O Design Thinking é uma abordagem que permite revolucionar a maneira de encontrar soluções inovadoras para os problemas e desafios das organizações, empresas, governo e sociedade, focadas nas necessidades reais do mercado e sobretudo nas pessoas.

Dessa forma, diferente do que comumente acontece, as soluções encontradas a partir do design thinking não acontecem com base em dados e estatísticas, mas sim a partir das pessoas impactadas pela solução em questão. Este curso tem uma abordagem essencialmente prática de aprendizagem. Você irá vivenciar o conceito, a abordagem e as diversas ferramentas para facilitar e gerenciar processos de inovação que utilizam o design thinking como principal ferramenta de resolução de problemas complexos. Este é um programa de 8 dias intensos que lhe dará uma grande compreensão sobre os princípios do design thinking, as principais ferramentas e as metodologias para aplicação. O foco deste curso é a mão na massa. Você aprende fazendo junto, enquanto desenvolve suas capacidade de criar estratégias e soluções para problemas específicos!

 Baixe o Programa do Curso         

DATA

Turma 02 – 01, 08 e 15 de fevereiro de 2020 
Sábados 08h às 17h

*As datas estão sujeitas a alterações com prévio aviso.


INVESTIMENTO

6x de R$ 258,33 (cartão de crédito)
Investimento total: R$ 1.550,00


PRA QUEM O CURSO É INDICADO

-Para quem quer emergir na carreira – seja ela qual for;
-Para quem está disposto a quebrar padrões;
-Para quem não está satisfeito em fazer as coisas como sempre foram feitas;
-Para quem quer realizar troca de experiência com profissionais de outras áreas na busca por outros pontos de vista.


O QUE VOCÊ VAI APRENDER

Aquele interessado em mudar a sua forma de gerir problemas dentro e fora das corporações deve fazer este curso por que com este conteúdo ele vai aprender: 

  • Como inovar com eficiência ao completar três projetos reais de design thinking;

  • Como desenhar uma abordagem para resolver problemas complexos;

  • Ferramentas práticas para ganhar a empatia, colaborar e criar protótipos de qualquer ideia.


PROGRAMA

PRÉ CURSO

Ler texto: Diário de bordo de um designer thinker.

DIA 1

  • Talk introdutório

    • Apresentação do instrutor e dos alunos.

  • De onde surgiu o design thinking e para onde eles nos convida a ir

    • história, designers thinkers para se inspirar e modelos de negócio que deram certo;

    • O desafio de descobrir um problema específico e partir para a solução;

    • Benchmarks de empresa que usam o design thinking como ferramenta propulsora de resultados constantes.

      Hands on #1 (Atividade prática)

DIA 2

  • Por que Design Thinking está associado com inovação

    • Saiba por que o Design Thinking está associado a inovação, como ele pode ajudar você a inovar

      Hands on (Atividade prática)

  • Passeando pelos valores fundamentais do design thinking

    • Quais são os valores fundamentais do Design Thinking

    • Como um engenheiro resolveu um problema usando a empatia

    • O Valor da colaboração
      Valor da experimentação

      Hands on #2 (Atividade prática)

DIA 3

  • Design thinking como mudança de  de modelos mentais

  • Como o Design Thinking pode mudar seu modelo mental
    Desafio para mudança de modelo mental
    Desafio! #1
    Desafio! #2

  • Etapas do processo de design thinking

    • Quais as etapas do Design Thinking
      Etapa da descoberta

    • Ferramenta para descoberta – Cenários Análogos

    • Ferramenta empatia

    • O que é Empatia e a diferença para Simpatia

    • Ferramenta Mapa de Empatia, Avatar, Persona

    • Ferramenta Heavy Users

    • Finalização da Etapa de Descoberta

    • Etapa da Interpretação

    • Etapa da Ideação

      Hands on #3 (Atividade prática)

DIA 4

  • Fase 1 – Empatia – Imersão

  • Fase 1 – Empatia – Observação

  • Fase 1 – Empatia – Engajamento

  • Fase 2 – Definição – Entendimento

  • Fase 2 – Definição – POV

  • Fase 3 – Ideação – Brainstorming

  • Fase 3 – Ideação – Facilitando o brainstorming

  • Fase 4 – Prototipagem

  • Fase 4 – Prototipagem – Tipos

  • Fase 5 – Teste

DIA 5 

  • De onde surgem as Boas Ideias

    Projeção de um interessante talk ilustrado de Steven Johnson, citado como um dos mais influentes pensadores do ciberespaço pelos periódicos Newsweek, New York Magazine e Websight. É editor-chefe e co-fundador da Feed, premiada revista cultural on-line. Johnson graduou-se em semiótica pela Brown University e em literatura inglesa pela Columbia University. Autor dos livros: Cultura da Interface, De cabeça aberta, Emergência, dentre outros.O Autor destaca, principalmente, as relações humanas como potencial para se ter boas ideias.

  • Entenda o que é Criatividade
    Desafio! #1
    Desafio! #2

  • Etapa da Prototipação

Dia 6 

  • Etapa da Prototipação

    Referências externas para pesquisa.
    Desafio! #1
    Desafio! #2
    Hands on #4

  • Prototipação – caso prático real
    Nesta aula eu mostro como eu uso a etapa de prototipação na prática para a realização de um negócio próprio, no caso, uma agência de design.

Dia 7 

  • Etapa da Prototipação
    Mais um caso Real de Prototipação

  • Conclusão do processo e finalização

DIA 8

  • O perfil do Design Thinker
    Desafio! #1
    Desafio¡ #2
    Hands on #5


PROFESSORES

Ticiana Calipe
Professora

Sou uma gestora de projetos digitais extremamente eficiente e inspirada, com considerável experiência, em design e estratégia digital para marcas pessoais.

Diretora de Arte Formada pela ESAD (Escola Superior de Artes e Design) em Portugal, pós-graduada pela ESDI (School of Disseny) em Barcelona e consultora de marketing digital.
Escritora, escrevi o livro PROPÓSITO S.A.

Tenho uma vasta experiência no campo do marketing e estou confortável em cultivar estratégias globais de marketing; Tenho a flexibilidade de ser um membro dinâmico da equipe e trabalhar com minha própria iniciativa.

Sinto-me à vontade num clima de trabalho rápido, orientado para o crescimento e demonstro a minha aptidão para garantir que a ênfase nas comunicações integradas seja compreendidas e atualizada de forma eficaz em todos os canais.

Eu tenho a capacidade de ser flexível e ajustável em um ambiente de trabalho pressurizado e estou confortável em completar minhas tarefas e objetivos cumprindo meus prazos.


FREQUÊNCIA

Para obtenção do certificado, o(a) participante deverá atender o critério de frequência mínima, que é equivalente a 75% da carga horária total do curso.


 

 

Local: Av. Paulista, 967 – 3º andar