Casa Sustentável, na CASACOR, conquista selo AQUA-HQE

CasaCor

A Casa Sustentável, assinada pela arquiteta Mariana Crego e instalada em local privilegiado da 31ª edição da CASACOR 2017 – que vai até 23 de julho, no Jockey Club de São Paulo−, atendeu aos 14 critérios de desempenho ambiental da certificação AQUA-HQE e foi contemplada com o selo da Fundação Vanzolini.

Segundo a arquiteta, “a casa, com 63 m², é um convite para a descoberta dos conceitos de sustentabilidade aplicados nas escolhas do sistema construtivo, tecnologias, materiais e decoração”.

Com consultoria da Inovatech Engenharia, para a obtenção do selo AQUA-HQE, a casa possui soluções de sustentabilidade concebidas desde início do projeto. Entre elas, destaque para o sistema construtivo de madeira de reflorestamento; a proteção solar das fachadas feita pelos muxarabis, beirais e vegetação; o sistema de reaproveitamento de água de chuva; a utilização de placas fotovoltaicas; de película solar; horta de plantas nativas e não alergênicas; e ventilação cruzada.

Além disso, a casa dispõe de caixilharia de PVC para melhor isolamento acústico; vidros refletivos para evitar entrada de calor; piso drenante ao redor; e espaço para bicicleta e carro elétrico. Os pisos, lâmpadas de Led e eletrodomésticos certificados completam os materiais utilizados.

Para Lívia Pedreira, presidente da CASACOR, “ver que uma jovem profissional está trilhando a carreira tendo a sustentabilidade como norte é muito gratificante. Além disso, o papel da Inovatech Engenharia foi muito importante, pois deu a ela excelente retaguarda. Acho que a certificação é um prêmio por uma missão cumprida”, ressalta Pedreira.

Comentários