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Gestão de Operações: como funciona a logística da Páscoa

20 de março de 2023 | 6min de leitura
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Para garantir um domingo de Páscoa recheado de delícias para sua família, há muitos esforços integrados das empresas fabricantes de chocolates e das empresas responsáveis por sua distribuição pelo país.

Você já parou para pensar na complexidade da gestão de operações para que os ovos de Páscoa cheguem até os consumidores em tempo hábil?

A Páscoa requer um processo estruturado na logística dos ovos de chocolate. Esse processo de gestão impõe grandes desafios para entregar, armazenar e transportar os ovos de chocolate dos fabricantes até as lojas.

Continue a leitura e saiba mais!

 

Demanda e precificação: por que os ovos ficam mais caros?

Por questões de logística, a alta nos preços dos ovos ocorre por se tratar de uma carga sazonal e delicada, que depende de um transporte rodoviário especial e cuidadoso, para que os produtos cheguem até as prateleiras em perfeito estado.

O preço do ovo de Páscoa subiu 19,53% entre abril de 2021 e abril de 2022, de acordo com uma pesquisa do Núcleo de Inteligência e Pesquisas da Fundação Procon-SP. A principal causa para o aumento foi a inflação, além de impactos da pandemia de Covid-19, que fez com que o setor promovesse uma reposição dos preços e recomposição das perdas.

Vale destacar que o Procon orienta os consumidores a pesquisarem bem os preços antes de comprar os ovos, pois a diferença no valor pode chegar a mais de 140% entre chocolates da mesma marca e gramatura, em lojas diferentes.

Ainda assim, mesmo com a alta dos insumos, os brasileiros sempre dão um jeitinho de comprar ovos de Páscoa, seja para presentear ou para consumo próprio, já que os ovos são parcelados no cartão de crédito em muitos vendedores do varejo.

Muitos supermercados antecipam a montagem das parreiras de ovos de chocolate. E, em alguns estabelecimentos, a venda de ovos de Páscoa começou em janeiro.

Geralmente, as vendas de chocolate começam a aumentar logo após o Carnaval. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a expectativa do mercado para a Páscoa deste ano está maior do que no ano passado, pois em 2022 a data foi bastante positiva para o comércio.

Conforme a CNC, no ano passado o setor faturou mais de R$ 2 bilhões, um aumento de 1,9%, em comparação com o mesmo período de 2021.

Em 2023, as vendas de ovos devem aumentar cerca de 30%. Do recebimento à expedição há desafios para a gestão de operações. Para se ter uma ideia, a FM Logistic do Brasil conta, em São Paulo, com uma área refrigerada de 10 mil metros quadrados no Centro de Distribuição da Anhanguera.

O centro de distribuição refrigerado começa a operar com quatro meses de antecedência da Páscoa. A expedição para as lojas ocorre em, aproximadamente, um mês. São movimentados mais de sete milhões de ovos de chocolates, em temperaturas controladas entre 16 e 22ºC.

 

Gestão de operações: peculiaridades da produção na Páscoa

Existe um processo diferente de produção do ovo de Páscoa em relação à produção de uma barra de chocolate. Ao analisar a logística de ponta a ponta, é preciso destacar na Gestão de Operações alguns pontos, como:

 

Inovação

Antes mesmo de as máquinas começarem a misturar os ingredientes para o chocolate dos ovos, profissionais estão realizando pesquisas de mercado e avaliando como podem inovar o produto no formato, no conteúdo e na embalagem.

 

Produção

As máquinas usadas para fazer os ovos de Páscoa são diferentes do chocolate normal. E devido à sazonalidade, essas máquinas ficam paradas por um significativo período de tempo, gerando custo não apenas durante o seu uso, mas também durante a pausa da produção.

 

Distribuição

Aqui entra a logística, efetuada de forma diferenciada. Ovos de Páscoa ocupam mais espaço e são mais frágeis que caixas com barras de chocolate, o que implica em mais caminhões para transportar uma carga equivalente, além do cuidado extra no transporte para não quebrarem.

 

Business Intelligence aplicado à Logística

Um dos principais benefícios do Business Intelligence na logística é o aumento da eficiência na cadeia de suprimentos. Por meio de coleta, organização, análise e compartilhamento de dados, o BI é uma funcionalidade aliada.

Para o embarcador de ovos de Páscoa, está aqui o maior motivo para usar essa tecnologia, que contribui para uma visão mais ampla e gerencial.

Assim, o BI aplicado à logística consegue manter processos otimizados, reduzir custos, monitorar cada etapa da cadeia de suprimentos, melhorar o atendimento e, por fim, destacar a empresa no mercado, por meio de um monitoramento completo da gestão de operações.

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Até a próxima!

 

Fontes:

penaestrada.com.br

cargox.com.br/blog

gkofrete.com.br/blog

maplink.global/blog

investnews.com.br

cbncuritiba.com.br

logweb.com.br

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