O papel de Business Partner se torna cada dia mais estratégico para a área de gestão de pessoas nas organizações. Esse curso tem por objetivo preparar profissionais de RH e profissionais que atuam na gestão de pessoas para essa atuação cada vez mais crescente nas empresas.

A área de RH nos últimos tempos tem passado por uma transformação muito forte, onde os profissionais atuam diretamente nas áreas das organizações como um especialista em gestão de gente, apoiando as tomadas de decisão dos gestores operacionais, sendo verdadeiros parceiros dos negócios.  

O curso objetiva preparar, de forma sólida,  profissionais de RH para atuarem como consultores internos que conheçam, além dos subsistemas de RH, gestão estratégica, planejamento e negócios.

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DATA

Início em: 07 de março de 2020
Sábados 08h às 17h


INVESTIMENTO

5x de R$ 1.200,00 (cartão de crédito)
Investimento total à vista: R$ 6.000,00

Pagamento à vista tem 5% de desconto*


PRA QUEM O CURSO É INDICADO

  • Profissional de RH, Gestão de Pessoas e Administração de Pessoal

    Que quer atuar como consultor interno ou Business Partner na sua organização

  • Profissionais de áreas gerais

    Que queiram migrar sua carreira para a área de Gestão de Pessoas

  • Quem já atua como Business Partner

    Que quer desenvolver técnicas e melhorar seus conhecimentos


O QUE VOCÊ VAI APRENDER

  • Atuar como consultor interno de RH reconhecendo as dimensões de sua atividade

  • Apoiar lideranças das várias áreas de negócio das organizações, na gestão de pessoas

  • Estabelecer a relação entre a estratégia e a gestão de pessoas

  • Formular direcionadores estratégicos para atuação como consultor interno de RH


PROGRAMA

Autoconhecimento e liderança
(8h – Professor: Márcio Camargo)

  • Devolutiva do assesment DISC

  • Entendendo os quatro comportamentos

  • Auto avaliação de competências de liderança

  • Os desafios da liderança

  • Competências para o consultor interno de RH

  • Consultor interno e coaching

  • Administração do tempo

  • Empowerment / delegação / autonomia

Estratégias didáticas: Assesment DISC, aulas expositivas, discussões e estudos de casos

 

Consultoria – princípios e aplicações
(16h – Professores: Nelson Patron Chapira e Erika Knoblauch)

  • RH e o Contexto Organizacional estratégico

  • Evolução histórica da administração de Recursos Humanos e as transições para gestão de pessoas – Transacional, tático e estratégico

  • Os desafios do RH na atualidade

  • Conceito e princípios básicos de consultoria interna e externa

  • Papel, responsabilidades, competências e perfil do BP nas organizações

  • O consultor: estilos, carreiras, habilidades

  • Projetos de consultoria interna

Estratégicas didáticas: aulas expositivas, discussões, estudos de casos e palestras com profissionais

 

Consultor interno e os subsistemas de RH
(8h – Professora: Eliana Ponzio)  

  • Administração de Pessoal

  • Recrutamento e seleção

  • Gestão da remuneração 

  • Programa de participação nos resultados

  • Carreira e sucessão

  • Gestão e avaliação por competência

  • Treinamento e Desenvolvimento

  • Relações Trabalhistas e sindicais

  • Governança em RH

Estratégias didáticas: Aulas expositivas, estudos de casos e elaboração de projeto

 

Planejamento e Gestão Estratégica
(16h – Professor Sérgio Caliani)

  • O que é Estratégia

  • O Planejamento Estratégico e suas principais abordagens

  • Os desafios da execução da estratégia

  • Uma abordagem integrada – Do planejamento à execução da estratégia

  • Estratégia e negócios

  • Relação entre estratégia empresarial e RH

  • Análise de cenários econômico-empresariais

  • Ferramentas para análise e processos de decisão: Análise SWOT, BCG, MVP, Canvas

Estratégias didáticas: aulas expositivas, discussões e atividades práticas

 

Projetos e Processos – Mapeamento e Controle
(8h – Professor: Martin Mikli Jr)

  • Conceito de projeto e processos

  • Ferramentas: PMO, 6Sigma, etc

  • Estabelecimento de indicadores de processos e de projetos

Estratégias didáticas: aulas expositivas e estudos de casos

 

Business Partner na prática – Laboratório de cases
( 8h – Professor: Flavio Ponzio)

  • Estudo de casos práticos trazidos pelo alunos

 

O presente e futuro na gestão de pessoas
(8h – Professor: Marcelo Egéa)

  • Design organizacional do futuro

  • Gestão de diversidade no trabalho

  • RH Digital

Estratégias didáticas: estudo de casos e atividades práticas

 

Implantação do Modelo
(8h – Professora: Eliana Ponzio)

  • Riscos e Oportunidades

  • Vantagens e Desvantagens 

  • Articulação estratégica

Estratégicas didáticas: Apresentação e discussão de casos práticos de implementação do modelo

 

People Analytics – princípios a aplicações
(8h – Professora: Roberta Hummel)

  • Metodologia, definição, elementos e evolução

  • Exemplos, categorização, criação e interpretação

  • Gráficos e estatística

  • Relatórios e cases

Estratégias didáticas: estudo de casos e aplicações práticas

 

Encerramento e apresentação de trabalhos finais
(8h – Professor: Márcio Camargo)

  • Avaliação do programa

  • Apresentação dos trabalhos finais para os professores


PROFESSORES

Márcio Camargo
MÁRCIO CAMARGO (PROFESSOR)
Certified Facilitator of Lego® Serious Play® Method, coaching com certificação internacional pela Lambent, Mestre em Ciências e Práticas Educativas pela Universidade de Franca, Especialista (MBA) em Gestão de Operações- Produtos e Serviços pela USP é analista comportamental DISC tendo aplicado mais de 600 assesments e possui formação para aplicação do assesment SDI (conflitos). Vivência executiva de mais de 20 anos atuou em grandes empresas como Universidade Positivo, Fundação Vanzolini, Hospital ACCamargo, SENAC-SP, Ripasa sempre nas áreas de RH e Educação. Professor Universitário já ministrou aulas para cursos de graduação e Pós-Graduação. Autor de livro sobre liderança, é palestrante convidado em eventos sobre gestão, liderança, gestão de pessoas, ambiente de trabalho. Atualmente é diretor no Great Place to Work desenvolvendo atividades de design de programas (co-criados) de captação, retenção, formação e desenvolvimento de pessoas, para empresas de todos os portes e projetos de mapeamento e transformação de ambientes de trabalho. É também coordenador de cursos nas áreas de gestão de pessoas e liderança na Fundação Vanzolini e professor na FGV.

Erika Knoblauch
Erika Knoblauch (PROFESSORA)
Graduada em Publicidade e Propaganda – ESPM e Comunicação Social – FAAP, com Pós em Administração de Empresas e vários cursos de extensão e formações como :Consultoria – Adigo (Antroposofia),. PNL – Programação Neurolinguística,Gestão de Conflitos, metodologia SDI – Personal Strengths Brasil, Certificação DISC – e-Talent, Seminário na Metodologia Tavistock (Bs. As.),Coaching – Insight e Coordenação de Grupos pela SBDG. Atuou por 12 anos na American Express do Brasil (áreas: Operações e T&D). 22 anos em Consultoria – Desenvolvimento de Pessoas e Equipes com mais de 35.000 pessoas envolvidas em programas presenciais. Conduz os módulos sobre temas de Comunicação e Gestão de Pessoas em programas de extensão da Fundação Vanzolini. Colaboração no livro: “Supertraining: aceleração da aprendizagem”, Graziela Moreno, Editora ACAD Books, 2014.

Nelson Chapira
Nelson Chapira (PROFESSOR)
Graduado em: Comunicação Social – Jornalismo – FAAP com      Pós graduação em Marketing –  ESPM e várias formações específicas como:    Coaching – Instituto EcoSocial, Consultoria – Adigo, Análise Transacional em Ambiente Corporativo – UNAT Brasil, Gestão de Conflitos – Metodologia SDI – Certificação Nível I – Personal Strengths Brasil, Certificação DISC – e-Talent. Membro fundador da International Coach Federation – SP. Conduz módulos em programas de extensão sobre  temas de Liderança e Gestão de Pessoas na Fundação Vanzolini e FGV Management. Desenvolveu carreira técnica e gerencial na área de RH nas empresas: Senac-SP, Unibanco, Copersucar, Banco do Estado de Alagoas, Banco Crefisul de Investimento, Banco Nacional, Asvotec Termoindustrial, Accor, Anima Educação. Desde 1998, atua em coaching e desenvolve projetos de consultoria em RH, Clima e Comunicação Interna.

Eliana Ponzio
Eliana Chagas (PROFESSORA)
Vice-Presidente experiente com um histórico comprovado de trabalho no setor de varejo. Hábil em Negociação, Consultoria de RH, Coaching, Pesquisa Executiva e Políticas de RH. Profissional forte com pós graduação em Administração de Recursos Humanos pela Fundação Álvares Penteado.

Sergio Henrique Caliani
Sérgio Caliani (PROFESSOR)
Com foco na transformação cultural das Organizações através da Tecnologia e Pessoas, dedica-se principalmente no desenvolvimento de Programas e Projetos que envolvam Tecnologia, Pessoas e Frameworks, seja como líder, consultor, instrutor ou docente. Base de seus estudos e atuação são do ponto de vista Sistêmico: Framework Ágil, Governança Dinâmica de TI, Práticas Culturais, Gestão de Times Ágeis, Transformação Digital e Inovação. Sua experiência é em empresas do ramo de Serviços de TI, Universidades, Ensino Acadêmico, Treinamento, Indústrias, Fábricas, Meio Ambiente e Comunicação.

Martin, Jr Mikl.'.
Martin Mikli Jr (PROFESSOR)
Vinte e dois anos trabalhando em projetos e estudos de viabilidade técnica, econômica e financeira para implementar sistemas de produção e qualidade, programas de desenvolvimento de produtos, redução de custos e melhoria de produtividade, desenvolvimento de fornecedores, programas motivacionais e modernização industrial, atuando em empresas multinacionais e nacionais focadas em produção de autopeças, metais sanitários, borracha, petróleo, serviços financeiros e seguros, geração de energia e educação. Especialmente nos últimos sete anos, participando de projetos de implantação do Escritório de Gerenciamento de Projetos (PMO), difundindo a cultura de gerenciamento de projetos e desenvolvimento de metodologias adaptadas à realidade das empresas. Atuando como professor e palestrante nos cursos da Fundação Vanzolini e nos cursos “In Company” há 12 anos.

Flávio Ponzio
Flávio Ponzio (PROFESSOR)
Grande experiência em Desenvolvimento Organizacional, tendo trabalhado com processos como Recrutamento e Seleção (cargos operacionais e executivos), Comunicação Interna, Clima Ambiental, Treinamento de Vendas, Desempenho e Avaliação de Potencial, Plano de Sucessão, Gestão de Mudanças, Desenvolvimento de Liderança. Também fui consultor trabalhando em projetos com diferentes abordagens: comunicação, implementação de SAP focada em mudanças de pessoas, aquisição de empresas, re-estruturação de salários; Reengenharia de RH.

Marcelo Egea
Marcelo Egéa (PROFESSOR)
30 anos de experiência em recursos humanos. Liderança, Vendas, Gestão, Team Building.

Roberta Hummel
Roberta Hummel (PROFESSORA)
Atua frente às Regionais do Great Place to Work® Brasil. Formada em Administração de Empresas pela Fundação Armando Álvares Penteado com especialização em RH pela Fundação Getúlio Vargas. Atua no Great Place To Work® Brasil desde 2003, onde trabalhou em diversos projetos de consultoria de diversos perfis, portes e ramos no Brasil, Américas e Europa. Foi diretora responsável por consultoria, coordenou o processo da lista das Melhores Empresas para Trabalhar e a elaboração do Manual de Práticas das Melhores Empresas para Trabalhar desde 2005. Há 3 anos é responsável pelos escritórios regionais. Por  11 anos foi também consultora na FGV Projetos nas áreas de carreira, desempenho e remuneração.


FREQUÊNCIA

Para obtenção do certificado, o(a) participante deverá atender o critério de frequência mínima, que é equivalente a 75% da carga horária total do curso.


 

 

Local: Avenida Paulista, 967 - 3ºandar