Declaração ambiental e ciclo de vida de produto são temas de seminário da Fundação Vanzolini na Feicon 2017

Fundação Vanzolini na Feicon 2017À medida que o mercado da construção sustentável cresce no Brasil o desempenho ambiental dos produtos que compõem a cadeia produtiva começa a ter grau de importância cada vez maior. Com esse foco, a Fundação Vanzolini realiza no dia 5 de abril, das 9h ao 12h, durante a Feicon Batimat (de 4 a 8 de abril), seminário intitulado Avaliação do Ciclo de Vida – ACV e Declaração Ambiental de Produto – EPD (Environmental Product Declarations): informações para uma escolha ambientalmente consciente.

Vão participar do seminário palestrantes que estão entre os maiores especialistas do assunto no país. Estarão presentes o presidente da Rede Empresarial Brasileira de Avaliação de Ciclo de Vida (Rebacv), Luiz Gustavo Ortega; o professor Sênior do Departamento de Engenharia Química da Escola Politécnica da USP (EPUSP) e Presidente da Associação Brasileira de Ciclo de Vida (ABCV), Gil Anderi; e Felipe Coelho, engenheiro civil pela Escola Politécnica da USP, auditor e professor da certificação AQUA-HQE, na Fundação Vanzolini.

Coelho vai apresentar o modelo de programa de declarações ambientais de tipo III, EPD Brasil, que está em desenvolvimento. O objetivo é lançar em breve o novo programa, baseado na norma NBR ISO 14025, muito utilizado em países da Europa, Ásia e nos EUA. Segundo ele, “o objetivo do programa é auxiliar as empresas e organizações a comunicar o desempenho ambiental dos produtos por meio de uma declaração ambiental verificada, compreensível, relevante e comparável”.

O programa EPD Brasil vai abranger os materiais da construção civil, mas no futuro poderá ser ampliado para cadeias produtivas de outros segmentos industriais.

As palestras, entre outras coisas, vão mostrar o que as entidades dessa área estão fazendo para estimular as práticas empresariais no setor. A ABCV busca, entre outras coisas, promover atividades de estímulo ao ensino, à pesquisa e ao desenvolvimento da ACV. E a Rede ACV (Rebacv), tem como missão mobilizar as empresas, articular governos e educar o consumidor, visando incorporar a Avaliação de Ciclo de Vida como uma ferramenta para determinar a sustentabilidade de produtos e processos. A rede conta com empresas como a Braskem, Danone, Odebrecht, Natura, Embraer, Grupo Boticário, Tetra park e GE, como fundadoras e parceiras.

De acordo com Coelho, “as EPD’s fornecem informações sobre o desempenho ambiental de produtos ao longo de toda sua vida resultando em uma série de vantagens, tanto para os fabricantes, como para toda a cadeia produtiva, o que inclui os usuários finais”. Outro aspecto importante é fornecer base de comparação equitativa de produtos em relação ao seu desempenho ambiental, ressalta Coelho.

Seminário Avaliação do Ciclo de Vida – ACV e Declaração Ambiental de Produto – EPD: informações para uma escolha ambientalmente consciente.

Data: 5 de abril

Horário: das 9h às 12h

Local: Feicon Batimat 2017 (de 4 a 8 de abril – São Paulo Expo)

Endereço: Rodovia dos Imigrantes, km 1,5, Água Funda – São Paulo

Para saber mais e participar, acesse este link.

Comentários