O Programa de Desenvolvimento de Competências em Economia Circular vem de um momento de transformação onde grandes tecnologias direcionadoras de mudança da Indústria 4.0 e seus mercados nas próximas décadas: IoT, BlockChain, IA e Impressão 3D, irão demandar de profissionais capazes de conduzir as organizações da lógica linear atual para o potencial de oportunidades da Economia Circular, em todas as áreas da Indústria.

Baixe o Programa do Curso

Local: Centro de Treinamento - Av. Paulista

O curso consiste em desenvolver o conceito de que a lógica linear da economia global não funciona mais, e que a transição para a circularidade é essencial para a sobrevivência da economia moderna, através da extensão do valor de tudo aquilo que é manufaturado.

ETAPA 1 – ATIVIDADES ONLINE

  • CONTEXTO DA ECONOMIA LINEAR GLOBAL (HOJE)
    Quais as mudanças que tornaram obrigatório a transição da Economia linear para a Economia Circular, no planejamento estratégico das organizações para superar os desafios do Século XXI;                                                                                                                                            
  • O QUE É ECONOMIA CIRCULAR E SEUS FUNDAMENTOS
    E porque ela pode ser considerada como uma rota segura para superar os atuais desafios das organizações;                                                                                                                                       
  • MINDSET DA ECONOMIA CIRCULAR
    Como desenvolver as competências organizacionais e profissionais para trabalhar sob estes novos paradigmas de negócio. 
  • ATIVIDADE PRÁTICA #1 – Entendimento da Metodologia de “avaliação de valor não capturado”
    Enxergue desperdícios que não são óbvios nos processos de negócio,na forma de: Valor Excedente, Valor Ausente, Valor Perdido e Valor Destruído. 

ETAPA 2 – WORKSHOP PRESENCIAL

  • ATIVIDADE PRÁTICA  #2
    APLICAÇÃO DA Metodologia de “avaliação de valor não capturado”. Aplique os conceitos em um caso de estudo.
  • DESAFIO INDIVIDUAL – APLICANDO NA SUA REALIDADE
    Aplique os conceitos desenvolvidos na sua realidade

ETAPA 3 – ATIVIDADES ONLINE

  • DESAFIOS PARA A ECONOMIA CIRCULAR
    A sobrevivência da economia moderna: extensão do valor de tudo aquilo que é manufaturado. Ou seja, o esgotamento da lógica tradicional de negócios (com modelos fundamentados no emprego do capital para aquisição de matérias primas, meios de produção e distribuição de produtos) exige que se desenvolva o conceito que a lógica linear da economia global se exauriu, e que a transição para a circularidade é essencial para sobrevivência da economia moderna.
  • FATORES DE MUDANÇA E UM NOVO MODELO ECONÔMICO
    A importância de saber navegar nos novos modelos de negócio, se são baseados no uso prolongado dos recursos (sharing & collaborative economies) e/ou apenas no momento em que são necessários (on demand economy)
  • REPENSANDO A CRIAÇÃO DE VALOR: A PERSPECTIVA CIRCULAR
    Vida útil dos produtos, recuperação dos materiais, repensar processos produtivos e dos produtos. Cadeias de produção pela nova dinâmica de mercado: tecnologias emergentes, remanufatura, ecodesign.
  • A OPORTUNIDADE DA ECONOMIA CIRCULAR
    A demanda por profissionais capazes de conduzir as organizações (da lógica linear atual para o potencial de oportunidades da Economia Circular) diante de grandes novas tecnologias direcionadoras de mudança: Industria 4.0, IoT, BlockChain, IA e Impressão 3D.

ETAPA 4 – APRESENTAÇÃO DOS PROJETOS E CONSOLIDAÇÃO

  • Apresentação dos resultados dos projetos                                                                                                                                                    
  • Consolidação dos conceitos aprendidos

Profissional em geral, seja líder ou não.

 

 

 

O corpo docente é formado por professores do Departamento de Engenharia de Produção e de outras unidades da USP e por especialistas e profissionais associados à Fundação Vanzolini, com notório saber nesta área.

COORDENADOR

Prof. João Amato Neto

Livre-docente pela POLI-USP, Pós-doutor em Economia e Administração de Empresas pela Università Ca Foscari di Venezia (Itália), Doutor em Engenharia (Engenharia de Produção) pela POLI-USP, Mestre em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (EAESP-FGV) e Bacharel em Engenharia de Produção pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP). Presidente da Diretoria Executiva da Fundação Vanzolini.

DOCENTE

Nelson Marinelli Filho

Engenheiro mecânico e desenvolveu toda a base de sua carreira, tanto profissional quanto acadêmica, na cadeia de valor da indústria automobilística brasileira e aproveitando toda a sua capacidade de conexão com os mercados internacionais. A partir dessa base sólida construiu um histórico significativo de projetos de PD&I em alguns dos mais destacados setores da nossa economia – agronegócio, educação, saúde e varejo. Em função desse papel, entendeu desde o primeiro momento o potencial transformador da Economia Circular para a nossa sociedade e alinhou-se aos grupos de trabalho da Universidade de São Paulo, que é uma das Pionner Universities da iniciativa global pela Economia Circular, liderada pela Hellen MacArthur Foundation. Desde então desenvolve iniciativas orientadas ao desenvolvimento de competências, pelas organizações, para alcançar os seus benefícios, junto a organizações líderes em seus mercados.

Curso de Atualização –  Certificado emitido pela Fundação Vanzolini.

R$ 600,00.

1x no boleto ou até 6x no cartão de crédito

Turma 02

18 à 22 de março de 2019 – Atividades online (Flipped Classroom)

23 de março de 2019 – 1 º encontro

25 à 29 de março de 2019 – Atividades online (Flipped Classroom)

30 de março de 2019 – 2 º encontro