AQUA-HQE é destaque em Fórum na Expo Arquitetura Sustentável

FEICON 2017

O Prof. Manuel Martins (segundo da esquerda para a direita) e o auditor Nelson Solano (último à direita) falaram sobre o AQUA-HQE e o PBE Procel Edifica, respectivamente.

As premissas fundamentais da certificação AQUA-HQE (Alta Qualidade Ambiental) como saúde, conforto dos usuários e benefícios ambientais das edificações estiveram entre os temas do Fórum Construção e Arquitetura Sustentável, realizado durante a 2ª edição da Expo Arquitetura Sustentável (de 4 a 7 de abril), que ocorreu paralelo à Feicon Batimat (Feira Internacional da Construção), em São Paulo.

Empreendedores, arquitetos e consultores do mercado, além de representantes da Fundação Vanzolini, destacaram os principais benefícios da certificação e deram ênfase aos aspectos que geram bem estar aos usuários das construções.

O professor Manuel Carlos Reis Martins, coordenador executivo do AQUA-HQE, falou sobre o futuro da Alta Qualidade Ambiental, a partir do trabalho de atualização e renovação dos referenciais técnicos que a Cerway – entidade que coordena as ações HQE no mundo − desenvolve, em parceria com os organismos responsáveis pelo selo HQE, na França.

Também adiantou que a nova versão da Alta Qualidade Ambiental – com perspectiva de ser lançada no Brasil em 2018 – será norteada por quatros grandes compromissos: a qualidade de vida, o desenvolvimento econômico, o respeito ao meio ambiente e a gestão responsável.

A necessidade de otimização das despesas e custos das obras, gestão responsável, organização adaptada aos objetivos da qualidade, desempenho, diálogo, governança e avaliação da maturidade da gestão do empreendimento fazem parte de cada um dos compromissos.

Consultores AQUA-HQE

A engenheira Clarice Degani, consultora para a obtenção do selo AQUA-HQE, na palestra sobre “A sustentabilidade na hotelaria – do projeto à operação” apresentou os ganhos que a gestão de edifícios desse segmento pode obter ao aderir ao selo, em conforto e saúde para os usuários e economia de recursos como água e energia. Além da otimização da manutenção predial com soluções que levam em consideração o ciclo de vida do empreendimento.

Degani expôs aos presentes o case do Gran Executive Hotel, que acaba de conquistar a certificação, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. Nelson Solano Vianna, também auditor AQUA-HQE e gestor técnico do Procel Edifica (etiqueta do Programa Nacional de Eficiência Energética em Edificações), discorreu sobre a linguagem comum da eficiência energética nas edificações.

Entre outros aspectos, Solano alertou sobre a complementaridade entre as diretrizes da etiqueta de eficiência energética e as exigências de desempenho da certificação AQUA-HQE; e da importância das boas soluções arquitetônicas combinadas com tecnologias que elevam os níveis de performance das edificações, gerando economia de energia e ao mesmo tempo conforto térmico e acústico, traduzidos em saúde e bem estar aos usuários.

Cases

FEICON 2017

Prof. Leandro Patah, da POLI USP e Fundação Vanzolini, fala sobre Smart Cities.

O arquiteto Ruy Rezende mostrou soluções do empreendimento da sede da empresa de cosméticos L’Oreal, no Rio de Janeiro, e enfatizou as aplicações da certificação AQUA-HQE no segmento residencial.

A integração das exigências da certificação AQUA-HQE com a gestão hospitalar foi explorada pelo gerente de engenharia do Hospital Santa Paula, Walmor Pedro Brambilla. Já a importância do Parque Ecológico Imigrantes como modelo de implantação sustentável certificada foi o foco da apresentação de Helio Oda, Ricardo Maluf e Flávio Lessa, membros do comitê executivo para a implantação do Parque.

Outro destaque foi a palestra do professor doutor e coordenador do Núcleo de Estudo sobre Cidades Inteligentes – Smart City, Leandro Alves Patah, sobre os trabalhos desenvolvidos pelo Departamento de Engenharia de Produção e de Engenharia Mecânica da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, em colaboração com a Fundação Vanzolini e a AsBEA – Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura, entre outras entidades.

Comentários