Missão AQUA-HQE Paris: profissionais brasileiros conhecem inovações em tecnologias construtivas sustentáveis

Missão AQUA-HQE

Vivenciar e conhecer de perto os preceitos de sustentabilidade na concepção e gestão dos espaços construídos de Paris – cidade-referência global no assunto – foi uma das principais experiências do grupo formado por engenheiros, arquitetos, gestores, técnicos e consultores brasileiros da Missão Técnico-Empresarial AQUA-HQE – Paris, organizada pela Fundação Vanzolini em maio último.

A ação serviu também como forma de imersão nas origens da certificação AQUA-HQE (Alta Qualidade Ambiental) − adaptada ao Brasil em 2008, pela Fundação Vanzolini, a partir dos referenciais técnicos franceses de sustentabilidade HQE (Haute Qualité Environnementale), articulados pela entidade internacional Cerway.

A missão teve início com a visita ao CSTB (Centro Científico e Técnico de Construção ou Centre Scientifique et Technique du Bâtiment), onde os participantes da missão foram recebidos  pelo presidente do CERTVEA e CERWAY , Patrick Nossant e  Diretor Comercial da CERWAY,  Cosmin Cotora. Após as boas vindas, o grupo participou de uma apresentação sobre a ferramenta BIM (Building Information Modeling) com uma abordagem digital  da construção dos  edifícios e do bairro La Defense.

Ainda no CSTB, os brasileiros conheceram o laboratório de ensaios de materiais e produtos da construção  Marne-la-Vallée, um dos principais centros do mundo em estudos sobre a construção civil. Com uma área de mais de 48.000 m², o local possui  mais de 30 plataformas de testes onde trabalham mais de 600 profissionais.

A próxima etapa da missão incluiu a visita à área Paris Rive Gauche, requalificada em um processo onde a sustentabilidade teve papel fundamental. Com 130 hectares, é a maior operação de planejamento urbano na capital desde o século XIX. O tour dos brasileiros pelos projetos implantados foi guiada por arquitetos da Semapa (Sociedade de Economia Mista de Paris), que acompanham a construção e a operação do bairro desde o início.

No distrito comercial La Defense, o grupo conheceu a torre Saint Gobain ou M2 (como é chamada) uma a obra em andamento que conquistou a certificação de sustentabilidade Passport Exceptional HQE. A edificação terá 167 metros de altura e será a futura sede global da empresa francesa Saint-Gobain. O projeto e a execução visaram atingir um nível exemplar de qualidade ambiental e desempenho energético.

No último dia, houve o tour pelo Domolab – Laboratório sensorial da Saint Gobain que proporcionou aos participantes experimentarem sensações de conforto e desconforto térmico, visual e acústico, ampliando a visão sobre materiais, técnicas e sistemas construtivos. O grupo visitou também um grande marco arquitetônico parisiense, o prédio da Fundação Louis Vuitton, projetado pelo arquiteto Frank Gehry e certificado HQE. Nas visitas às áreas técnicas da edificação o grupo pode verificar os pilares ecológicos e humanos do desenvolvimento sustentável colocados no centro de todas as fases da construção do prédio: projeto, execução e operação.

A Missão também proporcionou ao brasileiros a capacitação e o treinamento na  formação do Reférent HQE, que oferece acreditação profissional a consultores da certificação HQE no mundo. Entre as qualificações obtidas, os profissionais se tornaram capazes de ter o domínio do processo de certificação, implementar com  eficácia o sistema de gestão e entender a relevância da priorização de objetivos no contexto da operação. Os profissionais brasileiros receberam um certificado pela participação produzido pela Cerway e entregue pelo diretor comercial Cosmin Cotora.

HQE e AQUA

Na capital francesa, cerca de 80% das escolas, hospitais, museus e edifícios comerciais e metade das habitações possuem o selo HQE. A certificação e o cálculo de impacto ambiental dos produtos usados na construção civil foram adotados como política pública.

No Brasil, onde completa 10 anos, o selo AQUA-HQE vem transformando a cultura do setor com a marca expressiva de 500 edificações, 50.392 unidades habitacionais e nove milhões de m² certificados pela Fundação Vanzolini.

Confira algumas das fotos da Missão AQUA-HQE em Paris

____________________

Receba os conteúdos e as novidades da Fundação Vanzolini no seu e-mail: Cadastre-se em nossa newsletter

Comentários