A análise de quantidade massiva de dados para tomada de decisão representa uma das principais tendências das indústrias. O curso permite capacitar estudantes para essa nova realidade por meio de uma plataforma de processamento paralelo gratuita.

PREENCHA OS DADOS ABAIXO E RECEBA O PROGRAMA COMPLETO DO CURSO


DATA*

Inscrições encerradas

*As datas estão sujeitas a alterações com prévio aviso.


 INVESTIMENTO

Curso gratuito


PARA QUEM O CURSO É INDICADO

Estudantes de graduação e pós-graduação.


O QUE VOCÊ VAI APRENDER

Uso de plataforma open source de processamento de big data e sua linguagem de programação ECL.


PROGRAMA

Conteúdo

1) Conceitos introdutórios de processamento de big data e gerenciamento de data lake.

2) Conceitos e componentes da plataforma HPCC Systems (https://hpccsystems.com/).

3) Fundamentos da linguagem de programação ECL (Enterprise Control Language).

Estratégias Didáticas

  • Aulas expositivas

  • Exercícios práticos no computador

  • Trabalho prático desenvolvido pelos alunos


 AVALIAÇÃO

  •  Participação em aula

  • Realização de exercícios e trabalho


FREQUÊNCIA

Para obtenção do certificado, o(a) participante deverá atender o critério de frequência mínima, que é equivalente a 75% da carga horária total do curso.


PROFESSOR

Prof. Dr. Renato de Oliveira Moraes
Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (1988) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (2004). Possui 16 anos de experiência no ensino superior, é professor do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade de São Paulo onde participa do grupo de Gestão da Tecnologia da Informação. Seus interesses de pesquisa incluem Gestão da TI, Gestão da Inovação, Gestão de Projetos e Análise Multivariada de Dados.

Hugo Martinelli Watanuki 
Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (2005) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (2012). Em 2015, iniciou o doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo na área de gestão da tecnologia da informação. Tem experiência em ambientes de tecnologia da informação do setor automobilístico, atuando principalmente com planejamento estratégico de sistemas de engenharia avançada e computação de alto desempenho.

 

Artur Baruchi
Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade São Judas Tadeu(2004), especialização em Integração de Sistemas pela Universidade São Judas Tadeu(2006), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo(2010), doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo(2015). Atualmente é pesquisador visitante (TT5) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Ciência da Computação. Atuando principalmente nos seguintes temas:Computação em Nuvem, Virtualização, Gerência de Recursos.

Local: Online