Prédio sustentável da Tereos recebe selo internacional AQUA-HQE

Prédio sustentável da Tereos recebe selo internacional AQUA-HQEO primeiro prédio corporativo da região noroeste paulista a receber o selo AQUA-HQE, uma das certificações internacionais mais cobiçadas da área de sustentabilidade, foi construído em Rio Preto e pertence à Tereos, segunda maior produtora mundial de açúcar.

Desenvolvido a partir da certificação francesa Démarche HQE (Haute Qualité Environnementale), o selo é aplicado no Brasil pela Fundação Vanzolini. No país, apenas 35 empreendimentos comerciais conseguiram esse importante reconhecimento.

A inauguração oficial do Business Service Center (BSC), um centro de serviços empresariais instalado numa área de cerca de 1.700 m² ao lado do Shopping Iguatemi, acontece na manhã desta quinta-feira, em evento que deve reunir autoridades e convidados.

“Para que um projeto obtenha o selo é preciso atender a uma série de requisitos relacionados a meio ambiente, economia no uso de recursos, conforto, saúde e segurança. A economia esperada pelo BSC, medida por simulação computacional, é de 63% de redução no consumo de energia e 50%no consumo interno de água”, explica o gerente executivo do empreendimento, Edmar Barros.

Prédio sustentável da Tereos recebe selo internacional AQUA-HQEEle destaca que é possível “mapear e saber previamente quanto cada espaço ou cada aparelho está consumindo de energia, da impressora à máquina de café, de modo a garantir maior eficiência energética”.

Com capacidade para até 200 colaboradores, o prédio ecológico começa as operações com 100 profissionais. A construção que, segundo Barros, levou nove meses para ficar pronta, foi projetada e executada para contribuir com a preservação do meio ambiente.

“Além do uso de energia solar térmica e fotovoltaica e da redução do consumo de água potável, entre as estratégias sustentáveis do BSC estão a instalação de equipamentos de ar condicionado e iluminação de alto desempenho energético e funcional, vidros de alta performance e bicicletário”, ressalta o executivo.

fonte: Jornal DHoje

Conheça a Certificação AQUA-HQE, da Fundação Vanzolini.

Confira algumas fotos da cerimônia de entrega do certificado:

Receba os conteúdos e as novidades da Fundação Vanzolini no seu e-mail: Cadastre-se em nossa newsletter

Comentários