Declarações Ambientais de Produto – informações ambientais para uma escolha consciente

Declarações Ambientais de Produto - informações ambientais para uma escolha conscienteAtualmente a necessidade de mais informações para uma avaliação multicritério durante a escolha de produtos, bens e serviços tem aumentado. No entanto, o apelo para a sustentabilidade, por vezes, é apresentada através de informações monocromáticas através de um indicador único, como por exemplo, mudanças climáticas ou ainda uma avaliação restrita a determinado estágio do ciclo de vida do produto sem considerar a transferência de impactos ambientais do estágio avaliado para outro estágio.

Outra necessidade é a qualidade e confiabilidade das informações visto que, a cada dia que passa, mais produtos que se dizem “sustentáveis” surgem no mercado.

Portanto, a necessidade de informações ambientais transparentes, comparáveis, confiáveis e verificáveis é cada vez maior. As Declarações Ambientais de Produtos (EPD®) suprem essa necessidade.

EPD BrasilO que é EPD®?

Uma EPD® (do inglês, Environmental Product Declaration) é um documento verificado e registrado que comunica informações transparentes e comparáveis sobre o impacto ambiental no ciclo de vida dos produtos. Uma EPD® é uma declaração voluntária dos impactos ambientais ao longo do ciclo de vida.

​A norma de referência para declarações ambientais do produto é a NBR ISO 14025, onde são referidas como “declarações ambientais de tipo III”. Uma declaração ambiental de tipo III é criada e registrada no âmbito de um programa, como o International EPD® System.​

Aplicações

Uma EPD® tem muitas aplicações diferentes. Duas que se destacam no Brasil é o uso de EPDs na comunicação de empresa para empresa e em sistemas de avaliação de edifícios sustentáveis:

Comunicação de empresa para empresa

Cada vez mais o mercado solicita informações ambientais que cobrem todas as fases do ciclo de vida de um produto – desde a extração de matéria-prima até a disposição final. As EPDs são de fato o veículo perfeito para coletar e fornecer informações ambientais relevantes ao longo da cadeia de valor de um produto.

Uma das características das declarações ambientais é a modularidade, o que significa que os dados das EPDs para matérias-primas ou componentes podem ser usados ​​para desenvolver EPDs de um produto que contém essas matérias-primas ou componentes e assim por diante.

Além da modularidade descrita acima, as EPDs são baseadas em padrões reconhecidos internacionalmente, dando-lhes uma ampla aceitação. As EPDs podem ser aplicadas em todos os tipos de produtos ou serviços de qualquer empresa, além disso, elas são verificadas por uma terceira parte independente, dando alta credibilidade às informações.

Para saber mais sobre a aplicação de EPDs na comunicação de empresa para empresa, clique aqui.

Sistemas de avaliação de edifícios sustentáveis

Os dois principais sistemas de avaliação de edifício sustentáveis no Brasil são o AQUA-HQE e o LEED e, a cada nova versão as declarações ambientais ganham mais destaque. Isto decorre das principais características que fazem das EPDs um documento diferenciado: padrão internacional, abordagem do ciclo de vida, divulgação transparente de categorias relevantes de impacto e verificação independente.

Uma das tendências dos principais sistemas de avaliação de edifícios sustentáveis no mundo é a aplicação do pensamento do ciclo de vida. É digno de nota destacar que alguns sistemas têm realizado alterações estruturais para aplicar este conceito.

Para saber mais sobre a aplicação de EPDs em sistema de avaliação de edifícios sustentáveis, clique aqui.

Outras aplicações

Como desenvolver uma EPD

  1. Escolha o operador de programa. A Fundação Vanzolini é o polo regional do International EPD System;
  2. Execute o estudo de ACV baseado na regra de categoria de produto;
  3. Compile as informações ambientais no formato da EPD;
  4. Providencie a verificação e certificação;
  5. Registre e publique.

Fundação VanzoliniPor que a Fundação Vanzolini

A Fundação Vanzolini é o polo regional do International EPD® System no Brasil. Esta parceria foi criada porque acreditamos que as EPDs devem ser criadas de forma padronizada e de acordo com normas e programas mundiais.

O International EPD® System é um programa global para declarações ambientais com base na ISO 14025. Atualmente o programa está em 40 países e conta com mais de 900 EPDs em seu banco de dados. O Brasil já conta com 12 declarações ambientais.

Para saber mais sobre o programa de declarações ambientais, acesse: epdbrasil.com.br

Por Felipe Queiroz Coelho – responsável técnico dos projetos AQUA-HQE, PBE Edifica e EPD Brasil® na Fundação Vanzolini

____________________

Receba os conteúdos e as novidades da Fundação Vanzolini no seu e-mail: Cadastre-se em nossa newsletter

Comentários