A certificação Qualinstal agora evoluiu para certificação Building Installation Performance

A certificação Qualinstal agora evoluiu para certificação Building Installation Performance A certificação de empresas instaladoras Qualinstal foi criada em 2002 tendo na sua concepção, a preocupação de buscar a melhoria da qualidade e segurança da infraestrutura de serviços prediais, estabelecendo as condições e requisitos técnicos e de gestão aplicáveis as empresas prestadoras de serviços de instalações prediais, de forma a garantir crescimento sustentável e estruturado do setor de construção civil.

A evolução faz parte da história da humanidade e o mundo em que vivemos está em constante evolução. No universo de instalações prediais não é diferente, o mercado da construção civil conta com novos produtos e materiais, surgem técnicas inovadoras e é fundamental acompanhar todo esse avanço. A certificação das empresas instaladoras também evoluiu e agora está sendo lançado o Building Installation Performance – BIP. O BIP é a garantia para a crescente estruturação da indústria da construção civil através da melhoria da conformidade, desempenho e segurança nas instalações.

O BIP estabelece condições e requisitos técnicos e de gestão, aplicáveis as empresas instaladoras, de forma a garantir a sustentabilidade do setor. Além disso o BIP incorpora o que de mais atual está sendo praticado nesse setor em diversos países, com o objetivo de trazer as melhores práticas para o Brasil.

Uma das novidades do BIP é a criação de uma escala de desempenho, que vai de D a A+. A empresa instaladora que cumprir o maior número de requisitos terá a nota máxima, que é o A+, independente do escopo de atuação. A metodologia utilizada segue outros padrões já adotados pela sociedade e apresentada como a empresa se encontra classificada quanto à gestão operacional e requisitos técnicos, controle de materiais e nível de competência de sua mão de obra.

Na prática, o BIP garante que os serviços de instalações prediais – elétricas, hidrossanitárias, gases combustíveis, aquecimento solar, combate e prevenção a incêndios, entre outros, tenham sido realizados dentro das normas técnicas aplicáveis e dos padrões adequados de segurança. Para isso, a certificação BIP é concebida com uma visão do todo, integrando controle sobre projeto, produtos, mão de obra, instaladores e instalações.

A entrega das instalações em perfeito estado de funcionamento é de fundamental importância para garantir o desempenho dos sistemas prediais em qualquer edificação, seja residencial, comercial ou industrial.

Sem instalações adequadas o projeto fica comprometido, além de representar uma possível insatisfação do cliente final com a construtora ou incorporadora.

Os objetivos pretendidos para o BIP são:

  • Aumentar o nível de desempenho das instalações prediais;
  • Diminuir patologias na execução das instalações;
  • Incrementar a produtividade e a otimização dos serviços realizados;
  • Melhorar a adequação e utilização de projetos de instalações;
  • Monitorar a aplicação de materiais e produtos;
  • Adequar à capacitação de mão de obra e a empregabilidade do setor;
  • Promover a adoção do Selo BIP como diferencial no mercado da indústria da construção civil.

Em outras palavras, esta certificação permite que a organização tenha uma cultura organizacional preventiva, no tocante ao seu processo de execução das instalações que embasa a busca de melhorias sustentáveis, visando resultados positivos e a consolidação da sua marca no mercado.

Valendo-se do seu know how no mercado desde 1991, e atuando nesta avaliação de conformidade desde 2007, a Fundação Vanzolini está entre os Organismos de Certificação designados pelo Comitê do Qualinstal para realizar avaliações de conformidade conforme o regimento do programa, contribuindo de forma direta com o estímulo à melhoria entrega das instalações em perfeito estado de funcionamento na construção civil.

Realizada pela Fundação Vanzolini com o profundo comprometimento ético de técnicos e especialistas, a avaliação das instalações tem o foco de avaliar a sistemática definida pela organização para garantir a entrega das instalações em perfeito estado de funcionamento. O processo tem como objetivo avaliar o entendimento da estratégia sistêmica adotada pela organização e a forma como foram implementados e mantidos os controles operacionais no processo execução das instalações, visando sempre a melhoria continua de seu processo.

A Fundação Vanzolini já está qualificada para realizar avaliações no novo programa Abrinstal/BIP, podendo realizar avaliações no programa Qualinstal até março de 2019, conforme regra de transição estabelecida para estes programas. A partir de 01/04/2019, apenas avaliações para o programa Abrinstal/BIP poderão ser realizadas.

Conheça a área de Certificação da Fundação Vanzolini.

Referências:

Qualinstal – http://www.qualinstal.org.br
Abrinstal – http://www.abrinstal.org.br

Receba os conteúdos e as novidadesda Fundação Vanzolini no seu e-mail: Cadastre-se em nossa newsletter

Comentários