SindusCon-SP promove evento e curso sobre Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) na Construção Civil

 

SindusCon-SP promove evento e curso sobre Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) na Construção CivilA avaliação do ciclo de vida e a declaração ambiental de produtos são ainda uns dos grandes desafios para a sustentabilidade da indústria global. No setor da construção civil, uma das áreas que mais consome recursos naturais e impacta o meio ambiente, essa realidade não é diferente. À medida que o mercado da construção sustentável cresce no Brasil, começa a ter grau de importância cada vez maior o desempenho ambiental dos produtos que compõem a cadeia produtiva.

O SindusCon-SP, por meio do Comitê de Meio Ambiente (COMASP), com apoio técnico de pesquisadores da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), realizará o Workshop Técnico: Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) na Construção Civil, no dia 22 de agosto de 2018, das 8h às 13h, e o Curso ACV de A a Z Introdução à Avaliação do Ciclo de Vida (ACV), no dia 22 de agosto de 2018, das 14h às 18h, e no dia 23 de agosto de 2018, das 8h30 às 17h30, no SindusCon-SP, à Rua Dona Veridiana, 55, em São Paulo.

O evento tem como objetivo promover a difusão dos conceitos da Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) e sua potencialidade de aplicação no setor da construção civil. A ACV é uma técnica que estuda os aspectos ambientais e os impactos potenciais – positivos e negativos – ao longo da vida de um produto ou serviço, desde a extração da matéria-prima até a destinação final. O engenheiro Felipe Coelho, assistente técnico das certificações de construção sustentável da Fundação Vanzolini, participará da mesa de debates sobre Declaração Ambiental do Produto (DAP).

E o treinamento propõe aprofundar o conhecimento dos conceitos da Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) e sua potencialidade de aplicação no setor da construção civil. Estimular a definição de indicadores e de metas de desempenho ambiental de produtos através dos inventários, criando valor para os negócios e impulsionando o crescimento mais sustentável.

Com o emprego da ACV, é possível, por exemplo, estimular a definição de indicadores e metas de desempenho ambiental; identificar oportunidades para melhoria de performance; e assegurar competitividade frente a políticas de compras sustentáveis e demandas de acionistas, criando valor para os negócios e impulsionando o crescimento mais sustentável.

Para o setor da construção civil, a contribuição da ACV relaciona-se diretamente à construção de inventários ambientais, que oportunizem diagnósticos e melhoria de desempenho de toda a cadeia de produção, e à comunicação de resultados através de declarações ambientais de produtos e certificações ambientais de edificações.

Saiba mais e participe destes eventos que contam com o apoio da Fundação Vanzolini!

Informações

Workshop Técnico: Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) na Construção Civil 
22 agosto de 2018, das 8h às 13h00.

Curso ACV de A a Z Introdução à Avaliação do Ciclo de Vida (ACV)
22 de agosto de 2018, das 14h às 18h, e 23 de agosto de 2018, das 8h30 às 17h30.

Local: SindusCon-SP, à Rua Dona Veridiana, 55, em São Paulo.

Ação Especial: as inscrições para o evento serão concedidas a um valor especial de R$ 95,00 e serão habilitadas no site através do código #wtacv2018 e as inscrições para o curso serão concedidas a um valor especial de R$ 612,00 e serão habilitadas no site através do código #cursoacv2018.

SindusCon-SP promove evento e curso sobre Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) na Construção Civil

____________________

Receba os conteúdos e as novidades da Fundação Vanzolini no seu e-mail: Cadastre-se em nossa newsletter

 

Comentários