Fundação Vanzolini

Gestão Ambiental: Principais requisitos da ISO 14001

Postado em Certificação | 14 de dezembro de 2022 | 5min de leitura
Compartilhe:

A ISO 14001 tem por objetivo implementar métodos e boas práticas dentro de uma empresa com foco na Gestão Ambiental.

Ou seja, como a empresa impacta o meio ambiente, quais devem ser os cuidados com sua preservação, como gerenciar um Sistema de Gestão Ambiental que respeite as normas, as leis e possa trazer benefícios, não só para o planeta e suas formas de vida, mas para a organização como um todo.

Neste artigo, vamos abordar os principais requisitos da norma, quais empresas podem se certificar e como elas podem se preparar para o processo de certificação.

Para isso, entrevistamos o coordenador da norma pela Fundação Vanzolini, Carlos Ferreira. Tenha uma boa leitura!

Quais são os principais requisitos da norma?

Carlos Ferreira: Acredito que o principal foco da norma ISO 14001 seja trazer a questão do meio ambiente para o mundo dos negócios.

Em geral, o principal foco de uma empresa está na parte econômica, em como gerar retorno financeiro e na relação direta com o cliente. E a norma vem para ensinar como lidar com o meio ambiente e os riscos atrelados a isso.

Dessa forma, a norma apresenta requisitos ligados à empresa, para que ela perceba o ambiente em que está inserida, como o meio ambiente afeta a maneira como ela faz negócios, identificar aspectos de impactos ambientais (ao longo do ciclo de vida de um produto ou serviço), isto é, saber em quais etapas a empresa influencia no meio ambiente, seja com a emissão de poluentes, resíduos ou substâncias (nocivos ou não).

Assim, ao longo de todos os seus processos, a organização identifica os seus impactos ambientais, sejam eles adversos ou benéficos, bem como as legislações a respeito, podendo então priorizar os processos gerenciados e outros compromissos que a empresa pode ter, como contratos e demandas.

A alta direção deve, então, conhecer a relação da organização com o ambiente e como eles interagem com seus interesses e de seus stakeholders, buscando mitigar riscos (que podem interferir no negócio) e também procurar oportunidades de negócios com base em uma atuação ambiental correta.

Por exemplo, alguns clientes valorizam bastante a preocupação ambiental, estando dispostos, inclusive, a pagar mais caro por produtos e serviços sustentáveis ou que envolvam uma logística reversa no seu descarte.

Dessa forma, a empresa pode, fazendo uso de sua gestão ambiental, atrair novos clientes e também melhorar sua relação com clientes já existentes, por meio de produtos que consumam menos energia e recursos, poluam menos etc.

Além disso, a legislação brasileira é bastante exigente em relação ao aspecto ambiental e a norma 14001 traz uma noção melhor do que deve ser feito para gerenciar uma organização, também com base nesse aspecto.

Quais empresas podem se certificar?

Ferreira: Qualquer empresa, de qualquer setor, pode se certificar. Isso é notável ao analisarmos as empresas que se certificam pela Fundação Vanzolini, temos pequenas empresas de comércio e também grandes indústrias.

Isso acontece pois quase toda e qualquer organização impacta o meio ambiente de alguma forma, seja por meio de transporte, entregas, consumo de matéria prima ou outro tipo de atividade. Até hoje, não encontrei nenhum setor que não tenha benefícios ao implantar um Sistema de Gestão Ambiental.

Como a empresa pode começar a se preparar para o processo de certificação?

Ferreira: Tudo começa por uma decisão da alta direção, isso porque esse tipo de gerenciamento envolve investimento de recursos, tempo, atenção e priorizações. Ou seja, tudo começa pela gestão da organização decidindo que a gestão ambiental é importante para a empresa.

A partir disso, deve-se identificar os pontos de contato com os requisitos da norma, se a empresa já atende a eles ou não, promover treinamentos para que seja possível entender a norma, ou então contratar uma consultoria especializada, pois esse processo demanda bastante conhecimento.

Todas as normas, na verdade, são boas práticas que devem ser aplicadas em alguma área, e as mais relevantes foram traduzidas em requisitos que devem ser gerenciados e atendidos por meio de um Sistema de Gestão. Para isso, a empresa deve se valer de um planejamento estratégico, funções bem designadas, monitoramento, etc.

Assim, se a empresa já for bem estruturada, ela já vai atender a diversos requisitos e poderá focar em outros aspectos, como conhecer a legislação ambiental, podendo contar com um apoio jurídico (interno ou externo), contratar um auditor para interpretar os requisitos que necessitam de melhoria e se preparar para atendê-los.

Quer saber mais sobre como implementar um Sistema de Gestão Ambiental em sua empresa, de forma a atender os requisitos da norma ISO 14001 e receber uma certificação? A Fundação Vanzolini oferece um curso específico para esse assunto, venha conhecer!

Cursos ISO 14001 da Fundação Vanzolini

ENTRE EM CONTATO

Notícias Relacionadas