Sustentabilidade levada a sério

Com 6 instituições de saúde brasileiras certificadas, selo AQUA-HQE tem mostrado crescente adesão no país; processo exige 14 categorias de preocupação ambiental

Comprovar a alta qualidade ambiental de suas construções, reduzir a emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) e ter melhores condições de saúde das edificações. Esses são apenas alguns dos benefícios atribuídos pelo selo AQUA-HQE, aplicado exclusivamente pela Fundação Vanzolini no Brasil.

Desde seu lançamento em 2008, o AQUA-HQE propõe um novo olhar para a sustentabilidade nas construções brasileiras. O processo de certificação traz exigências de um Sistema de Gestão do Empreendimento (SGE), que permitem o planejamento, a operacionalização e o controle de todas as etapas de seu desenvolvimento, partindo do comprometimento com um padrão de desempenho definido e traduzido na forma de um perfil de Qualidade Ambiental do Edifício (QAE).

Segundo o professor Manuel Carlos Reis Martins, coordenador executivo do Processo AQUA-HQE da Fundação Vanzolini, a sustentabilidade é uma tendência no mercado de Saúde. “As organizações de Saúde lideram o movimento da sustentabilidade do ambiente construído. Esse fenômeno acontece devido ao propósito dessas instituições, que é justamente o bem-estar e o cuidado da população”. Hoje, seis instituições são certificadas AQUA-HQE no Brasil.

Ainda, o professor revela que o número de certificações tem apresentando evolução constante. “O crescimento de 2016 para 2017 foi de 8,5%. E, no primeiro trimestre de 2018, houve aumento de mais 6,5%”.1 3 professor Manuel Carlos Reis Martins coordenador executivo do Processo AQUA HQE da Fundação Vanzolini1 228x300 - Dossiê sustentabilidade - Sustentabilidade levada a sério

Apesar dos números, Martins comenta que o conceito central do processo – que é ter planejamento e controle sustentável em todas as etapas do empreendimento – ainda está sendo incorporado vagarosamente na cultura da construção brasileira.

“Podemos considerar que há até algum incentivo do Governo pela inclusão de elementos de sustentabilidade, desenvolvimento da normalização e regulamentação. Mas, incentivos diretos poderiam ser concedidos aos empreendimentos comprovadamente sustentáveis”, pontua.

“Pelo seu propósito voltado para o bem-estar das pessoas, faz muito sentido as organizações da saúde liderarem o movimento da sustentabilidade do ambiente construído.” Manuel Carlos Reis Martins, coordenador executivo do Processo AQUA-HQE da Fundação Vanzolini.

Passo a passo

Para conquistar este selo, além da implantação de um sistema de gestão específico para o empreendimento, o empreendedor deve realizar a avaliação da qualidade ambiental do edifício em pelo menos três fases (construção nova e renovações): Pré-projeto, Projeto e Execução.

A avaliação da Qualidade Ambiental do Edifício é feita para cada uma das 14 categorias de preocupação ambiental e as classifica nos níveis “base”, “boas práticas” ou “melhores práticas”. Para uma construção ser certificada AQUA-HQE, o empreendedor deve alcançar no mínimo um perfil de desempenho com 3 categorias no nível “melhores práticas”, 4 categorias no nível “boas práticas” e 7 categorias no nível “base”.

Há, ainda, uma diferença para as certificações de empreendimentos já em operação e para as novas construções. No primeiro caso, as rotinas de gestão predial devem ser planejadas e monitoradas periodicamente. No segundo, o empreendedor deve planejar e garantir o controle total do desenvolvimento da obra nas fases de Pré-projeto, Projeto e Execução.

Com o processo AQUA-HQE, o empreendedor passará a receber dois certificados: um da Fundação Vanzolini – Processo AQUATM e outro do Cerway HQETM, com todos os elementos padronizados internacionalmente.

Segundo o coordenador executivo do Processo AQUA- -HQE da Fundação Vanzolini, entre os principais desafios para a conquista dessa certificação estão os aspectos restritivos de condições sanitárias e de conforto dos hospitais, bem como da gestão de resíduos.

Leia o dossiê completo na 27ª edição digital da revista HealthARQ.

Fonte: Health Arq

____________________

Receba os conteúdos e as novidades da Fundação Vanzolini no seu e-mail: Cadastre-se em nossa newsletter

 

Comentários