O Design Thinking é uma abordagem que permite revolucionar a maneira de encontrar soluções inovadoras para os problemas e desafios das organizações, empresas, governo e sociedade, focadas nas necessidades reais do mercado e sobretudo nas pessoas.
Dessa forma, diferente do que comumente acontece, as soluções encontradas a partir do design thinking não acontecem com base em dados e estatísticas, mas sim a partir das pessoas impactadas pela solução em questão. Este curso tem uma abordagem essencialmente prática de aprendizagem. Você irá vivenciar o conceito, a abordagem e as diversas ferramentas para facilitar e gerenciar processos de inovação que utilizam o design thinking como principal ferramenta de resolução de problemas complexos. Este é um programa de 3 dias intensos que lhe dará uma grande compreensão sobre os princípios do design thinking, as principais ferramentas e as metodologias para aplicação. O foco deste curso é a mão na massa. Você aprende fazendo junto, enquanto desenvolve suas capacidade de criar estratégias e soluções para problemas específicos!
DATA
Inscrições encerradas.
*As datas estão sujeitas a alterações com prévio aviso.

VAGAS LIMITADAS
A Fundação Vanzolini acredita na “Aprendizagem centrada no aluno” e para que sua experiência seja incrível com dinâmicas em grupo, atividades práticas, atenção para tirar dúvidas com o professor e conteúdos personalizados para sua realidade, nossas turmas tem um número de alunos limitado buscando o conforto de todos.
INVESTIMENTO
6x de R$ 266,66 (cartão de crédito)
Investimento total: R$ 1.600,00
PRA QUEM O CURSO É INDICADO
-Para quem quer emergir na carreira – seja ela qual for;
-Para quem está disposto a quebrar padrões;
-Para quem não está satisfeito em fazer as coisas como sempre foram feitas;
-Para quem quer realizar troca de experiência com profissionais de outras áreas na busca por outros pontos de vista.
O QUE VOCÊ VAI APRENDER
Aquele interessado em mudar a sua forma de gerir problemas dentro e fora das corporações deve fazer este curso por que com este conteúdo ele vai aprender:
-
Como inovar com eficiência ao completar três projetos reais de design thinking;
-
Como desenhar uma abordagem para resolver problemas complexos;
-
Ferramentas práticas para ganhar a empatia, colaborar e criar protótipos de qualquer ideia.
PROGRAMA
PRÉ CURSO
-
Ler texto: Diário de bordo de um designer thinker.
DIA 1
-
Talk introdutório
-
Apresentação do instrutor e dos alunos.
-
De onde surgiu o design thinking e para onde eles nos convida a ir
-
história, designers thinkers para se inspirar e modelos de negócio que deram certo;
-
O desafio de descobrir um problema específico e partir para a solução;
-
Benchmarks de empresa que usam o design thinking como ferramenta propulsora de resultados constantes.
-
Hands on #1 (Atividade prática)
-
Por que Design Thinking está associado com inovação
-
Saiba por que o Design Thinking está associado a inovação, como ele pode ajudar você a inovar
-
Hands on (Atividade prática)
-
Passeando pelos valores fundamentais do design thinking
-
Quais são os valores fundamentais do Design Thinking
-
Como um engenheiro resolveu um problema usando a empatia
-
O Valor da colaboração
-
Valor da experimentação
-
Hands on #2 (Atividade prática)
Design thinking como mudança de de modelos mentais
-
Como o Design Thinking pode mudar seu modelo mental
Desafio para mudança de modelo mental
Desafio! #1
Desafio¡ #2
-
Etapas do processo de design thinking
-
Quais as etapas do Design Thinking
Etapa da descoberta
-
Ferramenta para descoberta – Cenários Análogos
-
Ferramenta empatia
-
O que é Empatia e a diferença para Simpatia
-
Ferramenta Mapa de Empatia, Avatar, Persona
-
Ferramenta Heavy Users
-
Finalização da Etapa de Descoberta
-
Etapa da Interpretação
-
Etapa da Ideação
-
Hands on #3 (Atividade prática)
DIA 2
-
Fase 1 – Empatia – Imersão
-
Fase 1 – Empatia – Observação
-
Fase 1 – Empatia – Engajamento
-
Fase 2 – Definição – Entendimento
-
Fase 2 – Definição – POV
-
Fase 3 – Ideação – Brainstorming
-
Fase 3 – Ideação – Facilitando o brainstorming
-
Fase 4 – Prototipagem
-
Fase 4 – Prototipagem – Tipos
-
Fase 5 – Teste
-
De onde surgem as Boas Ideias
Projeção de um interessante talk ilustrado de Steven Johnson, citado como um dos mais influentes pensadores do ciberespaço pelos periódicos Newsweek, New York Magazine e Websight. É editor-chefe e co-fundador da Feed, premiada revista cultural on-line. Johnson graduou-se em semiótica pela Brown University e em literatura inglesa pela Columbia University. Autor dos livros: Cultura da Interface, De cabeça aberta, Emergência, dentre outros.O Autor destaca, principalmente, as relações humanas como potencial para se ter boas ideias.
-
Entenda o que é Criatividade
Desafio! #1
Desafio¡ #2
-
Etapa da Prototipação
DIA 3
Etapa da Prototipação
Referências externas para pesquisa.
Desafio! #1
Desafio¡ #2
Hands on #4
-
Prototipação – caso prático real
Nesta aula eu mostro como eu uso a etapa de prototipação na prática para a realização de um negócio próprio, no caso, uma agência de design.
-
Etapa da Prototipação
Mais um caso Real de Prototipação
-
Conclusão do processo e finalização
-
O perfil do Design Thinker
Desafio! #1
Desafio¡ #2
Hands on #5
-
Entender e compreender como funciona o Design Thinking. ( para aplicar em diversos cenários )
-
Usar as ferramentas para solucionar problemas ou descobrir novas ideias.
-
Mudar o modo de pensar e solucionar problemas complexos.
PROFESSORES
Ticiana Calipe
Professora
Sou uma gestora de projetos digitais extremamente eficiente e inspirada, com considerável experiência, em design e estratégia digital para marcas pessoais.
Diretora de Arte Formada pela ESAD (Escola Superior de Artes e Design) em Portugal, pós-graduada pela ESDI (School of Disseny) em Barcelona e consultora de marketing digital.
Escritora, escrevi o livro PROPÓSITO S.A.
Tenho uma vasta experiência no campo do marketing e estou confortável em cultivar estratégias globais de marketing; Tenho a flexibilidade de ser um membro dinâmico da equipe e trabalhar com minha própria iniciativa.
Sinto-me à vontade num clima de trabalho rápido, orientado para o crescimento e demonstro a minha aptidão para garantir que a ênfase nas comunicações integradas seja compreendidas e atualizada de forma eficaz em todos os canais.
Eu tenho a capacidade de ser flexível e ajustável em um ambiente de trabalho pressurizado e estou confortável em completar minhas tarefas e objetivos cumprindo meus prazos.
|
FREQUÊNCIA
Para obtenção do certificado, o(a) participante deverá atender o critério de frequência mínima, que é equivalente a 75% da carga horária total do curso.
Local: Av. Paulista, 967 – 3º andar