Local: USP

A bibliometria tem sido uma técnica bastante difundida para realização da pesquisa acadêmica e com um grande potencial de publicação de seus resultados em periódicos de alto impacto. É útil na formação desde alunos de graduação, na fase de monografia, até mestrado e doutorado.

O objetivo do curso é difundir os conhecimentos sobre a aplicação do método bibliométrico.

Além de uma introdução teórica sobre a bibliometria, o curso enfatizará a prática através das etapas para realizar uma análise bibliométrica: (i) processo de amostragem e busca nas bases científicas, (ii) extração de dados e arquivamento e (iii) análises estatísticas e de redes sociais. Ao final do curso, o participante estará apto a realizar todas as etapas da bibliometria.

  • Buscas nas bases de dados (ISI Web of Science e Scopus);
  • Etapas para filtragem de artigos
  • Seleção de artigos e amostra final
  • Extração de dados e arquivamento;
  • Elaboração de redes com o Software VOSViewer (co-citação, palavras-chave, parcerias entre países e autores);
  • Geração de índices de análise pelo UCINET (centralidade e intermediação);
  • Fator de Impacto Corrigido;
  • Outliers;
  • Análise descritiva da amostra;
  • Análise de redes.

Estudantes de graduação e pós-graduação de quaisquer áreas do conhecimento e que tenham interesse sobre o método bibliométrico.

O corpo docente é formado por professores do Departamento de Engenharia de Produção e de outras unidades da USP e por especialistas e profissionais associados à Fundação Vanzolini, com notório saber nesta área.

COORDENADORA

Profa. Dra. Marly Monteiro de Carvalho

Livre docente da Escola Politécnica da USP, atuando na graduação e pós-graduação do Departamento de Engenharia de Produção, desde 1992. Coordena o grupo de pesquisa Qualidade e Engenharia do Produto (QEP). É editora da Revista Produção e membro do conselho editorial (editorial advisoryboard) do Journalof Manufacturing Technology Management. Autora de diversos artigos e livros publicados no Brasil e nos Estados Unidos. Possui pós-doutoramento em Engenharia Gestional pelo Politécnico de Milão (Itália), graduação em Engenharia de Produção Mecânica pela Escola de Engenharia de São Carlos da USP (1987), mestrado e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, em 1991 e 1997, respectivamente. Foi membro da diretoria da Associação Brasileira de Engenharia de Produção (Abepro), por duas gestões consecutivas, ocupando o cargo de Diretora Técnica e de 2ª Vice-Presidência. Foi pesquisadora do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo de 1992 a 2000.

Curso de Atualização (USP)
Certificado emitido pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo POLI-USP.

hotsite_4_201166113246-300x229[1]

O curso será amplamente focado na prática e as aulas serão ministradas em laboratório. Desta forma, o aluno realizará todas as etapas de forma prática, consolidando o conhecimento aprendido em curso.

R$ 370,00, no boleto à vista.