Aprenda a facilitar a relação entre áreas de negócio e áreas técnicas, encontrando as melhores soluções para as necessidades dos projetos e da empresa.

No atual ambiente de inovação e nos modelos de negócios relacionados à
transformação digital, fintechs, startups, smart cities e indústria 4.0, o analista de negócio tem como diferencial a capacidade de compreender as demandas das áreas de negócio, do nível estratégico ao operacional, além de entender e avaliar tecnologias disponíveis, emergentes ou mesmo disruptivas para projetar soluções técnicas que maximizam a geração de valor para a organização.
A Análise de Negócios muda a forma de pensar as soluções tecnológicas para as mais variadas organizações e modelos de negócios. Contribuindo decisivamente para realizar a transformação digital nas empresas, podendo atuar com inovação em grandes organizações ou mesmo em startups.

O curso, reconhecido pelo IIBA, é baseado no guia BABOK® – Business Analysis Body of Knowledge® versão 3.0.

Baixe o Programa do Curso


DATA

De 20 de agosto à 19 de dezembro de 2019 (4 meses)
Terças e Quintas – 19h às 22h00


INVESTIMENTO

6x de R$ 1.125,00
Investimento total: R$ 6.750,00

Desconto de 5% para pagamento à vista.(*) valores sujeitos a alterações.


PRA QUEM O CURSO É INDICADO

A análise de negócios é realizada pelo profissional que está focado em resolver problemas e deseja aproveitar oportunidades para agregar valor ao negócio. O objetivo é atender as necessidades dos stakeholders, tanto internos quanto externos, da organização. Com essa abrangência, estamos falando de praticamente todos os colaboradores que focam em soluções de níveis estratégicos e táticos.

  • Analistas de Negócios

  • Gerentes de Produtos

  • Product Owners

  • Gestores e Arquitetos Organizacionais

  • Gerentes de Processos

  • Gerentes de Projetos

  • Profissionais de Inovação Tecnológica

  • Engenheiros

  • Empreendedores, autônomos e profissionais liberais

  • Analista financeiro

  • Analista comercial

  • Analista de e-commerce e logística

  • Analista de logística

  • Consultores

  • Profissionais de TI:

    • Analistas de Sistemas

    • Engenheiros de Software

    • Engenheiros de Requisitos

    • Arquitetos de Sistemas e Software

    • Cientistas de Dados


O QUE VOCÊ VAI APRENDER

#1 ENTENDER NECESSIDADES DE NEGÓCIOS
Você desenvolverá competências para analisar as necessidades da organização e de seus clientes, estruturar soluções inovadoras que estejam alinhadas com os objetivos estratégicos do negócio.

# 2 SER FACILITADOR ENTRE ÁREAS TÉCNICAS E ÁREA DE NEGÓCIO
Também será capaz de atuar como um facilitador de negociação e entendimento entre as áreas de negócio e as áreas técnicas, utilizando as habilidades abordadas no curso.


 CERTIFICAÇÃO

O curso tem reconhecido oficial pelo IIBA e permite contagem de pontos para certificação ECBA, CCBA ou CBAP.
https://www.iiba.org/certification/core-business-analysis-certifications/


PROGRAMA

Módulo 1 – Introdução à Análise de negócios – escolha dos estudos de caso

Prof. Marcelo Pessôa – 3 horas

  • Visão geral do BABoK – conceitos chave
  • Organização das equipes de projeto e definição dos projetos a serem desenvolvidos (atividades práticas do curso)
  • Projeto prático: Parte #1 – Formação dos grupos e escolha da iniciativa que será desenvolvida ao longo do curso.

Módulo 2 – Planejamento e Monitoramento da Análise de Negócios

Prof. Elessandro Batista – 15 horas

  • Planejamento da Abordagem da Análise de Negócios
  • Planejamento do Engajamento dos Stakeholders
  • Governança da Análise de Negócios
  • Identificação da Melhoria de Desempenho do Negócio
  • Projeto prático: Parte #2 – Planejamento da análise de negócio que o grupo realizará para a iniciativa escolhida.

Módulo 3 – Competências Fundamentais

Profª. Ilíada de Castro – 9 horas

  • Pensamento Sistêmico e Solução de Problemas
  • Soft Skills
  • Técnicas de Comunicação nas Equipes
  • Projeto prático: Parte #3 – Desenvolvimento de habilidades que o grupo empregará para a realização de todo o trabalho de análise de negócios, na iniciativa escolhida.

Módulo 4 – Análise Estratégica

Prof. Edval da Silva Tavares – 15 horas

  • Técnicas de Análise Estratégica: Porter, Business Canvas e outras
  • Avaliação e Gestão de Riscos
  • Avaliação da Situação Atual e Definição da Situação Futura
  • Projeto prático: Parte #4 – Desenvolvimento de um plano de negócio elaborado pelo grupo para a iniciativa escolhida.

 Módulo 5 – Eliciação e Colaboração

Prof. Carlos José Locoselli – 15 horas

  • Preparação para a Descoberta das Reais Necessidades
  • Conquista da Colaboração dos Stakeholders da Iniciativa
  • Condução das Técnicas mais indicadas para a Descoberta das Reais Necessidades
  • Registro das Descobertas
  • Verificação e Validação das Descobertas
  • Projeto prático: Parte #5 – Documento de visão elaborado pelo grupo com todas as descobertas de necessidades e propostas de solução para a inciativa escolhida.

Módulo 6 – Ciclo de Vida de Requisitos

Prof. Antonio Carlos Tonini – 12 horas

  • Conceitos de Ciclo de Vida de Requisitos
  • Rastreabilidade de Requisitos
  • Priorização de Requisitos
  • Avaliação e Controle de Mudanças de Requisitos
  • Gerenciamento de Requisitos
  • Projeto prático:  Parte #6 – Repositório de requisitos elaborado pelo grupo, com todos os itens de análise de negócio descobertos para a iniciativa escolhida.

Módulo 7 – Análise de Requisitos e Definições de Design

Prof. Rodrigo Franco – 18 horas

  • Análise e Modelagem de Requisitos.
  • Técnicas de representação com Casos de Uso, BPMN e Modelagem da Informação.
  • Prototipagem e design de solução
  • Arquitetura de Requisitos
  • Verificação e Validação de Requisitos
  • Projeto prático: Parte #7 – Documento de especificação de requisitos e soluções, elaborado pelo grupo para a iniciativa escolhida.

Módulo 8 – Avaliação da Solução

Prof. Marcelo Pessôa – 12 horas

  • Medição do Desempenho da Solução
  • Avaliação do Desempenho da Solução
  • Avaliação das Limitações da Solução e da Organização
  • Recomendações para Aumentar o Valor da Solução
  • Projeto prático: Parte #8 – Avaliação da solução adotada pelo grupo para a iniciativa escolhida.

Módulo 9 – Perspectivas

São pontos de vista usados no trabalho de análise de negócios para dar foco em tarefas e técnicas específicas para os contextos de iniciativas mais frequentes nas organizações de hoje.

  • Perspectiva da Business Intelligence (BI) e Business Process Management (BPM) – Prof. Rodrigo Franco – 3h
  • Perspectiva da Tecnologia da Informação – Prof. Carlos José Locoselli – 3h
  • Perspectiva do Agile e Arquitetura de Negócio (BA) – Prof. Edval da Silva Tavares – 3h

PROFESSORES


Marcelo Schneck de Paula Pessôa (COORDENADOR)
Coordenador do curso. Professor do Departamento de Engenharia de Produção e Consultor da Fundação Vanzolini. Atua com Análise de Negócios desde 2007 quando apoiou a estruturação dessa área em um grande banco. Ministrou curso de 160 horas para mais de 100 profissionais. Ministra treinamento e consultoria em Análise de Negócios, Gestão por Processos e Qualidade de Software.


Rodrigo Franco Gonçalves (PROFESSOR)
Doutor em Engenharia de Produção. Professor de pós-graduação da Escola Politécnica da USP e da Universidade Paulista e professor de MBA da USP. Consultor em TI, Análise de Negócio, Engenharia de Software e Hipermídia, Gestão de Processos, Inovação Tecnológica e Engenharia Econômica e Financeira. Centenas de horas ministradas de Análise de Negócios (BABoK). Consultor em empresas como Bradesco, Liberty, Ford, Roche, Globo, Honda e Itaú.


Carlos José Locoselli (PROFESSOR)
Atuando em Análise de Negócios desde a década de 70. Professor de Análise de Negócios na Fundação Vanzolini desde 2008. Ministra esta e outras disciplinas relacionadas em cursos de Pós-Graduação em Grande Universidade em São Paulo (USP).


Antonio Carlos Tonini (PROFESSOR)
Doutor em Engenharia de Produção. Diretor do IIBA-BRASIL. No magistério desde os anos 90. Gestor e Consultor de TI, Análise de Negócio, Planejamento Estratégico, Inovação Tecnológica, Qualidade e Segurança, Implantação de Sistemas em empresas como Honda, Itaú, Conselho de Odontologia, Hospital São Vicente de Paula, Grupo Klabin, Grupo Mazzaferro e Apex.


Ilíada de Castro (PROFESSORA)
Doutora pela Escola de Comunicações e Artes da USP, Professora nos cursos: Soft Skills na Pós-graduação da FIA, Administração de Conflitos no PECE-USP,  Núcleo de Apoio de Gestão à Inovação – Poli-USP.


Elessandro Batista (PROFESSOR)
Professor do CCAN desde a primeira turma em 2008. Bacharel em Sistemas da Informação pelo Mackenzie. MBA em Governança de TI pelo IPT-USP. Atua em TI desde 1996, PMP e Scrum Master. Vasta experiência e prática em Análise de Negócios.

Edval da Silva Tavares (PROFESSOR)
Doutor pelo Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – EPUSP. Faz parte do programa de Postdoc do Departamento de Engenharia de Produção da EPUSP. Consultor de TI, Análise de Negócios, Gestão de Projetos, Revisão de Processos. Atuou como executivo de T.I. no Unibanco, BRQ (vendas), Brasilprev, Zurich do Brasil, PwC e Transunion.

 

Local: Avenida Paulista, 967 - 3ºandar