Arquitetura sustentável: Bill Dunster, arquiteto inglês, participa da entrega do prêmio Desafio Casa AQUA

Casa Aqua

Um dos principais nomes da arquitetura sustentável do Reino Unido, o arquiteto Bill Dunster, titular do escritório Zedfactory, reconhecido pelo projeto do ecobairro BedZED (Beddington Zero Energy Development), em Sutton, Londres, participará do evento de entrega do Desafio Casa AQUA – concurso realizado pela Inovatech Engenharia, em parceria com a Cipasa Urbanismo. A cerimônia de premiação será no dia 21 de junho, quarta-feira, das 19 às 23h, em evento no espaço da loja Florense, em Alphaville, Barueri-SP.

A participação do arquiteto inglês é emblemática em um evento que revelará os projetos vencedores de casas sustentáveis desenvolvidas por arquitetos e equipes multidisciplinares compostas por estudantes e outros profissionais de diferentes cidades brasileiras.

A ação, que conta com o apoio do CAD – Clube Alpha Decor Alphaville, selecionou 14 projetos onde os vencedores servirão como inspiração para os futuros moradores construírem as casas na segunda fase do Residencial Itayhê − loteamento a ser lançado pela Cipasa Urbanismo na grande São Paulo.

As propostas foram adaptadas seguindo três modelos de lotes em diferentes tipologias de terrenos: plano, em aclive e em declive. A relação dos finalistas está disponível no site www.desafiocasaaqua.com.br.

Para Luiz Henrique Ferreira, diretor da Inovatech Engenharia, “o objetivo é estimular a criatividade e dar reconhecimento às boas práticas no país, trazer novos conceitos de construção ao mercado nacional e divulgar produtos, além de criar um valioso elo entre empresas comprometidas com o desenvolvimento sustentável, profissionais da construção e o consumidor final”.

O júri que avaliou as propostas foi composto por Gilles Alvarenga (Diretor de Operações Internacionais da ZED Factory), Rodrigo Mindlin Loeb (Titular do escritório Mindlin Loeb Arquitetura), Joana Baracui (Editora da Revista Arquitetura e Construção) e Miriam Addor (Presidente da AsBEA- Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura).

A avaliação dos jurados teve como critérios as categorias arquitetura bioclimática, sistema construtivo, materiais de construção sustentáveis e gestão de água e de energia.  O concurso escolheu o vencedor (como melhor projeto) e destacou outros três projetos para receberem menções honrosas – que serão conhecidos durante a cerimônia de premiação.

O CasaAqua

O Desafio Casa AQUA foi criado em 2015, como uma iniciativa da Casa AQUA para atender a uma necessidade da sociedade, em estabelecer conexões entre os diversos atores da construção civil quando o assunto é sustentabilidade. Criamos uma plataforma para que os empreendedores e a indústria possam se conectar aos clientes e aos especificadores por meio de concursos temáticos, em que são lançados desafios específicos de projeto para profissionais e estudantes, sempre com um tema atrelado ao negócio de nosso apoiador. Acesse Desafio Casa Aqua

Inovatech Engenharia

Criada em 2005, com foco na execução de projetos e obras sustentáveis, a Inovatech Engenharia passou a contar, em 2007, com a nova unidade de negócios: consultoria em sustentabilidade para o setor da construção. A empresa atua para viabilizar sistemas corporativos sustentáveis, programas de capacitação e treinamento para uso e operação sustentável, simulações computacionais de eficiência energética, responsabilidade social e rotulagem ambiental de produtos.

Acesse Inovatech Engenharia 

Cipasa Urbanismo

A Cipasa, como uma das maiores desenvolvedoras de projetos urbanos no Brasil, tem com missão aliar a alta qualidade urbanística ao respeito às características locais e à natureza, por meio de seus empreendimentos. Com 26 anos de experiência, está presente em 20 Estados com mais de 200 projetos entre lançados e em desenvolvimento, sendo mais de 40 já entregues.

Acesse Cipasa Urbanismo

 

 

Comentários