Administração do tempo
“Pois se não podemos mudar o curso do tempo, dispomos de um trunfo capital: graças ao nosso cérebro, podemos andar mais rápido que ele.” (J.L Servan Schreiber)
Este curso permite que o participante conheça novas diretrizes para tomada de decisões, ajuda-o a refletir sobre os pontos de desperdício de tempo que possui e auxilia na redefinição do seu planejamento pessoal, além de:
- Avaliar o uso individual que o participante faz do tempo;
- Diagnosticar o “vazamento” do tempo: desperdiçadores do tempo;
- Identificar recursos internos que possibilitem uma mudança de atitude, levando ao aproveitamento melhor do tempo, tornando-o um aliado;
- Conhecer novas propostas de administração: administrar-se no tempo;
- Fornecer um repertório de ações para uma melhor administração do tempo;
- Refletir sobre o que é realmente importante no trabalho e na vida para poder priorizar as prioridades.
Local: Centro de Treinamentos - Av. Paulista
- A falta de tempo enquanto sintoma.
- Diagnóstico dos desperdiçadores do tempo: telefone, reuniões, não delegação, fazer serviço dos outros, tarefas de rotina, adiamentos…
- Os desperdiçadores do tempo: causas e soluções.
- Valores culturais: pontualidade e atraso; falta de tempo e “status”; a permissão só para o trabalho, alimentação, médicos e família.
- Bilhetes, listas, calendários e agendas.
- A distinção entre o Importante e Urgente.
- A execução conforme a Prioridade.
- A Matriz da Administração do Tempo, de Stephen Covey.
- Áreas de pré-ocupação e de influência.
- Nosso corpo: o principal instrumento.
- Orientação da bússola ou do relógio?
- Fazendo reunião comigo mesmo.
- Ocupando meu tempo com os mais significativos papéis sociais.
Profissionais de qualquer área de atuação que buscam estratégias para a administração do tempo.
O corpo docente é formado por professores do Departamento de Engenharia de Produção e de outras unidades da USP e por especialistas e profissionais associados à Fundação Vanzolini, com notório saber nesta área.
COORDENADOR
Prof. João Amato Neto
Livre-docente pela POLI-USP, Pós-doutor em Economia e Administração de Empresas pela Università Ca Foscari di Venezia (Itália), Doutor em Engenharia (Engenharia de Produção) pela POLI-USP, Mestre em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (EAESP-FGV) e Bacharel em Engenharia de Produção pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP). Presidente da Diretoria Executiva da Fundação Vanzolini.
DOCENTE
Ricardo Buonanni
Administrador, Jornalista, Professor dos Cursos de Especialização em Gestão de Projetos, Administração Industrial, Gestão de Processos e Serviços, Gestão da Tecnologia da Informação, na Fundação Vanzolini-USP. Professor do MBA da Escola Politécnica do PECE-USP. Professor do MBA da FIA. Professor do Projeto Atual Tec – USP: Cooperação Universidade Empresa. Sócio e consultor do INDEPE – Instituto de Desenvolvimento de Excelência Organizacional e Pessoal. Diretor de Recursos Humanos da CMTC – 1989-92. Secretário Nacional de Recursos Humanos (convidado) no Ministério da Administração do Governo Federal – 1993. Carreira de 18 anos em empresas de grande porte. Atuação nos últimos 20 anos como Consultor em treinamento e desenvolvimento organizacional e pessoal. Currículo lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4881920Z6
R$ 715,00
1x no boleto ou até 6x no cartão.
Turma 17 – 24/04/2019