Oficina: Industrialização & Gestão da Produtividade na Construção

Industrialização & Gestão da Produtividade na ConstruçãoA 3ª Oficina do ano promovida pelo CTE/EnRedes – Industrialização & Gestão da Produtividade na Construção – acontecerá no dia 15/09/16 em São Paulo.

Um dos grandes desafios do setor da construção nos últimos anos tem sido o do aumento da produtividade, independente dos cenários de abundância ou de retração que o mercado tem experimentado. Produzir mais e melhor, reduzindo custos e mantendo margens saudáveis de rentabilidade, tornou-se, inclusive, uma questão de sobrevivência das empresas.

O aumento da produtividade, no entanto, não passa apenas por mecanismos de controle de custos, e sim por uma série de ações necessárias em várias áreas e em todo ciclo de produção e vida do empreendimento (desde o planejamento, desenvolvimento de projetos, gestão de processos, racionalização da produção, eficiência de métodos construtivos, capacitação de mão de obra, etc.). Ou seja, nos caminhos para alcançar a produtividade passam por uma nova percepção empresarial e de gestão, em que se promova tanto o desenvolvimento de novos mecanismos de produção como de indicadores eficazes na construção.

Não é novidade também que a industrialização é uma das alavancas para esse aumento da produtividade da construção. Se corretamente implementada, pode trazer ganhos significativos, seja na redução de custos e de prazos de execução, na qualidade dos produtos, ou mesmo no aprimoramento da mão de obra. Temos disponíveis hoje diversos sistemas construtivos industrializados que já estão praticamente consolidados (pré-fabricados, paredes de concreto, estruturas de aço e painéis) ou tecnologias inovadoras, mas que precisam ser alinhadas com estratégias de engenharia e gestão que efetivamente agregam valor ao projeto, execução e também à futura operação otimizada.

Com o apoio da Fundação Vanzolini e da Certificação AQUA-HQE, esta oficina irá trazer discussões sobre conceitos, práticas e soluções que estão sendo adotados em vários projetos e tipologias para o aumento da produtividade e elevação da industrialização da construção.

Clique e saiba mais.

Comentários