Local: Paulista

O Curso de Capacitação em Análise de Negócios é um programa totalmente inovador, pois engloba a interface entre a área técnica de computação e as áreas de gestão e operação das empresas que vem sendo ministrado com sucesso desde 2009. Seu conteúdo é apoiado no Corpo de Conhecimento em Análise de Negócio – BABoK® (versão 3.0), sem ficar restrito a esse modelo.

Dinâmica do curso

Cada disciplina aborda uma área de conhecimento e descreve as atividades pertinentes onde são desenvolvidas técnicas para que o aluno possa aprender não somente os conceitos, mas também como fazer.

O caráter prático do curso é construído através de estudos de caso com os quais todos os professores trabalham.  Assim, as etapas da análise de negócios são trabalhadas em cada disciplina e evoluem no desenvolvimento dos estudos de caso, fato que estabelece uma linha condutora de integração das disciplinas.
A estrutura do curso foi construída com base no BABoK®  e possui as seguinte disciplinas:

  • Planejamento e Monitoramento da Análise de Negócios
    Esta área do conhecimento organiza e coordena os esforços da atividade de análise de negócio e dos stakeholders. As atividades desenvolvidas no planejamento e monitoramento da análise de negócios são:

    • Planejar a abordagem da análise de negócios
    • Planejar o envolvimento dos Stakeholders
    • Planejar a governança da análise de negócios
    • Planejar a gestão da informação da análise de negócios
    • Identificar melhorias de desempenho da análise de negócios
  • Eliciação e Colaboração
    Esta área de conhecimento descreve as tarefas que o analista de negócio realiza para obter informações dos stakeholders e confirmar resultados. Também descreve a comunicação com os stakeholders uma vez que as informações sobre a análise de negócios estiver organizada. As atividades desenvolvidas na eliciação e colaboração são:

    • Preparar para a eliciação
    • Conduzir a eliciação
    • Confirmar os resultados da eliciação
    • Comunicar as informações da análise de negócios
    • Gerenciar a colaboração dos stakeholders
  • Ciclo de Vida de Requisitos
    Esta área do conhecimento descreve as atividades que o analista de negócios realiza para gerenciar e manter os requisitos e informações durante todo o ciclo de vida do projeto. Essas tarefas descrevem o estabelecimento de relações significativas entre requisitos e projeto, bem como gerencia as alterações propostas realizando análise e estabelecendo consenso sobre essas alterações. As atividades desenvolvidas no ciclo de vida de requisitos são:

    • Estabelecer e rastrear os requisitos
    • Manter os requisitos
    • Priorizar os requisitos
    • Avaliar mudanças de requisitos
    • Aprovar requisitos
  • Análise Estratégica
    A estratégia define a forma mais eficaz de aplicar as capacidades de uma organização para atingir um conjunto de metas e objetivos. As estratégias devem existir para a organização inteira, para uma divisão, para um departamento ou região, para um produto, um projeto ou uma interação. Esta área de conhecimento descreve as tarefas que o analista de negócios deve desenvolver para colaborar com os stakeholders para identificar uma necessidade de importância estratégica ou tática (necessidade de negócio), habilitar a empresa para atender essa necessidade e alinhar esse resultado estratégico com as mudanças necessárias. As atividades desenvolvidas na análise estratégica são:

    • Analisar a situação atual
    • Definir a situação futura
    • Avaliar riscos
    • Definir a estratégia de mudança
  • Análise de Requisitos e Definição de Projeto
    Esta área de conhecimento descreve as atividades que o analista de negócio deve realizar para estruturar e organizar os requisitos identificados durante a fase de elicitação, especificar os modelos de requisitos e projetos, validar e verificar informações, identificar alternativas de soluções que atendam às necessidades de negócio e estimar o valor potencial que cada solução poderá trazer. Esta área de conhecimento cobre atividades incrementais e interativas variando desde o conceito inicial e exploração das necessidades até a transformação dessas necessidades em uma solução particular recomendada. As atividades da análise de requisitos de definição de projeto são:

    • Especificações e modelos de requisitos
    • Verificar requisitos
    • Validar requisitos
    • Definir arquitetura de requisitos
    • Definir opções de projeto
    • Analisar valor potencial e recomendar solução
  • Avaliação da Solução
    Esta área de conhecimento descreve as atividades do analista de negócios para avaliar o desempenho e o valor entregue por uma solução em uso na organização e recomenda a remoção de barreiras ou restrições que inibem a realização completa de valor. As atividades de avaliação da solução são:

    • Medir o desempenho da solução
    • Analisar as medidas de desempenho
    • Avaliar as limitações da solução
    • Avaliar as limitações da organização
    • Recomendar ações para incrementar o valor da solução
  • Competências Fundamentais
    As competências fundamentais descrevem o comportamento, as características, o conhecimento e qualidades pessoais que devem suportar a prática da análise de negócio. Essas competências são descritas para garantir que o aluno conheça o perfil necessário para o bom desempenho das atividades de análise de negócios, pois apenas o conhecimento técnico não é suficiente para a realização das atividades com sucesso. As competências abordadas são:

    • Pensamento analítico e resolução de problemas
    • Comportamento do analista de negócios
    • Comunicação
    • Interação
    • Conhecimento do negócio
  • Perspectivas
    As perspectivas são propostas de abordagens que podem ser utilizadas na realização da análise de negócios em diversos contextos. As perspectivas incluídas no BABoK® são:

    • Métodos ágeis
    • Inteligência de negócio
    • Tecnologia da informação
    • Arquitetura de negócio
    • Gerenciamento por processos

    Durante o curso serão abordadas as perspectivas com aulas especiais para discutir como seria a implementação da análise de negócios nesses diferentes contextos.

Dirigido a profissionais formados em Engenharia, Computação, Análise de Sistemas e áreas similares bem como Administração de Empresas que almejam migrar para a atividade de Análise de Negócios.

O corpo docente é formado por professores do Departamento de Engenharia de Produção e de outras unidades da USP e por especialistas e profissionais associados à Fundação Vanzolini, com notório saber nesta área.


Com abordagem inédita no mercado, o programa foi desenvolvido por professores do Departamento de Engenharia de Produção da Poli-USP e por consultores experientes em suas áreas.

Curso certificado pelo IIBA:

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Carga horária: 108 horas.

O valor total do curso é de R$ 6.750,00, sendo:

-Matrícula =  R$ 1.125,00;

-Mensalidade = 5x R$ 1.125,00.