fundação Vanzolini (CEGP/FCAV). Autora de 12 livros publicados no Brasil e nos Estados Unidos e de diversos artigos em periódicos relevantes como International Journal of Project Management, International Journal of Production Research, International Journal of Operations & Production Mangement, Journal of Cleaner Production, entre outros. É membro do conselho editorial (editorial advisory board) do Journal of Manufacturing Technology Management, do Journal of Modern Project Management, e do PM World Journal e PM World Library. Participa do conselho da cátedra de gestão de projetos aeroespaciais da Universidade de Quebec em Trois Riviere, Canadá. Possui livre docência pela Escola Politécnica da USP, pós-doutoramento em Engenharia Gestional pelo Politécnico de Milão (Itália), doutorado e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, e graduação em Engenharia de Produção Mecânica pela Escola de Engenharia de São Carlos da USP. Tem coordenado projetos de pesquisa patrocinados por CNPq, CAPES, FAPESP-Newton Fund. Tem parceria com pesquisadores internacionais (projetos, co-autoria de artigos e troca de alunos) das seguintes universidades: University of Cambridge (UK), Aston University (UK), Technical University of Denmark (Dinamarca), University of Quebec (Canada). Citações: Web of Science (h-index: 15), Scopus (h-index: 17), Google Scholar (h-index: 39), ResearchGate (h-index 24; RG Score: 33.72) Foi vice-coordenadora de pesquisa da Escola Politécnica. Foi editora da Revista Produção (Production) por seis anos. Foi membro da diretoria da Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO), por duas gestões consecutivas, ocupando o cargo de Diretora Técnica e de 2ª Vice-Presidência. Participou do comitê de avaliação das Engenharias III da CAPES, triênio 2001-2003 e 2004-2006. Foi pesquisadora do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo. Áreas de interesse em pesquisa: gestão de projeto e da inovação, gestão da qualidade e estratégia competitiva.

Vice-coordenador: Prof. Dr. Renato de Oliveira Moraes

Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (1988) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (2004). Possui 16 anos de experiência no ensino superior, é professor do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade de São Paulo onde participa do grupo de Gestão da Tecnologia da Informação. Seus interesses de pesquisa incluem Gestão da TI, Gestão da Inovação, Gestão de Projetos e Análise Multivariada de Dados.

Baseado no PMBok, Project Management Body of Knowledge, criado e mantido pelo Project Management Institute (PMI), com sedeem Massachusetts, EUA, o curso aborda, de maneira prática e atual, as técnicas para a concepção, planejamento, execução controle e encerramento dos projetos.

selo_uspPós-Graduação – Lato Sensu
Certificado emitido pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI-USP)

Certificado da Fundação Vanzolini em Aperfeiçoamento em Gestão de Projetos para os alunos que cursarem as seguintes disciplinas:

Planejamento, Programação e Controle em Projetos;
Introdução a Gestão de Projetos;
Gestão da Qualidade em Projetos;
Gestão de Suprimentos e Logística em Projetos;
Análise de Risco Aplicada à Projetos. 

472 horas, contando com 12 disciplinas e mais o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) totalizando 472 horas em 24 meses de curso.

Provas e Trabalhos

  • Média mínima de aprovação 7,0
  • Frequência mínima 75%
  • Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) | Simulação de Projeto

A avaliação do TCC é feito perante uma banca examinadora composta por três professores indicados pela Coordenação de cada curso de Pós Graduação Lato Sensu.

Mensalidade= 24 x R$ 1.380,00.

O valor total do curso é de R$ 33.120,00.
Incluso: material didático.

Desconto de 5% para pagamento à vista.

(*) valores sujeitos a alterações.

 

 

 

 

 

O processo seletivo é composto por:

  • Preenchimento da ficha de inscrição;
  • Análise Curricular;

Fundação Vanzolini busca desenvolver e disseminar conhecimentos científicos e tecnológicos essenciais à Engenharia de Produção, à Administração Industrial, à Gestão de Operações e às demais atividades relacionadas que realiza com total caráter inovador. E é com este objetivo que a Fundação Vanzolini oferece o Programa de Bolsas de Estudo para os cursos de Pós-graduação e MBA.

Durante cada processo seletivo, é aberto o processo para o Programa de Bolsas de Estudo. Os candidatos deverão se inscrever, realizar prova e atender aos critérios socioeconômicos.

O candidato selecionado por avaliação de professores doutores, terá 01 (uma) bolsa de 100% durante o período do curso.

Para saber mais sobre o Programa de Bolsas de Estudo, acesse o edital do processo seletivo vigente:

PROCESSO DE BOLSAS DE ESTUDOS ENCERRADO PARA ESTA TURMA.