AQUA-HQE é tema em seminário do Sobratema Summit

DasSobratema Summit 2017 edificações aos materiais e do planejamento urbano às infraestruturas do território, as escalas da sustentabilidade AQUA-HQE (Alta Qualidade Ambiental) para o ambiente construído serão tema de seminário que será realizado pela Fundação Vanzolini, no dia 8 de junho, das 14h às 18h, durante o Sobratema Summit 2017, que acontece de 7 a 9 do mesmo mês, em São Paulo.

Para o coordenador executivo da certificação AQUA-HQE, Manuel Carlos Reis Martins, “o principal objetivo desse módulo é apresentar os desenvolvimentos da Alta Qualidade Ambiental aplicados em habitações de interesse social, infraestruturas, portos e instalações portuárias”.

O desenvolvimento do AQUA-Bairros, criado a partir do HQE-Aménagement e alinhado internacionalmente ao HQE-Urban planning será também um dos temas abordados na oportunidade.

Versão adaptada ao Brasil do selo internacional de origem francesa HQE (Haute Qualité Environmentale), a certificação alcançou o número de 453 edificações, com mais de 8 milhões de m² de área construída e mais de 48.000 unidades habitacionais no Brasil.

Martins explica que “os critérios de avaliação de sustentabilidade acompanham os desenvolvimentos tecnológicos, normativos, regulamentares e das exigências das pessoas, sendo colocados como desafios para a concepção de empreendimentos ideais para a qualidade de vida”.

O  Sobratema Summit 2017 reunirá lideranças e especialistas para fomentar o debate dos assuntos mais relevantes da área de sustentabilidade e do segmento de infraestrutura urbana, por meio de uma programação abrangente, formada por seminários, congressos, cursos, workshops, promovidos por profissionais e entidades do setor da construção e do meio ambiente, e por órgãos governamentais, promovendo a difusão de conhecimento e troca de informações entre os participantes.

Confira a grade do seminário AQUA-HQE (Alta Qualidade Ambiental):

  • 14h às 14h45: Sistemas Industrializados para HIS
    Palestrante: Luiz Henrique Ferreira – Diretor da Inovatech Engenharia e idealizador da Casa AQUA
  • 14h45 às 15h15: Qualidade na Habitação de Interesse Social – HIS
    Palestrante: Marice Clemente Conde – Supervisora Técnica do Crédito Imobiliário – Operações de Mercado Gerência de Habitação São Paulo Caixa Econômica Federal
  • 15h15 às 16h: Smart City – Conecticidade
    Palestrante: Leandro Patah – professor doutor pela Poli-USP e coordenador do Núcleo de Estudo sobre Cidades Inteligentes – Smart City
  • 16h – 16h30: Coffee Break

  • 16h30 às 17h: AQUA Portos
    Palestrante: Bruno Casagrande – Responsável pelo Desenvolvimento de Negócios da Fundação Vanzolini. Atua nas certificações AQUA-HQE e Procel Edifica.
  • 16h45 às 17h15: AQUA HQE e Infraestrutura
    Palestrante: Manuel Carlos Reis Martins – Coordenador Executivo do AQUA- HQE, PBE e RGMat
  • 17h45 às 18h – Debate AQUA-HQE e Infraestrutura
    Marice Clemente Conde
    Bruno Casagrande
    Luiz Henrique Ferreira
    Manuel Carlos Reis Martins
  • Local: São Paulo Expo
    Endereço: Rodovia dos Imigrantes, km 01 – Vila Água Funda – São Paulo – SP
  • Informações: 11 4304-5255
  • Data: 8 de junho de 2017
  • Horário: das 14h às 18h

Comentários