Local: Paulista

Visão geral do modelo BABOK.
Detalhamento da análise estratégica e dos pontos que são abordados pelo modelo: avaliação da situação atual, definição do estado futuro, avaliação de riscos e definição da estratégia de mudanças.
Outras ferramentas como fatores inibidores e viabilizadores do alinhamento e os modelos de Venkatraman, Mc Farlan e níveis de maturidade do alinhamento são abordados.

Chamar a atenção para as ferramentas de análise de negócios que podem auxiliar no desenvolvimento de projetos de Tecnologia da Informação com maior garantia de sucesso ao fazer o alinhamento entre a TI e o negócio

A palestra é voltada para os profissionais de Tecnologia da Informação envolvidos com análise de negócio, elaboração de requisitos, gerentes de projetos em empresas que precisam implementar melhorias de processo e melhorias de negócio.

Marcelo Pessoa
O Prof. Dr. Marcelo Schneck de Paula Pessôa é professor Livre Docente do departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da USP, e membro do Conselho Curador da Fundação Vanzolini. É engenheiro eletricista, Mestre e Doutor pela Escola Politécnica da USP. Tem 40 anos de experiência nas áreas de computação, automação e telecomunicações e trabalhou em empresas como Cosipa, Siderbrás e Centro de Pesquisas da Telebrás. Nos últimos 10 anos tem se dedicado a pesquisas na área de qualidade de software, tendo orientado diversas dissertações e teses sobre esse tema. Participa da implantação do CMMI em empresas industriais e bancárias, inclusive avaliação de processos baseada no CMM. Auditor líder da ISO 9000, tem participado da implantação da ISO e do CMMI, conjugadamente, em empresas de software. Membro efetivo da Comissão de Estudos de Gerência do Ciclo de Vida de Software da ABNT, participando da elaboração de normas nacionais e internacionais da área de software tendo representado o Brasil em reuniões internacionais. Desde 2007 coordena o curso de Análise de Negócios da FCAV e tem ministrado disciplinas e palestras sobre análise de negpocios e processos de software. É conselheiro do Capítulo São Paulo do IIBA – International Institute of Business Analysis

A palestra é voltada para os profissionais de Tecnologia da Informação envolvidos com análise de negócio, elaboração de requisitos, gerentes de projetos em empresas que precisam implementar melhorias de processo e melhorias de negócio.

Gratuito.