Primeiro Parque Ecológico do Mundo a receber o selo AQUA-HQE é destaque nas mídias

Localizado em São Bernardo do Campo, parque é um espaço de contemplação da natureza, acessibilidade, ecoturismo, educação ambiental, inclusão social, pesquisa e sustentabilidade

A inauguração do Parque Ecológico Imigrantes (PEI) − uma realização da Fundação Kunito Miyasaka, chamou a atenção de diversos veículos de mídia. Trata-se do primeiro parque do mundo a obter a certificação de sustentabilidade AQUA-HQE (Alta Qualidade Ambiental ou Haute Qualité Environmentale), aplicada no Brasil pela Fundação Vanzolini. O parque, um presente da comunidade japonesa à brasileira, foi inaugurado, na última quinta-feira (29 de novembro de 2018) em um evento no Portal de entrada, com a presença de autoridades públicas, representantes de empresas e entidades.

A abertura do PEI ao público consta como um dos principais eventos de sustentabilidade do calendário de comemorações dos 110 anos da imigração nipônica ao Brasil. A plataforma para agendar as visitas gratuitas estará disponível a partir do dia 10 de dezembro, com calendário aberto nas quartas-feiras. 

Como um projeto que brota da força e dos cuidados com o meio ambiente impressos na história da cultura nipo-brasileira, o PEI está localizado no coração da Mata Atlântica, no Km 34,5 da Rodovia dos Imigrantes, em São Bernardo do Campo. Após a inauguração, a operação se dará por meio de visitas gratuitas e monitoradas para o público, com agendamento prévio pelo site www.parqueecologicoimigrantes.org.br.

Próximo à cidade de São Paulo, será um espaço de contemplação da Mata Atlântica, que reúne em si a filosofia japonesa do Mottainai (termo que transmite a sensação de pesar em relação ao desperdício) e os conceitos de Sustentabilidade, que serviram como ponto de partida para a criação de formas, volumes e estruturas que valorizassem e permitissem o menor impacto possível ao meio ambiente. Além das premissas de acessibilidade para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, ecoturismo, construção sustentável, pesquisa, bioconstrução, educação ambiental, preservação das fontes de água e controle dos efluentes, o uso de energia limpa e a inclusão da comunidade local.

Conheça a área de Certificação da Fundação Vanzolini.

Clique na imagem abaixo e confira a matéria do SP1, da TV Globo, realizada em 29/11 sobre a inauguração do primeiro parque sustentável do mundo.

Parque Ecológico Imigrantes é inaugurado em SP

O vídeo sobre o Parque Ecológico Imigrantes começa aos 2 min e 50 s.

Após a inauguração, a operação se dará por meio de visitas gratuitas e monitoradas para o público, com agendamento prévio pelo site www.parqueecologicoimigrantes.org.br.

Receba os conteúdos e as novidades da Fundação Vanzolini no seu e-mail: Cadastre-se em nossa newsletter

Comentários