Fundação Vanzolini

Sistema de gestão certificado: Qual o principal objetivo?

Postado em Certificação | 6 de abril de 2023 | 8min de leitura
Compartilhe:

Implementar um sistema de gestão certificado em uma organização ajuda a alcançar objetivos de desempenho que trazem muitos benefícios para a empresa. Veja mais!

No mundo dos negócios de hoje, torna-se cada vez mais importante ter um sistema de gestão certificado. Ele pode ajudar sua empresa a melhorar o desempenho, alcançar a conformidade com os regulamentos e aprimorar a satisfação do cliente.

Mas será que a sua empresa deve buscar uma certificação? Neste artigo, exploraremos os principais objetivos e motivos.

O que é um sistema de gestão certificado?

Um sistema de gestão certificado é uma abordagem de gestão da qualidade que abrange toda a organização e atende aos requisitos de uma norma específica, como a ISO 9001.

Ele permite que uma organização demonstre sua capacidade de fornecer consistentemente produtos e serviços que atendam aos requisitos regulamentares e do cliente. Os principais objetivos da implementação são:

  1. Aprimorar o desempenho e alcançar a melhoria contínua;
  2. Demonstrar conformidade com os requisitos regulamentares;
  3. Aperfeiçoar a satisfação do cliente.

Há muitas razões pelas quais uma organização pode querer certificar sua gestão, mas o objetivo principal, geralmente, é melhorar o desempenho como um todo. A certificação mais utilizada é o sistema ISO.

A ISO (International Organization for Standardization) é a Organização Internacional de Padronização e, como o nome diz, define padrões internacionais de sistemas de gestão.

Ela atua em uma ampla gama de áreas, incluindo:

  • Qualidade;
  • Compliance;
  • Proteção ambiental;
  • Saúde e segurança alimentar;
  • Segurança do trabalho;
  • Eficiência no uso de recursos;
  • Práticas laboratoriais.

O objetivo da ISO é promover a padronização e atividades relacionadas, que facilitem o comércio e a comunicação entre diferentes empresas e setores, protegendo os interesses dos consumidores.

Um sistema de gerenciamento ISO certificado é aquele que foi auditado e aprovado por um organismo de certificação terceirizado credenciado e atende a todos os requisitos do padrão específico.

Qual a importância da implantação?

Há muitas razões pelas quais uma organização pode optar por implementar um sistema de gestão certificado, mas os objetivos mais comuns são melhorar o desempenho e reduzir custos, devido à melhor eficiência do processo e redução de desperdício.

Um gestor que deseja ver o sucesso de seu negócio irá investir em processos de melhoria contínua para o desempenho geral da sua organização.

Por isso, esses sistemas ajudam as organizações a identificarem e controlarem seus riscos, melhorarem a comunicação e alcançarem a conformidade com os requisitos legais e regulamentares.

Há vários benefícios em ter um sistema de gerenciamento certificado, incluindo maior eficiência e produtividade, custos reduzidos e melhor satisfação do cliente.

A certificação pode fornecer validação externa das práticas voltadas para a qualidade de uma organização, comprovando seu empenho em melhorar suas operações, atender aos requisitos regulatórios e alcançar um desempenho superior.

Como sistema, afeta o desempenho e entrega de projetos

Os sistemas de gestão certificados ajudam as organizações a melhorarem seus processos de comunicação e coordenação, o que, por sua vez, leva a um melhor desempenho do projeto.

Além disso, os sistemas de gerenciamento certificados oferecem benefícios como:

  • Eficiência aprimorada;
  • Custos reduzidos;
  • Credibilidade e reputação aprimoradas.

A certificação pode ser benéfica para as empresas de várias maneiras. Em primeiro lugar, pode ajudá-las a economizar dinheiro, melhorando a eficiência e reduzindo o desperdício.

Em segundo lugar, pode ajudá-las a conquistar novos clientes e contratos, pois demonstra que eles são capazes de fornecer um produto ou serviço de alta qualidade.

Finalmente, isso pode aumentar o moral da equipe, pois os funcionários se sentem orgulhosos de trabalhar para uma empresa que obteve esse prestigioso credenciamento.

Existem diferentes versões da ISO, cada uma adaptada para atender às necessidades de um determinado tipo de negócio. Veja mais a seguir.

Sistemas de gestões que podem te ajudar

Os sistemas de gestão certificados mais comuns são:

  • ISO 9001: garantir que seus produtos atendam aos requisitos do cliente e às especificações regulatórias;
  • ISO 14001: ajudar a empresa a reduzir seu impacto ambiental;
  • ISO 45001: ajudar a empresa a proteger seus funcionários dos riscos no local de trabalho.

Continue a leitura para conferir mais detalhes sobre cada sistema de gerenciamento.

– Sistemas de gerenciamento de qualidade ISO 9001

A ISO 9001 é um sistema de gestão da qualidade que ajuda as organizações a garantirem que estão atendendo aos requisitos dos clientes e melhorando seus processos de negócios. O padrão pode ser aplicado a qualquer organização, independentemente do tamanho ou do setor.

A certificação ISO 9001 é concedida a organizações que atendem aos requisitos da norma e mostra que a organização está comprometida com a qualidade e a melhoria contínua.

As organizações que obtiveram a certificação ISO 9001 normalmente veem melhorias na satisfação do cliente, na produtividade dos funcionários e na lucratividade geral.

Os benefícios da certificação incluem:

  • Maior satisfação do cliente;
  • Custos e desperdício reduzidos;
  • Mais eficiência e produtividade;
  • Melhor reputação e visibilidade.

Sistemas de gerenciamento ambiental ISO 14001

O ISO 14001 corresponde aos sistemas de gerenciamento voluntário que as organizações implementam para melhorar seu desempenho ambiental.

Esse certificado demonstra a conformidade de uma organização com os padrões nacionais e internacionais de gestão ambiental, além do compromisso com a sustentabilidade e a qualidade.

Mas por que uma empresa deve certificar um ISO 14001? Esse reconhecimento fornece às organizações uma verificação terceirizada confiável de seu desempenho ambiental. Os certificados podem ajudar as organizações a:

  • Melhorarem o desempenho ambiental;
  • Atenderem aos requisitos legais e regulamentares;
  • Demonstrarem conformidade com requisitos importantes do cliente e das partes interessadas;
  • Aperfeiçoarem a comunicação e a coordenação dentro da organização;
  • Atraírem investidores ESG;
  • Aprimorarem as práticas de gerenciamento de riscos.

– Sistemas de gerenciamento de saúde e segurança ocupacional ISO 45001

A ISO 45001 é o novo padrão internacional para sistemas de gerenciamento de saúde e segurança ocupacional. Ela foi lançada em março de 2018 e substitui a BS OHSAS 18001.

Essa é uma norma abrangente que pode ser usada por organizações de todos os tamanhos para gerenciarem seus riscos de saúde e segurança. Ela fornece orientação sobre como desenvolver, implementar e manter um sistema eficaz de gestão de saúde e segurança.

Um dos principais benefícios da ISO 45001 é que ela ajuda as organizações a melhorarem seu desempenho em áreas como prevenção de incidentes, redução de lesões e conformidade com os requisitos legais.

Também ajuda as organizações a demonstrarem seu compromisso com a qualidade de vida dos colaboradores, o que pode ser importante para atrair novos funcionários e clientes.

Se você está procurando um padrão para ajudá-lo a melhorar o gerenciamento de saúde e segurança da sua organização, a ISO 45001 é uma boa escolha.

Todos estes três tipos de sistemas de gerenciamento são válidos por três anos e têm um objetivo comum: garantir que os produtos e serviços da organização atendam aos requisitos regulamentares e do cliente.

Como você pode ver neste artigo, um sistema de gestão certificado é uma estrutura organizacional que permite que uma organização identifique, controle e melhore sistematicamente os processos da organização.

Quer saber mais sobre este assunto? Então acompanhe nosso blog! Aproveite e conheça os cursos disponíveis na Fundação Vanzolini com  foco em Gestão da Qualidade:

Análise dos Modos de Falha e seus efeitos: Metodologia para detectar falhas
Gerencia/educacao/gestao-de-riscos/analise-dos-modos-de-falha-e-seus-efeitos-metodologia-para-detectar-falhas-2/mento da Rotina e Ferramentas da Qualidade
Gestão da Qualidade e Gestão por Processos
IQNET: ISO 9001 – Auditor Interno
IQNET: ISO 9001 – Auditor Líder
Interpretação dos Requisitos ISO 9001:2015
Gestão por Processos, Melhoria dos Processos
Gestão por Resultados e Indicadores de Desempenho
Lean Manufacturing: Ferramentas para produção enxuta
Melhoria de Eficiência nos Processos de Negócios
Qualidade para indústria automotiva: Formação de Auditor interno – IATF 16949 Versão 2016
Sistema de Gestão Integrado: Formação de auditor interno – ISO 9001, ISO 14001 e ISO 45001

ENTRE EM CONTATO

Notícias Relacionadas