Construtora certificada pela Fundação Vanzolini investe em ações de economia de água

Construtora certificada pela Fundação Vanzolini investe em ações de economia de água

A Rio Verde Engenharia tem adotado medidas para que a economia de água e a manutenção dos recursos naturais sejam preservadas. A empresa foi a segunda construtora no Brasil a receber o título Empreendedor AQUA, que atesta seu compromisso com a sustentabilidade na construção.

Os empreendimentos com a certificação internacional AQUA-HQE oferecem um conjunto de dispositivos que possibilitam redução de até 50% no consumo de água para o morador. Entre eles estão a descarga da bacia sanitária, dispondo de mecanismo com duplo acionamento, recirculação de água quente, que reduz o tempo de espera para que a água quente chegue à ducha, medidores individualizados e a instalação de restritores de pressão ou reguladores de vazão diretamente nos pontos de consumo.

Além disso, ações que vêm sendo realizadas nos canteiros de obras também contribuem para economia, entre elas os sistemas de aproveitamento de água dos aparelhos de ar condicionado, aproveitamento de água da chuva, reúso de água de lava-bicas e lava-rodas, lava-pincéis, reúso de água para limpeza de equipamentos, entre outros.

O Processo AQUA-HQE é uma certificação internacional da construção sustentável desenvolvido a partir da certificação francesa Démarche HQE (Haute Qualité Environnementale) e aplicado no Brasil exclusivamente pela Fundação Vanzolini. Em 2013 os organismos de certificação residencial-QUALITEL e não-residencial-CERTIVEA se juntaram para criar a Rede Internacional de certificação HQE™, uma unificação de critérios e indicadores para todo o mundo, que cria uma identidade de marca única global, cujo órgão certificador passa a ser a Cerway, sempre fundamentado nas premissas da certificação HQE francesa.

Para mais informações clique aqui.

 

Comentários