Fundação Vanzolini

Conheça as tendências de negócios para 2023

6 de dezembro de 2022 | 7min de leitura
Compartilhe:

As tendências de negócios para 2023 têm como base a mudança de comportamento dos consumidores que ocorreu nos últimos anos, fortemente impulsionada pela pandemia.

É fundamental estar atento às tendências do mercado. E você já sabe como aproveitar os movimentos do mercado para buscar as melhores oportunidades?

Hoje, as tendências são influenciadas pelo público e seus interesses. Desde os bancos totalmente digitais até a telemedicina, o consumo está cada vez mais digital, exigindo cada vez mais a adoção de tecnologias avançadas e seguras em todos os setores.

Esse é um ponto central para garantir que seu negócio ou carreira siga o caminho certo em 2023.

Entre as tendências que se destacam em 2023, chamam a atenção aquelas ligadas a contextos tecnológicos, saúde, consciência ambiental e logística.

As tendências são diversas e abrangentes, afinal, as mudanças acontecem em uma velocidade muito grande em nossa sociedade, em diferentes setores e segmentos.

Em um cenário onde o surgimento de soluções inovadoras forma uma nova realidade em praticamente todos os mercados, as empresas e seus profissionais são cada vez mais demandados a pensar estrategicamente para melhor reagir e atuar frente aos novos desafios, por isso uma Introdução ao Planejamento Estratégico é válida.

Separamos algumas tendências do mercado que devem se destacar no trabalho e no consumo:

 

Negócios e tecnologia: novas oportunidades para empreendedores

Os últimos anos mostraram que aliar uma boa conexão de internet e uma boa dose de comprometimento basta para que o trabalho seja realizado com sucesso.

Para 2023, a tendência que cresce desde 2020 continua sendo uma aposta, isto é, modelos de trabalhos híbridos ou totalmente remotos possibilitam a vinda de talentos de qualquer lugar do mundo para as empresas.

Para construir elementos de gestão de pessoas que suportem essa nova condição de trabalho, a Fundação Vanzolini desenvolveu o curso Introdução a Gestão de Equipes em Home Office, oferecido no formato EAD, que apresenta e discute as melhores condições e ferramentas para se trabalhar com equipes mais autônomas e responsáveis na tomada de decisão.

Entre as tendências relacionadas aos negócios, destacam-se:

 

 A Experiência do Cliente

Considerado a alma do negócio, o cliente desafia o mercado a criar melhorias baseadas em sua experiência. Encantá-lo é uma tarefa constante em qualquer empresa atenta à regra do jogo.

Dessa forma, é necessário planejar toda a jornada do cliente, assim como tornar sua experiência mais rica, para preservar e melhorar a percepção de valor que ele tem sobre a marca.

 

O E-commerce

A pandemia impulsionou as compras pela internet e trouxe para o virtual os clientes de diferentes faixas etárias, especialmente as gerações mais velhas.

O comportamento do consumidor após esse período sinaliza que mesmo com a normalização das atividades presenciais em 2021, o e-commerce no Brasil cresceu mais de 30% no primeiro semestre em comparação ao mesmo período do ano anterior, de acordo com o portal E-commerce Brasil.

De acordo com o portal, a expectativa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) é de que o e-commerce brasileiro fature R$ 169,5 bilhões em 2022. Isso significa um crescimento de 12%, que atinge ápices em datas como a Black Friday.

Por isso, é importante para empresas e também instituições o foco em sites com boa navegabilidade e com design responsivo, que se adapte a todos os tipos de telas.

 

A Proteção de dados

A Lei Geral de Proteção de Dados, a LGPD, entrou em vigor este ano e, dessa forma, a proteção de dados pessoais será um tema latente também em 2023. Com a possibilidade de vazamentos, as empresas precisam ficar ainda mais atentas para garantir a proteção do seu banco de dados.

Nesse cenário, entender e trabalhar com dados tem sido uma das competências mais procuradas no mercado de trabalho e se mostra uma forte tendência.

O curso Engenharia de Dados, da Fundação Vanzolini, com carga horária de 90 horas, capacita profissionais a terem a capacidade de identificar a necessidade de dados, bem como definir uma estratégia de obtenção e implantá-la de ponta a ponta.

Na era do Big Data e da Transformação Digital, ter essa competência é uma garantia para encontrar bons projetos ou empregos no Brasil e mundo afora.

 

ESG – Environmental, Social and Corporate Governance

Do inglês, Governança Ambiental, Social e Corporativa, o termo se refere a uma grande tendência e uma necessária resposta das empresas frente aos desafios da sociedade contemporânea.

É uma sigla que diz respeito à integração da geração de valor econômico, aliado à preocupação com as questões ambientais, sociais e de governança corporativa, por parte das empresas.

Nessa tendência, a sustentabilidade é o foco para garantir às marcas o selo de amiga do verde. Ganha um novo valor as tendências de reutilização e upcycling, que continuam agitando o mercado, inspirando muitos negócios e dando às sobras um enorme potencial.

Esse modelo de governança busca entender se a gestão executiva e o conselho administrativo da empresa atendem aos interesses das várias partes interessadas, como funcionários, acionistas e clientes.

Lançado em 2008, o Processo AQUA-HQE™, uma certificação internacional da construção de alta qualidade ambiental propõe um novo olhar para a sustentabilidade nas construções brasileiras.

 

Saúde

Enquanto os últimos anos foram de rápida inovação e implantação de novas tecnologias de saúde e modalidades de entrega, 2023 será um grande ano para aprender e evoluir sobre o que funciona.

A digitalização na assistência à saúde deve ser uma grande tendência, ampliando o acesso ao serviço pelos pacientes.

Já nos espaços de atendimento físico, a sistematização dos processos de sanitização em locais de grande circulação, tendo em vista uma melhor segurança aos usuários, ganha espaço após a pandemia.

Selos garantidores de bem-estar, como a Certificação A2S, Ambiente Seguro e Saudável, promovem a consciência de que o local aplica uma gestão sanitária eficiente e responsável.

Em relação a esse setor, hoje há uma abordagem sistemática para identificar as vulnerabilidades do sistema e corrigi-los antes que eles ocorram, baseada na combinação de conceitos desenvolvidos e empregados com sucesso na indústria, agora disponíveis para a área da Saúde.

A metodologia de gestão de riscos Health Care Failure Mode and Effect Analysis (HFMEA) foi desenvolvida pelo Centro Nacional de Segurança do Paciente, do Veterans Affairs Department, nos Estados Unidos, e tem sido utilizada mundialmente.

Conheça a Formação em HFMEA e Ferramentas para Gestão de Riscos na Saúde e todos os cursos e certificações para a área da saúde oferecidos pela Fundação Vanzolini.

Esse conteúdo foi útil para você? A Fundação Vanzolini oferece um amplo conjunto de cursos, com especialistas nas áreas de negócios, para você ampliar o seu repertório e impulsionar sua carreira.

ENTRE EM CONTATO

 

Fontes:
sebraepr
ecommercebrasil
whow
ebraeatende

Posts Relacionados