Construtora paranaense recebe certificação AQUA-HQE para residencial

Construtora paranaense recebe certificação AQUA-HQE para residencial

Projeto do Maison Legend Ecoville atende aos requisitos de qualidade ambiental de reconhecimento internacional

Um condomínio residencial programado para ser eficiente do projeto arquitetônico ao uso cotidiano e com o mínimo de impacto ambiental. Assim será o Maison Legend Ecoville, empreendimento da A.Yoshii Engenhariaque está sendo construído em Curitiba e recebeu o selo internacional de sustentabilidade AQUA-HQE (Haute Qualité Environnementale, traduzido como Alta Qualidade Ambiental), da Fundação Vanzolini.

De origem francesa, a certificação é um dos principais modelos de avaliação ambiental das construções no mundo e líder no Brasil com 454 edificações, mais de 8 milhões de m² de área construída e 48.000 unidades habitacionais avaliadas.

Até o momento, duas das quatro etapas do processo da certificação AQUA-HQE foram conquistadas pela A.Yoshii: a fase de pré-projeto e o projeto. Ao todo, são 14 objetivos de desempenho que devem ser atingidos em níveis base, boas práticas e melhores práticas, superando as exigências que correspondem à regulamentação vigente ou prática corrente, distribuídas equilibradamente em conforto, saúde e baixo impacto ambiental.

Benefícios ambientais e econômicos

O projeto do Maison Legend Ecoville prevê uma economia de 18% de água por apartamento e 38% nas áreas comuns; na manutenção e limpeza – 178.600 litros de água serão economizados por ano, devido ao sistema de reuso de água da chuva; e 3.141,2 Kw/h (cerca de R$2.000/mês, com base no preço do Kw/h cobrado) deixarão de ser comprados mensalmente da concessionária de energia, graças aos aquecedores solares que serão usados na piscina.

Entre as soluções de sustentabilidade, o empreendimento vai dispor de medidores individuais de água; adoção de índices de abertura das esquadrias de maneira que permita boa iluminação natural; janelas com desempenho acústico adequado; utilização de iluminação eficiente LED; e área permeável elevada, que garante uma gestão mais eficiente das águas pluviais.

O engenheiro da A.Yoshii Engenharia, Cleber Casado, afirma que um dos objetivos da empresa é continuar a alinhar os empreendimentos às práticas sustentáveis. “Todos nós sabemos que os recursos naturais do planeta estão cada vez mais escassos, então é nossa obrigação reutilizar, reciclar e economizar em todas as áreas possíveis. Dessa forma, cumprimos nosso papel e ajudamos na preservação da natureza”, destaca.

“Foi determinante para o sucesso do projeto e a conquista da certificação a postura e a determinação da A. Yoshii, que foi colocada em prática por todos os seus colaboradores”, afirma o coordenador da certificação AQUA-HQE, Manuel Carlos Reis Martins. Para a conquista da certificação, a equipe de projeto da A.Yoshii Engenharia contou com a consultoria de sustentabilidade da Ecobuilding. Segundo o arquiteto Antonio Macêdo Filhodiretor da consultoria, “a arquitetura do projeto está atenta à boa implantação e orientação do empreendimento e qualidade dos espaços. Além disso, os empreendedores se preocuparam com a especificação de equipamentos e sistemas de qualidade e com o atendimento às normas técnicas e às boas práticas”.

O desenvolvimento do Maison Legend Ecoville segue o mesmo padrão do Maison Heritage Ecoville, também da A.Yoshii Engenharia. No primeiro trimestre de 2017, a construção poupou 22,87% de água, 49,53% de energia e quase 60% na geração de resíduos. Para chegar a esses resultados, a empresa adotou algumas práticas sustentáveis como a utilização de sensores de presença para iluminação e a reutilização de água para limpeza de ferramentas e equipamentos.

Comentários