Certifique o seu empreendimento
O CAMINHO DA CERTIFICAÇÃO
OS PRAZOS
Os prazos para certificação de cada fase são associados ao cronograma do empreendimento, não existindo nenhuma pré-determinação.
No link abaixo você poderá baixar as regras de certificação e o Guia de Auditoria com todas as orientações sobre o processo completo da certificação:
GUIA DE AUDITORIA – clique aqui
REGRAS DE CERTIFICAÇÃO – clique aqui
O PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO
O empreendimento será certificado, com emissões dos certificados após as auditorias, uma vez constatado atendimento aos critérios dos Referenciais de Certificação de acordo com a tipologia do empreendimento.
É fundamental que o empreendedor esteja comprometido com o desenvolvimento sustentável desde o inicio do projeto, pois a certificação requer implantação de um sistema de gestão do empreendimento (SGE) e também o atendimento das 14 categorias de qualidade ambiental do empreendimento (QAE), distribuídos nas seguintes maneira:
- 1- RELAÇÃO DO EDIFÍCIO COM O SEU ENTORNO
- 2- ESCOLHA INTEGRADA DE PRODUTOS, SISTEMAS E PROCESSOS CONSTRUTIVOS
- 3- CANTEIRO DE OBRAS DE BAIXO IMPACTO AMBIENTAL
- 4- GESTÃO DA ENERGIA
- 5- GESTÃO DA ÁGUA
- 6- GESTÃO DE RESÍDUOS DE USO E OPERAÇÃO DO EDIFÍCIO
- 7- MANUTENÇÃO – PERMANÊNCIA DO DESEMPENHO AMBIENTAL
- 8- CONFORTO HIGROTÉRMICO
- 9- CONFORTO ACÚSTICO
- 10- CONFORTO VISUAL
- 11- CONFORTO OLFATIVO
- 12- QUALIDADE SANITÁRIA DOS AMBIENTES
- 13- QUALIDADE SANITÁRIA DO AR
- 14- QUALIDADE SANITÁRIA DA ÁGUA
Cada uma das 14 categorias do AQUA-HQE pode ser classificada no nível BASE, BOAS PRATICAS ou MELHORES PRATICAS, e cabe ao empreendedor definir quais categorias atingirão a classificação máxima, intermediária o mínima, dependendo do contexto e de sua estratégia de sustentabilidade. Para um empreendimento ser certificado AQUA-HQE, o empreendedor deve ter um perfil mínimo de desempenho com 3 categorias no nível MELHORES PRATICAS, 4 categorias no nível BOAS PRATICAS e 7 categorias no nível BASE.
A Certificação AQUA-HQE é concedida pela Fundação Vanzolini, que faz 3 auditorias presenciais ao longo do desenvolvimento do empreendimento, a fim de verificar que todos os critérios de sustentabilidade foram atendidos
Fase Pré-Projeto – após elaboração do pré-projeto, definição do perfil de desempenho nas 14 categorias, estabelecimento do Sistema de Gestão do Empreendimento e avaliação das 14 categorias de desempenho pelo Empreendedor, mediante auditoria da Fundação Vanzolini.
Fase Projeto – após elaboração dos projetos de modo a atender os critérios correspondentes ao perfil de desempenho programado e avaliação das 14 categorias de desempenho pelo Empreendedor, mediante auditoria da Fundação Vanzolini.
Fase Execução – após a entrega da obra, realizada de modo a atender aos critérios correspondentes ao perfil de desempenho projetado e avaliação das 14 categorias de desempenho pelo empreendedor, mediante auditoria da Fundação Vanzolini.