Holambra terá o primeiro empreendimento hoteleiro da região certificado AQUA-HQE

Equipe de desenvolvimento Boulevard BusinessO maior empreendimento hoteleiro da Estância Turística de Holambra, o Boulevard Business, foi lançado e a Fundação Vanzolini escolhida para implantar o sistema de gestão ambiental com o objetivo de obter a certificação AQUA-HQE de sustentabilidade.

O complexo multiuso compreende um hotel, spa e um centro empresarial e de eventos e será construído em uma área de 30.000 m² no bairro Fundão, localização privilegiada da cidade que fica na Região Metropolitana de Campinas (SP), importante pólo de desenvolvimento econômico e de tecnologia em horticultura e floricultura do país.

De acordo com Manuel Martins, coordenador executivo da certificação AQUA-HQE, “a certificação vai reconhecer a Alta Qualidade Ambiental do empreendimento, que terá que ser desenvolvida desde o pré-projeto, projeto e execução pelas equipes técnicas do empreendedor e demonstrada em rigorosas auditorias presenciais conduzidas pelos profissionais da Fundação Vanzolini nessas três etapas”.

No processo serão analisados os desempenhos em termos de conforto e saúde dos usuários; eficiência energética; e meio-ambiente, que inclui a relação do edifício com seu entorno, a escolha dos materiais mais sustentáveis, o canteiro de obras de baixo impacto, a eficiência no uso da água, a gestão adequada dos resíduos de uso e a efetividade da manutenção predial.

Entre as soluções de sustentabilidade do projeto estão aproveitamento energético e hidráulico, estação de tratamento de esgoto e de resíduos sólidos e sistemas construtivos racionalizados para evitar desperdícios na obra. O projeto também contempla ampla área verde com paisagismo, acessibilidade e mobilidade, inclusive com bicicletário, área específica para aqueles que optarem em deixar o carro em casa, ter onde guardar a bicicleta.

O empreendimento também foi totalmente planejado e desenvolvido de acordo com os valores, costumes e cultura da Estância de Holambra, desde a concepção arquitetônica, que remete à colonização holandesa, até o emprego de mão de obra local.

O início das obras está previsto para o final deste ano e a entrega do empreendimento para setembro de 2017.  A realização e construção estão a cargo da Lima Rinaldi Empreendimentos e Participações e da BBC Boulevard Business Incorporações e Participações. “Este projeto pretende elevar o conceito de hospedagem da Estância de Holambra, importante polo de turismo e de negócios do país, que hoje possui um déficit de leitos para atender a demanda de cerca de um milhão de turistas por ano”, afirma o engenheiro José Carlos de Oliveira Lima, Presidente do Conselho do Projeto Boulevard Business.

Comentários