Local: Paulista

OBJETIVO PRINCIPAL 

Nosso principal objetivo é impulsionar você e sua equipe, mostrando como utilizar a mais poderosa das ferramentas de comunicação: a língua! A língua escrita com clareza e objetividade para alcançar qualquer público, em qualquer mídia.

Redigir bem é básico. A humanidade nunca escreveu tanto quanto agora.

OBJETIVOS DIFERENCIAIS

NÃO ensinar português para quem já conhece essa língua desde o berço, e SIM mostrar como usá-la na prática diária com exemplos reais escritos por jornalistas, comerciantes, técnicos, arquitetos, advogados, vendedores, universitários e outros, contrastando Errado X Certo.

NÃO ignorar a parte mais difícil da tarefa de escrever, e SIM orientar você a organizar suas ideias e a passá-las para o papel com clareza e brevidade para que seus textos sejam entendidos de primeira.

NÃO focar na gramática, com suas regras entediantes para muitos, e SIM apresentar regras gerais aplicadas como ferramenta de uso diário.

NÃO cansar você com atividades teóricas, e SIM consolidar os temas dados com exercícios práticos, resolvidos em conjunto.

NÃO deixar ninguém de fora pela linguagem cheia de tecnicismos sisudos, e SIM mostrar os assuntos com linguagem clara e simples, de fácil entendimento e humor na dose certa.

NÃO ensinar fórmulas fixas de textos do tipo CTRL-C CTRL-V, que parecem escritos por robôs e irritam o destinatário, e SIM revelar como escrever com personalidade e emoção para convencer.

NÃO condenar você a ser uma presença passiva e sonolenta, e SIM estimular você a entrar na roda da interação em que todos opinam, aprendem e percebem as próprias falhas com leveza

NÃO inibir ainda mais os tímidos que temem esclarecer suas dúvidas em público, e SIM oferecer um ambiente acolhedor, onde todos se sintam à vontade para perguntar e discutir, sem medo nem constrangimento.

O curso tem 16 horas de duração, organizadas em 4 módulos de 4 horas cada um.

O foco constante dos 4 módulos  é a Organização e a Expressão clara de ideias:

  • Módulo 1 → Clareza

Clareza: o que é isso?

Como é escrever sem Clareza: falhas comuns

Como saber se escrevo com Clareza

Como transformar ideias em escrita: 4 passos

Clareza e pontuação: vírgula, ponto simples, ponto-parágrafo

  • Módulo 2 → Coerência, Coesão , Informatividade

Princípio do bom texto: harmonia das árvores

Coerência, Coesão, Informatividade: o que é isso? Por onde começar?

Textos difíceis de ler: origem e solução

Como costurar ideias: mecanismos de conexão

Verbo: a palavra forte

  • Módulo 3 → Concisão

Textos concisos: breves e objetivos

Como é escrever sem concisão

Como ser breve

10 infrações à língua que azedam entrevistas de emprego e outras situações  comunicativas

  • Módulo 4 → Traga seus textos

– Discussão: email profissional (fórmulas fora de uso, como escrever más notícias), propostas comerciais, relatórios

– Discussão e reescrita de textos do seu dia a dia: dúvidas, angústias, falta de ideias

O curso Comunicação escrita: a busca do texto objetivo é ministrado na Fundação Vanzolini desde 2014, avaliado como ótimo e bom em todas as edições

DOCENTE

Maria Clara Jorgewich Cohen

Professora na Fundação Vanzolini desde 2014. Tem formação em Educação e Letras (Português e Espanhol) pela USP, e em Administração de Empresas pela FAAP. É autora do livro Comunicação escrita: a busca do texto objetivo pela editora E-Papers. Escreve artigos para revistas corporativas e educativas. Especializada em treinamento de escrita para redação de concursos vestibulares e outros. Faz leitura crítica e revisão de teses, sites, em português e em espanhol. Atuou por mais de 20 anos em empresas nacionais e multinacionais. nas áreas organizacional, planejamento estratégico, consultoria em sistemas integrados de gestão.

COORDENADOR

Prof. João Amato Neto

Livre-docente pela POLI-USP, Pós-doutor em Economia e Administração de Empresas pela Università Ca Foscari di Venezia (Itália), Doutor em Engenharia (Engenharia de Produção) pela POLI-USP, Mestre em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (EAESP-FGV) e Bacharel em Engenharia de Produção pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP). Presidente da Diretoria Executiva da Fundação Vanzolini.

O curso Comunicação escrita: a busca do texto objetivo foi desenvolvido especialmente para você que depende da escrita – a ferramenta de comunicação mais básica que existe na atualidade. É usada por profissionais de todas as áreas, de diversos níveis de formação, incluindo professores e doutores, estudantes e concurseiros para alcançar o que todos desejam: evolução,reconhecimento, sucesso

R$ 1.300,00.

Boleto à vista, ou parcelamento no cartão de crédito, em até 04 vezes sem juros.

Inclusos material didático, coffee break e certificado.

Material didático: Os participantes receberão apostila de apoio com todos os slides do curso e exercícios propostos.  Um exemplar do livro Comunicação escrita: a busca do texto objetivo, escrito pela instrutora do curso.

O que diz quem já cursou


O curso foi bem proveitoso. Procurei aplicar o que aprendi, pensando sempre em ser objetiva nas mensagens e restringir ao máximo os destinatários.

 

Vera Gatti - Economista

O treinamento me ajudou demais, hoje elaboro meus e-mails, o que era minha maior dificuldade, de uma forma objetiva e percebo que são respondidos com mais agilidade. E é incrível que as respostas acabem sendo da mesma forma.

Consegui disseminar muitas dicas aos meus colegas, o livro foi de extrema utilidade aos que não participaram do treinamento, até hoje circula na empresa.

Cristiane Magalhães Zonta - Secretária Executiva

O curso contribuiu para melhoria dos meus textos e também para observar os textos que recebo.

Sandra Mori - Arquiteta

Minhas mensagens têm sido compreendidas e respondidas. As que não ocorrem no prazo não são decorrentes das próprias mensagens, mas de outros fatores.

Isaltino Brochado Neto - Engenheiro Eletricista

O treinamento foi altamente construtivo, tenho aplicado no dia a dia. Aliás, estou aproveitando muito o livro.

Sueli Miranda C Trevisan

O treinamento que tivemos tem nos ajudado muito nosso dia a dia, onde estamos aplicando e obtendo resultados.

Daniel Pereira Braga

Os conhecimentos foram transmitidos por você de uma forma leve e clara, contribuindo muito para o aproveitamento do grupo.

O treinamento foi acima da minha expectativa, pois me mostrou que existem técnicas simples que nos ajudam muito.

Claudilena Santos - Analista comercial

Eu adorei o curso. Policio-me sempre na escrita, o curso e o livro ajudam bastante neste exercício constante.

Michel Lima - Analista comercial

O curso foi excelente, estou aplicando no meu dia a dia, deixei salvos todos os links que você passou, principalmente conjugador de verbos, e estou criando resposta padrão  para envio aos clientes.

Debora Crancianinov Soares De Amorim - Assistente comercial

Ainda preciso melhorar, mas os conhecimentos adquiridos naqueles dias mudaram a minha vida.

José Monteiro da Silva Junior - Recursos humanos