Hospital e Pronto Socorro Delphina Abidel Aziz é o 1º do Brasil a possuir o Selo AQUA-HQE

Zona Norte Emagessa – SPE
A Zona Engenharia é concessionaria que através da Política da Lei Federal de PPP (PARCERIA PÚBLICO – PRIVADA) 11.079 foi vencedora em 2013 da licitação pública para construir, equipar e manter durante 20 anos a área não assistencial do Hospital e Pronto Socorro Delphina Rinaldi Abdel Aziz. Tendo sua finalização de construção e equipagem em 01/10/2015. E desde então encontra-se em fase de Operação conforme o modelo internacional das PPP.

Ao se tornar uma SPE (sociedade de propósito espefico) ou seja, o único fim da Concessionária Zona Norte é prestar o atendimento ao disposto contratualmente pelo Governo do Estado do Amazonas, conforme este disposto, as duas entidades, podemos assim dizer, se tornam apenas uma, compartilhando riscos e propósito para um bem comum que é o atendimento ao paciente SUS. Por tanto, na data hoje, viemos comemorar uma conquista não somente da Concessionária em si, mas um modelo de Projeto implementado pelo Governo do Estado do Amazonas em prol do habitante amazonense diante de uma de seus maiores dilemas em todos esses anos, que é a área de Saúde.

O projeto deu iniciou com as parcerias da Zona Norte Engenharia, Manutenção e Gestão de Serviços S.A – SPE E SUSAM. As obras do hospital iniciaram em 2013 concretizando a entrega e inauguração do Pronto Socorro (como 1° fase) em junho/2014, e em outubro de 2015 entregando definitivamente todo o complexo hospitalar devidamente equipado e em funcionamento, para as atividades de saúde. O Hospital conta com 30 consultórios de ambulatório, 50 leitos de UTI, 272 leitos de internação, 11 salas cirúrgicas, um parque tecnológico para realização de exames contato com: Endoscopia, Colonoscopia, Ultrassonografia, Ressonância Magnética, Tomografia Computadorizada, RX Telecomandado, cardiologia com exame de mapa holter, esteira ergométrica, eletrocardiograma, ecocardiograma e mamografia, possui 36.000 m² de área construída e 80.000 m² de área total.

Com objetivo de construir um Hospital com sustentabilidade, o Consórcio Gerenciador Zona Norte Engenharia, aderiu no projeto de construção do Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz, o PROCESSO AQUA DE CERTIFICAÇÃO  AMBIENTAL– Organizações de Saúde (Alta Qualidade Ambiental) , desde de seu canteiro de obras até a conclusão do projeto construtivo. O projeto conta com captação de águas pluviais, coleta seletiva de resíduos, captação de luz natural, redução no consumo de água, reaproveitamento de águas pluviais, e outras práticas para preservação dos recursos naturais, aplicando sobre tudo o tripé da sustentabilidade (ambiental, econômico e social).
Mantendo a responsabilidade social, um desenvolvimento sustentável, respeitando a natureza no desenvolver da construção do hospital, buscando reduzir ao máximo os impactos ambientais, apoiando a educação e a mudança de hábitos para a preservação dos recursos naturais para as gerações futuras.

O Hospital e Pronto Socorro Delphina Rinaldi Abdel Aziz possui os seguintes serviços ofertados pela Zona Norte: Manutenção Predial, Manutenção de Equipamentos Clínicos, Central de Material Esterilizado, Higienização, Processamento de Roupas, Segurança Patrimonial, Serviço de Nutrição e Dietética, Tecnologia da Informação e Gestão Ambiental.

Conta com a assessoria do setor de Gestão da Qualidade juntamente com a Alta Administração para desdobrar o planejamento estratégico, mapear e monitorar os processos, desenvolvendo ações em busca de melhoria e visando a satisfação dos stakeholders a Diretoria buscou a implementação da NBR ISO 9001:2015. Essa norma de padronização da International Standard Organization (ISO) é voltada para produtos e serviços, a certificação ISO 9001 é uma norma internacional que trabalha a gestão de qualidade da organização, o foco das ações concentradas na satisfação do cliente/usuário do produto ou serviço.

A empresa que apresenta a certificação ISO 9001 passa a ser vista no mercado como referência em termos de gestão estratégica, tática e operacional. Estamos reunidos nessa manhã, por esse motivo, a Zona Norte Emagessa- SPE está sendo certificada na NBR ISO 9001:2015, ou seja, será o Primeiro Hospital Público-Privado (PPP) no Estado do Amazonas a ter seus processos não assistenciais certificados internacionalmente.

Para Felipe Ruiz, Diretor Administrativo do Consórcio Zona Norte Emagessa – SPE e administrador hospitalar com 20 anos de experiência na área de saúde, administração e reestruturação de hospitais em sete estados brasileiros, este é um momento histórico na saúde pública do Amazonas e do país.

Quando eu olho para trás e vejo toda a trajetória deste hospital, desde a construção até seu start-up em outubro de 2015, e ouço do Secretário de Saúde do Estado do Amazonas, Rodrigo Tobias, que o Hospital Delphina, que é um hospital público, do SUS, do Governo do Estado, e que tem a mesma ou até melhor estrutura de que muitos hospitais particulares do eixo RJ – SP, eu tenho a sensação de dever cumprido, que estamos a caminho do sonho de uma saúde pública, que possa refletir o que a população Amazonense merece, que é sempre a melhor qualidade possível. E que, através do modelo PPP foi possível construir e equipar o Maior Hospital do Norte do Brasil em apenas 2 anos e 7 meses. E como dinheiro no tempo é algo caro, quanto menos tempo este empreendimento estivesse disponível para a população, maior seria seu valor agregado e menor custo econômico para o poder público, já que em sua fase de construção e para equipar o hospital, o Governo do Estado não desembolsou nenhum recurso público para tal”.

Selo AQUA
O 1º Hospital do Brasil a possuir o Selo AQUA-HQE que é uma certificação internacional da construção sustentável desenvolvido a partir da certificação francesa Démarche HQE (Haute Qualité Environnementale) e aplicado no Brasil exclusivamente pela Fundação Vanzolini.

Confira algumas fotos do evento:

 

Comentários