A questão da saúde mental relacionada ao trabalho já é considerada um dos principais desafios para a saúde pública, para as empresas e para os poderes públicos, devido à incidência crescente de afastamentos do trabalho por problemas psíquicos, hoje, em segundo ou terceiro lugar nas estatísticas das empresas e do INSS.

Por este motivo, capacitar profissionais que trabalham tanto no âmbito da psicologia organizacional, como gestores, profissionais ligados à saúde, gestores privados e públicos se tornou uma questão estratégica.

O curso de Psicodinâmica do trabalho oferece ao público um programa de capacitação baseado em um dos campos do conhecimento que tem se desenvolvido de modo bastante significativo nas últimas décadas.

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DATA*

Inscrições encerradas.


 INVESTIMENTO

Matrícula = 575,00
Mensalidade = 9x 575,00
Valor total do curso = 5.750,00

Desconto de 5% para pagamento à vista.
(*) valores sujeitos a alterações.

 


PARA QUEM O CURSO É INDICADO

O curso está voltado para todos os setores da economia, tanto no âmbito público como privado. Os profissionais interessados nas questões relativas à saúde e trabalho, à psicologia, à engenharia de produção, à administração e gerenciamento, entrarão em contato com conceitos e modalidades de ação que podem ser úteis para a sua atuação profissional assim como para o desenvolvimento das empresas e instituições. O curso é voltado para profissionais com nível superior.



 AVALIAÇÃO

Os alunos deverão obter nas disciplinas aproveitamento igual ou superior a 7,0 (sete) e frequência mínima equivalente a 75% das aulas ministradas.


PROGRAMA

  • HISTÓRICO– SAÚDE MENTAL NO TRABALHO

Diferenças entre a PDT e outras abordagens no campo

Da psicopatologia do trabalho a psicodinâmica do trabalho

A relação entre a PDT e a ergonomia

A discrepância entre o prescrito e o real

Definição da saúde

Trabalho, normalidade e loucura

Construção da saúde e realização de si

Centralidade do trabalho

As profissões, a tradição e as regras

  • O TRABALHAR SOB A ÓTICA DA PDT

A organização do trabalho – diferentes escolas

Conteúdo e significado do trabalho

O corpo e o trabalho

O lugar do indivíduo e do coletivo

Atividade subjetivante

O sofrimento e o sofrimento patogênico

Avaliação do trabalho como fonte de sofrimento

Os casos de suicídio relacionados ao trabalho

  • O LUGAR DO SUJEITO NA PDT

O sujeito entre a sexualidade e o trabalhar

A subjetividade como ponto de partida para o desenvolvimento do trabalho

Diferentes racionalidade para entender o trabalho

As contribuições da antropologia psicanalítica para entendimento do trabalho

As contribuições da PDT para o entendimento do sujeito no trabalho

As defesas psíquicas

A inteligência no trabalho

O trabalho e a identidade

O sujeito frente à resistência do real

  • CONTRIBUIÇÕES DA PDT PARA O CONHECIMENTO SOBRE O TRABALHO

O papel do coletivo

A importância da cooperação horizontal

As relações hierárquicas

A questão da liderança e da autoridade

A deontologia do fazer

O reconhecimento e as novas modalidades de organização do trabalho

O papel da reflexão e da deliberação na construção dos coletivos

O trabalho para o desenvolvimento da cultura

A divisão sexual do trabalho e questões de gênero

  • AÇÃO EM PSICODINÂMICA DO TRABALHO

O trabalhar como uma ação política

O método em PDT e questões éticas

A atividade deôntica

A criação de espaços de deliberação

Entre a pesquisa e a ação

A questão da emancipação

  • CASOS EM PSICODINÂMICA DO TRABALHO

Dificuldades para o desenvolvimento do debate sobre o trabalhar na sociedade

Resultados de estudos em PDT

Apresentação de casos

Relação entre saúde mental e direito


 CERTIFICAÇÃO

Curso de Atualização (USP)
Certificado emitido pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI-USP)

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PROCESSO SELETIVO

O processo seletivo é composto por:

  • Preenchimento da ficha de inscrição;

  • Análise Curricular;

  • Entrevista com a coordenação;

  • Redação Tema (“O que o curso Psicodinâmica do trabalho vai contribuir para a sua carreira”)


METODOLOGIA

64 horas, AULAS QUINZENAIS


 CORPO DOCENTE

O corpo docente é formado por professores do Departamento de Engenharia de Produção e de outras unidades da USP e por especialistas e profissionais associados à Fundação Vanzolini, com notório saber nesta área.

COORDENADOR

Laerte Idal Sznelwar

Graduação em Medicina pela Universidade Estadual de Campinas (1980), DEA pelo Conservatoire National des Arts et Metiers (1984) , doutorado em Ergonomia pela Conservatoire National des Arts et Metiers (1992) e pós-doutorado no Laboratoire de Psychologie du Travail et de l’Action du CNAM – Psychodynamique du Travail (dez 2000 a fev 2001), Livre-docente pelo Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo(2013), Membro da equipe do Laboratoire de Psychologie du Travail et de l’Action du CNAM (dez08 a fev09). Professor RDIDP do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Tem experiência Ergonomia, Saúde do Trabalhador, Psicodinâmica do Trabalho. Integrante do Grupo de Pesquisas do TTO (Trabalho, Tecnologia e Organização do Trabalho) do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

Local: Escola Politécnica da USP - Poli-USP