A certificação AQUA-HQE quebra paradigmas no mercado brasileiro da construção civil e ganha a adesão constante de importantes empreendedores do setor. Hoje conta com diversos empreendimentos certificados em diferentes fases (pré-projeto, projeto, execução ou operação e uso), em várias regiões e Estados.

Ao se comprometer com o AQUA-HQE, o empreendedor se obriga a pensar o entorno do empreendimento na construção, no uso e na desconstrução. Ele considera aspectos do ciclo de vida dos materiais e sistemas construtivos, como durabilidade, conservação, manutenção e potencial de reciclagem.

O empreendimento é pensado e planejado desde a sua definição, considerando o programa funcional e o contexto sócio-econômico-ambiental do local da implantação, visando as soluções mais efetivas e econômicas para a qualidade de vida dos usuários e o menor impacto ambiental, incluindo alem do melhor projeto arquitetônico e técnico, o planejamento do processo construtivo.

No canteiro de obras, a gestão de resíduos sólidos, de energia e água, e todo o processo produtivo tem como base a qualidade de vida na obra, o baixo impacto ambiental nessa fase e a formalidade da cadeia produtiva. Soluções que atendem objetivos de desempenho em conforto térmico (no verão e no inverno), acústico, visual e olfativo da construção edificada e a eficiência no uso da água e energia, deixam o empreendimento pronto para garantir o uso e a operação com alta qualidade ambiental, onde pessoas possam viver com comodidade e bem-estar.

Desde o lançamento dos referenciais técnicos no Brasil, em 2008, e o surgimento dos primeiros empreendimentos construídos com base nos parâmetros AQUA-HQE, as exigências dos empreendedores e clientes vêm aumentando de forma constante. Junto a isso, os avanços na tecnologia, normalização e regulamentação no Brasil e o desenvolvimento internacional impulsionam o aperfeiçoamento de novos referenciais técnicos e o próprio processo de certificação AQUA-HQE.

Conheça os nossos Clientes AQUA-HQE:

Clientes AQUA-HQE

A Fundação Vanzolini já conta com empresas certificadas como Empreendedores AQUA-HQE, aqueles que se comprometem a construir 100% de suas obras dentro dos padrões de sustentabilidade AQUA-HQE em determinadas regiões.

Empreendedores AQUA-HQE