Representante do AQUA-HQE participa de simpósio sobre eficiência energética em edifícios comerciais

Simpósio sobre eficiência energética em edifícios comerciaisO responsável pelo desenvolvimento de negócios da certificação AQUA-HQE, na Fundação Vanzolini, Bruno Casagrande, participou do simpósio “Eficiência Energética em Edifícios Comerciais”, organizado pela multinacional dinamarquesa do setor de HVAC (heating, ventilation and air conditioning ou aquecimento, ventilação e ar condicionado), Danfoss, em São Paulo.

Casagrande ressaltou as principais características da certificação AQUA-HQE em relação aos requisitos técnicos de eficiência energética e níveis de conforto térmico e acústico em empreendimentos comerciais.

Falou sobre o processo de adaptação ao Brasil dos referenciais técnicos internacionais da certificação, que são de origem francesa, e do trabalho que a Fundação Vanzolini desenvolve para disseminar conhecimento sobre sustentabilidade na construção civil. “A sociedade precisa exigir mais preceitos ambientais dos empreendedores nas construções e a certificação AQUA-HQE, da Fundação Vanzolini, desempenha grande papel nessa direção”, explicou Casagrande.

Simpósio sobre eficiência energética em edifícios comerciaisO executivo participou do debate que fez parte do primeiro bloco do evento, onde o tema tratou das tendências de mercado e boas práticas. Entre os presentes, estavam Roberto Lamberts, professor da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina); João Krause, arquiteto da Eletrobrás; George Alves Soares, coordenador de eficiência energética, do Ministério de Minas e Energia, e Felipe Faria, diretor do GBC Brasil.

Entre as mensagens, uma de destaque foi a do professor Lamberts, quando afirma que a etiquetagem de edificações e a análise de desempenho energético operacional de prédios do setor público e privado deveriam ser obrigatórias; e que o país precisa, entre outras coisas, realizar um aumento radical no índice mínimo de eficiência energética de aparelhos de ar condicionado Split, onde os mais eficientes (categoria A no Inmetro) são equivalentes aos menos eficientes na China.

O presidente da Danfoss na América Latina, Julio Molinari abriu o evento. Do segundo bloco, denominado Fórum de Líderes, participaram Paulo Mancio, um dos diretores da rede de hotéis Accor; João Tiziani, consultor técnico da Chuff e Associados; e Miha Kavcic, diretor de vendas e desenvolvimento de negócios da Danfoss Heating Solutions.

Comentários