Aprenda a facilitar a relação entre áreas de negócio e áreas técnicas, encontrando as melhores soluções para as necessidades dos projetos e da empresa.

No atual ambiente de inovação e nos modelos de negócios relacionados à
transformação digital, fintechs, startups, smart cities e indústria 4.0, o analista de negócio tem como diferencial a capacidade de compreender as demandas das áreas de negócio, do nível estratégico ao operacional, além de entender e avaliar tecnologias disponíveis, emergentes ou mesmo disruptivas para projetar soluções técnicas que maximizam a geração de valor para a organização.
A Análise de Negócios muda a forma de pensar as soluções tecnológicas para as mais variadas organizações e modelos de negócios. Contribuindo decisivamente para realizar a transformação digital nas empresas, podendo atuar com inovação em grandes organizações ou mesmo em startups.

O curso, reconhecido pelo IIBA, é baseado no guia BABOK® – Business Analysis Body of Knowledge® versão 3.0.

Baixe o Programa do Curso


DATA

Início: 03/03/2020
Terças e Quintas – 19h às 22h


INVESTIMENTO

Matrícula + 4x de R$ 1.050,00
Investimento total: R$ 5.250,00

Desconto de 5% para pagamento à vista.

(*) valores sujeitos a alterações.


PRA QUEM O CURSO É INDICADO

A análise de negócios é realizada pelo profissional que está focado em resolver problemas e deseja aproveitar oportunidades para agregar valor ao negócio. O objetivo é atender as necessidades dos stakeholders, tanto internos quanto externos, da organização. Com essa abrangência, estamos falando de praticamente todos os colaboradores que focam em soluções de níveis estratégicos e táticos.

  • Analistas de Negócios

  • Gerentes de Produtos

  • Product Owners

  • Gestores e Arquitetos Organizacionais

  • Gerentes de Processos

  • Gerentes de Projetos

  • Profissionais de Inovação Tecnológica

  • Engenheiros

  • Empreendedores, autônomos e profissionais liberais

  • Analista financeiro

  • Analista comercial

  • Analista de e-commerce e logística

  • Analista de logística

  • Consultores

  • Profissionais de TI:

    • Analistas de Sistemas

    • Engenheiros de Software

    • Engenheiros de Requisitos

    • Arquitetos de Sistemas e Software

    • Cientistas de Dados


O QUE VOCÊ VAI APRENDER

#1 ENTENDER NECESSIDADES DE NEGÓCIOS
Você desenvolverá competências para analisar as necessidades da organização e de seus clientes, estruturar soluções inovadoras que estejam alinhadas com os objetivos estratégicos do negócio.

# 2 SER FACILITADOR ENTRE ÁREAS TÉCNICAS E ÁREA DE NEGÓCIO
Também será capaz de atuar como um facilitador de negociação e entendimento entre as áreas de negócio e as áreas técnicas, utilizando as habilidades abordadas no curso.


 CERTIFICAÇÃO

O curso tem reconhecido oficial pelo IIBA e permite contagem de pontos para certificação ECBA, CCBA ou CBAP.
https://www.iiba.org/certification/core-business-analysis-certifications/


PROGRAMA

Módulo 1 – Introduction to Business Analysis
(Introdução à Análise de negócios)

Prof. Marcelo Pessôa – 3 horas

Nesse módulo você terá uma visão geral dos conceitos chave da Análise de Negócio, de acordo com o Guia para o corpo de conhecimentos de análise de negócios.
Pontos importantes:
• Conceitos chave da Análise de Negócio
• Estrutura do pensamento sistêmico
• Escolha de um caso de estudo prático de Análise de Negócio para exercício das atividades e das técnicas recomendadas.

Módulo 2 – Business Analysis Planning and Monitoring
(Planejamento e Monitoramento da Análise de Negócios)

Prof. Elessandro Batista – 12 horas

Nesse módulo você terá uma visão geral do planejamento e monitoramento das iniciativas em Análise de Negócio, do engajamento das partes interessadas, das alternativas de melhoria e estipulará o planejamento da Análise de Negócio para o caso de estudo.
Pontos importantes:
• Planejamento da Abordagem da Análise de Negócios
• Planejamento do Engajamento dos Stakeholders
• Governança da Análise de Negócios
• Identificação da Melhoria de Desempenho do Negócio
• Planejamento da análise de negócio do caso de estudo.

Módulo 3 – Underlying Competencies
(Competências Fundamentais)

Profª. Ilíada de Castro – 9 horas

Nesse módulo você terá uma visão geral das competências fundamentais e das técnicas de comunicação necessárias para o sucesso das iniciativas da Análise de negócio, assim como o desenvolvimento das habilidades necessárias para os grupos de trabalho.
Pontos importantes:
• Criatividade e Solução de Problemas
• Soft Skills
• Técnicas de Comunicação nas Equipes
• Estruturação do desenvolvimento de habilidades necessárias para o caso de estudo.

Módulo 4 – Strategy Analysis
(Análise Estratégica)

Prof. Edval da Silva Tavares – 12 horas

Nesse módulo você terá uma visão estratégica necessária para as iniciativas em Análise de Negócio envolvendo a Gestão de Riscos decorrente das mudanças que transformam as necessidades em soluções eficazes.
Pontos importantes:
• Avaliação da Situação Atual e Definição da Situação Futura
• Avaliação da Gestão de Riscos
• Uso das técnicas Análise de Porter, Business Canvas Model e outras
• Aplicação das técnicas para Análise Estratégica envolvendo as situações atual e futura e Gestão de Risco para o caso de estudo

Módulo 5 – Elicitation and Collaboration
(Eliciação e Colaboração)

Prof. Carlos José Locoselli – 12 horas

Nesse módulo você conhecerá como fazer para descobrir (eliciar), registrar e validar as reais necessidades de uma iniciativa de Análise de Negócio, bem como engajar os stakeholders e praticar técnicas específicas e eficientes.
Pontos importantes:
• Preparação para a Descoberta das Reais Necessidades
• Conquista da Colaboração dos Stakeholders da Iniciativa
• Condução das Técnicas mais indicadas para a Descoberta das Reais Necessidades
• Registro das Descobertas
• Verificação e Validação das Descobertas
• Elaboração de um documento de visão com todas as descobertas de necessidades e propostas de solução para o caso de estudo.

Módulo 6 – Requirements Life Cycle Management
(Gerenciamento do Ciclo de Vida de Requisitos)

Prof. Antonio Carlos Tonini – 9 horas

Nesse módulo você terá uma visão de como validar, priorizar, fazer o rastreabilidade dos requisitos que embasam a construção da solução adequada de uma iniciativa de Análise de Negócio, bem como tratar os assuntos de documentação, negociação e gestão do conhecimento organizacional.
Pontos importantes:
• Conceitos e atividades do Ciclo de Vida de Requisitos
• Aprovação, rastreabilidade, manutenção e mudanças nos Requisitos
• Gestão do conhecimento e da documentação organizacional
• Gestão da negociação em situações de impasse
• Elaboração de um repositório dinâmico para os requisitos do caso de estudo

Módulo 7 – Requirements Analysis and Design Definition
(Análise de Requisitos e Definições de Design)

Prof. Rodrigo Franco – 15 horas

Nesse módulo você praticará a modelagem dos requisitos de forma a possibilitar a formulação de alternativas para o atendimento às necessidades da iniciativa de Análise de Negócio, praticando técnicas de representação da solução e das informações de suporte.
Pontos importantes:
• Análise e Modelagem de Requisitos
• Técnicas de representação com Casos de Uso, BPMN e Modelagem da Informação
• Prototipagem e design de solução
• Arquitetura de Requisitos
• Verificação e Validação de Requisitos
• Elaboração de um documento de Especificação de Requisitos e Soluções para o caso de estudo

Módulo 8 – Solution Evaluation
(Avaliação da Solução)

Prof. Marcelo Pessôa – 12 horas

Nesse módulo você terá uma visão de como medir e avaliar o desempenho da solução adotada e construída, bem como identificar as limitações da solução e da Organização e formas de como aumentar o valor da solução.
Pontos importantes:
• Medição do Desempenho da Solução
• Avaliação do Desempenho da Solução
• Avaliação das Limitações da Solução e da Organização
• Recomendações para Aumentar o Valor da Solução
• Estruturação da avaliação da solução adotada para o caso de estudo


PROFESSORES


Marcelo Schneck de Paula Pessôa (COORDENADOR)
Coordenador do curso. Professor do Departamento de Engenharia de Produção e Consultor da Fundação Vanzolini. Atua com Análise de Negócios desde 2007 quando apoiou a estruturação dessa área em um grande banco. Ministrou curso de 160 horas para mais de 100 profissionais. Ministra treinamento e consultoria em Análise de Negócios, Gestão por Processos e Qualidade de Software.


Rodrigo Franco Gonçalves (PROFESSOR)
Doutor em Engenharia de Produção. Professor de pós-graduação da Escola Politécnica da USP e da Universidade Paulista e professor de MBA da USP. Consultor em TI, Análise de Negócio, Engenharia de Software e Hipermídia, Gestão de Processos, Inovação Tecnológica e Engenharia Econômica e Financeira. Centenas de horas ministradas de Análise de Negócios (BABoK). Consultor em empresas como Bradesco, Liberty, Ford, Roche, Globo, Honda e Itaú.


Carlos José Locoselli (PROFESSOR)
Atuando em Análise de Negócios desde a década de 70. Professor de Análise de Negócios na Fundação Vanzolini desde 2008. Ministra esta e outras disciplinas relacionadas em cursos de Pós-Graduação em Grande Universidade em São Paulo (USP).


Antonio Carlos Tonini (PROFESSOR)
Doutor em Engenharia de Produção. Diretor do IIBA-BRASIL. No magistério desde os anos 90. Gestor e Consultor de TI, Análise de Negócio, Planejamento Estratégico, Inovação Tecnológica, Qualidade e Segurança, Implantação de Sistemas em empresas como Honda, Itaú, Conselho de Odontologia, Hospital São Vicente de Paula, Grupo Klabin, Grupo Mazzaferro e Apex.


Ilíada de Castro (PROFESSORA)
Doutora pela Escola de Comunicações e Artes da USP, Professora nos cursos: Soft Skills na Pós-graduação da FIA, Administração de Conflitos no PECE-USP,  Núcleo de Apoio de Gestão à Inovação – Poli-USP.


Elessandro Batista (PROFESSOR)
Professor do CCAN desde a primeira turma em 2008. Bacharel em Sistemas da Informação pelo Mackenzie. MBA em Governança de TI pelo IPT-USP. Atua em TI desde 1996, PMP e Scrum Master. Vasta experiência e prática em Análise de Negócios.

Edval da Silva Tavares (PROFESSOR)
Doutor pelo Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – EPUSP. Faz parte do programa de Postdoc do Departamento de Engenharia de Produção da EPUSP. Consultor de TI, Análise de Negócios, Gestão de Projetos, Revisão de Processos. Atuou como executivo de T.I. no Unibanco, BRQ (vendas), Brasilprev, Zurich do Brasil, PwC e Transunion.

 

Local: Avenida Paulista, 967 - 3ºandar