Local: USP

As empresas demandam cada vez mais uma gestão adequada dos recursos de TI, que podem ser tanto internos como externos à organização, dentro de um contexto competitivo que exige o alinhamento estratégico da TI com as decisões de negócio. Neste sentido, as organizações têm buscado formas de gestão que maximizem as contribuições da TI. O conceito de Capacidade de Gestão da TI vem da aplicação da Visão Baseada em Recursos (RBV) na Gestão da Tecnologia da Informação.

Apresentar os principais conceitos ligados à Capacidade de Gestão da TI.

Discutir as formas pelas quais a TI pode contribuir com a melhoria do desempenho das organizações.

Capacidade da TI –  Professor: Renato de Oliveira Moraes, Carga Horária: 15 horas em 4 aulas. Ementa: Visão Baseada em Recursos, Capacidades Dinâmicas, Ativos Intangíveis, Agilidade Organizacional, Valor da TI.

Terceirização da TI –  Professor: Hugo Martinelli Watanuki Carga Horária: 15 horas em 4 aulas. Ementa: Terceirização em TI: conceito e tipologia; Aspectos de decisão de terceirização; Decisões relacionadas a TI dentro das organizações; Influenciadores do processo decisão.

Gestão de Projetos de TI  – Professor: Henrique Takashi Adati Tomomitsu; Carga Horária: 15 horas em 4 aulas

Profissionais de TI, gerentes de sistemas de informação e executivos envolvidos com o papel da TI nas organizações.

Profissionais de TI, gerentes de sistemas de informação e executivos envolvidos com o papel da TI nas organizações.

Curso de Atualização (USP)
Certificado emitido pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo POLI-USP.

hotsite_4_201166113246-300x229[1]

Em todas as disciplinas serão utilizadas aulas expositivas, estudos de casos, realização de exercícios e trabalhos individuais e em grupo. A avaliação será baseada em provas, exercícios e participação nas aulas. 60 horas, composto por 4 disciplinas.

Provas/trabalhos – média mínima de aprovação 7,0 – freqüência mínima 85% – Desenvolvimento de projeto prático

Mensalidade = 4x R$1.500,00. O valor total do curso é de R$6.000,00.

Desconto de 5% para pagamento à vista.(*) valores sujeitos a alterações.

 

O corpo docente é formado por professores do Departamento de Engenharia de Produção e de outras unidades da USP e por especialistas e profissionais associados à Fundação Vanzolini, com notório saber nesta área.

COORDENADOR

Prof. Dr. Renato de Oliveira Moraes

Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (1988) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (2004). Possui 16 anos de experiência no ensino superior, é professor do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade de São Paulo onde participa do grupo de Gestão da Tecnologia da Informação. Seus interesses de pesquisa incluem Gestão da TI, Gestão da Inovação, Gestão de Projetos e Análise Multivariada de Dados.